Wi-fi nos alojamentos de férias

A importância de instalar uma ligação à Internet num alojamento de férias

magazine_image

Outubro 2024

Oferecer ligação à Internet é fundamental nos alojamentos de férias de hoje e um serviço que pode diferenciá-lo da concorrência.  

Atualmente, praticamente tudo o que nos rodeia está presente na Internet: consultamos os horários dos transportes, encomendamos comida, lemos as notícias, utilizamos GPS e várias aplicações… Tudo está na rede.. 

Por isso, a conectividade é um serviço que devemos oferecer aos nossos hóspedes se pretendemos arrendar a nossa casa de férias e garantir uma estadia com todas as comodidades. Além disto, a nossa ligação não servirá, apenas, para os nossos clientes, será também útil se quisermos utilizar os nossos próprios dispositivos quando recebemos visitas ou, até mesmo, se pensarmos em instalar um PC fixo na nossa casa. Aprofundaremos um pouco mais o tema do wifi para os alojamentos de férias.

Porquê oferecer wifi nos alojamentos de férias?  

Para algumas pessoas, a conectividade é um fator indispensável, dado que o teletrabalho está em pleno crescimento. Além disso, nas avaliações dos alojamentos de qualquer portal de aluguer de férias, o facto de dispor de um wifi gratuito, rápido e bem protegido é sempre muito valorizado. Se tiver um bom wifi, ganhará reputação. 

Por outro lado, o wifi é de enorme importância para que os hóspedes possam planear a sua estadia. Muitos deles fazem as suas pesquisas em computadores, telemóveis e/ou tablets que precisam de ligação à Internet. Graças ao seu wifi, podem programar as suas rotas pela localidade, descobrir as atrações mais importantes, a agenda cultural ou as várias atividades da zona.

Da mesma forma, ter um wifi fiável é uma forma de estar preparado para qualquer eventualidade que possa surgir. Dá-nos segurança e permite-nos gerir melhor a estadia dos nossos hóspedes. A oferta de wifi é um selo de qualidade que transmite confiança, profissionalismo e segurança. O que está à espera para ter um aluguer de férias com ligação à Internet? 

connexion Wi-Fi

Como instalar um sistema de wifi eficiente 

Em primeiro lugar, será necessário fazer uma pequena pesquisa para selecionar o fornecedor que oferece o melhor serviço. Pergunte pela sua zona os ISP disponíveis no seu distrito ou bairro e consulte as suas principais ofertas. Previamente, deverá ter preparado um orçamento para saber quanto pode gastar tanto em software como em hardware.

Escolher um bom equipamento é fundamental: o router que tivermos — se é de qualidade e/ou moderno —, os cabos, os extensores de sinal, etc. De qualquer forma, alguns fornecedores já oferecem routers de última geração no momento da assinatura do contrato. Para a instalação, é recomendável delegar essa tarefa a um profissional: a maioria dos operadores envia um técnico especializado em ligação à Internet para apartamentos. Explique-lhe para que quer utilizar o wifi e quais são os seus objetivos como utilizador. Esta pessoa ajudará e aconselhará na configuração e otimização da rede.  

Qual é a velocidade mínima de ligação necessária?  

A velocidade e intensidade do wifi dependem de muitos fatores: o tipo de equipamento, a modalidade de Internet, as dimensões do alojamento de férias, etc. Para saber se é suficientemente potente, é necessário realizar um teste de velocidade.  

Este teste medirá a velocidade da ligação. Uma vez calculada, terá de compará-la com a velocidade garantida pelo fornecedor. As medições mostram repetidamente velocidades muito inferiores às prometidas? Se for o caso, terá de contactar o operador até conseguir uma velocidade condizente com o contrato. 

Segundo os especialistas, uma ligação wifi digna é aquela que atinge pelo menos 30-50 Mbps, e cuja velocidade de upload chega a 3 Mbps.  

Como garantir uma boa cobertura na propriedade  

Não há fórmulas mágicas para garantir a cobertura, mas tudo passa por avaliar com atenção a propriedade. Teremos de selecionar as divisões-chave onde queremos disponibilizar o wifi e identificar os possíveis obstáculos que possam interferir com o sinal. 

Uma das decisões mais importantes que deve tomar para garantir uma boa cobertura é onde colocar o router. O ideal é encontrar um espaço central, visível, elevado e desprovido de obstáculos (paredes, sofás, móveis), para facilitar a ligação à Internet no apartamento ou casa de férias. Devemos evitar que o router esteja perto de outro tipo de tecnologia eletrónica que possa causar interferências com o sinal wifi.  

Políticas de uso e como comunicá-las aos hóspedes  

Para garantir uma experiência positiva para todas as partes, é necessário estabelecer políticas claras relativamente ao uso do wifi. Como? Oferecendo garantias de segurança e limites razoáveis no seu uso. Alguns anfitriões elaboram um pequeno folheto para comunicar as regras de uso no início da estadia. Estas são as normas mais comuns nos alojamentos de férias:

  • Deve recomendar um uso adequado da rede wifi; mencionar que não se partilhem chaves de acesso, passwords ou informações sensíveis. Caso isso aconteça, recomenda-se que seja através de uma ligação encriptada e protegida.  
  • Solicite aos seus hóspedes uma utilização responsável e moderada da largura de banda. Peça-lhes, educadamente, que se abstenham de realizar atividades mais adequadas a um lar do que a um alojamento de férias, como downloads massivos, streams simultâneos, etc.  
  • Proíba expressamente atividades que possam comprometer o anfitrião, como ações criminosas, hacking informático, downloads ilegais. Páginas web pouco seguras que não utilizem https, é melhor evitá-las. Internet sim, sempre, mas com um consumo responsável e ético.  
  • Dependendo do número de hóspedes que pode alojar, talvez seja necessário definir um limite para o número de dispositivos conectados ao mesmo tempo, para evitar a sobrecarga da rede.  

Como proteger a privacidade dos utilizadores  

Proteger a privacidade dos utilizadores do seu wifi é um objetivo primordial. Para isso, pode adotar várias medidas:

  • Criar uma rede de convidados cada vez que chegam hóspedes e a reserva é confirmada. Isto permite separar a rede principal da dos hóspedes, evitando interferências.  
  • Monitorizar a rede. Faça uma varredura regular para identificar possíveis acessos indesejados.  
  • Utilizar antivírus e/ou firewalls. Isto protege-o de possíveis ataques ou acessos não autorizados.

Em qualquer caso, o anfitrião deve sempre informar, de forma transparente e educada, sobre a política de privacidade aplicada ao uso do wifi. Esta informação pode fazer parte do kit de boas-vindas ao alojar os seus hóspedes. E, atenção, o wifi é apenas um dos serviços que pode oferecer aos seus clientes, mas também pode disponibilizar pequenos-almoços, serviço de limpeza, experiências turísticas… Existem muitas possibilidades que o ajudarão a tornar-se num gestor turístico de alta categoria e a elevar a qualidade do seu aluguer de férias. Lembre-se que na Holidu pode publicar as suas propriedades e, assim, chegar a milhões de viajantes em todo o mundo.

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Contrato de Alojamento Local - Modelo Gratuito [PDF]

Anfitriões

Processo de triagem de hóspedes para casas de férias

Anfitriões

E-mails para hóspedes: melhores dicas e exemplos

Anfitriões

Métodos de pagamento para a sua casa de férias

Anfitriões

Iniciar um blog sobre alojamentos para férias

Anfitriões

Como evitar hóspedes problemáticos na sua casa de férias

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.