Iniciar um blog sobre alojamentos para férias
Quer aumentar a presença online da sua casa de férias? Siga estas dicas úteis para criar o seu próprio blogue.
- Como criar um blogue para a sua casa de férias
- Ideias de conteúdo para um blogue sobre arrendamento para férias
- Como gerir o seu blogue sobre arrendamento para férias
Agosto 2024
Criar um blogue para a sua casa de férias é uma excelente forma de aumentar a presença online. Este guia oferece conselhos práticos sobre a criação do seu blogue, a escolha do tom certo, a produção de conteúdos interessantes e a utilização eficaz de SEO e das redes sociais. Com um blogue bem gerido, pode mostrar a sua marca, partilhar fotografias e estabelecer contacto com novos clientes.
Começar o seu blog para o alojamento de férias
Quem é proprietário de uma casa de férias para alugar sabe que existe um longo processo para transformar uma habitação num Alojamento Local (AL). Para tal, existirão procedimentos relacionados com a lei nacional e local (incluindo no que diz respeito ao registo e tributação), algumas questões práticas (como a elaboração de inventários e contratos ou a decisão de anunciar a casa num portal de aluguer de férias como a Holidu), mas também algumas questões relacionadas com a criatividade do anfitrião (incluindo a escolha de uma decoração específica e de estratégias de promoção eficazes). As estratégias de marketing, essenciais para cativar e fidelizar o público-alvo, são o tema que hoje nos leva a falar de um elemento muito importante (e por vezes subvalorizado): a criação de um blogue sobre alugueres de férias.
Um blogue é um espaço onde o anfitrião pode partilhar conteúdos informativos, dicas de viagem ou sugestões de roteiro, que ajudarão a valorizar a própria casa de férias para alugar. Sendo um espaço de criatividade único, este permite destacar a propriedade de todas as outras numa determinada região.
Neste artigo daremos as principais dicas sobre como começar um blogue, para que possa saber os primeiros passos a dar, como desenvolver e promover os conteúdos e como tornar o blogue e o AL mais lucrativos para si. Se quer criar o seu blogue sobre alojamentos de férias e descobrir como monetizar este espaço online enquanto transforma os leitores em hóspedes, este artigo é para si!
Blogue para casas de férias: por que é importante
Com a concorrência atual que existe em vários setores, incluindo no alojamento local, pensar em alugar a minha casa de férias é também pensar nas estratégias para a destacar de todas as outras que existem na região. Perante isto, os anfitriões dos AL precisam de ser cada vez mais dinâmicos e criativos.
Ao criar um blogue de férias, um anfitrião estará a promover um meio de comunicação direta com o público. Por isso, esta estratégia permite que, mais do que anunciar casa de férias, se dê uma “voz própria” ao imóvel, ajudando na consolidação da marca e contribuindo para que a imagem e os valores inerentes ao AL sejam transmitidos ao público, o que pode incentivar os leitores a reservarem uma estadia.
O blogue pode ajudar a dar autonomia a quem promove o AL, e garantir que este tem um maior sucesso junto do público pretendido, gerando maior rentabilidade. Além disso, esta ferramenta pode também ser uma forma de obter um rendimento extra.
Para que tudo isto aconteça, no entanto, é importante ter um plano bem estruturado e definido, aproveitando as ferramentas ao dispor e encontrando formas pertinentes e adequadas para se conectar com os potenciais hóspedes.
O que pensar antes de criar o seu blogue
Ao pensar sobre como começar um blogue de aluguer de férias, será importante que tenha em mente que existem vários espaços de AL na sua região. Assim, para garantir o máximo de sucesso ao alugar um apartamento de férias ou moradia, precisará de estratégias concretas, que conquistem o seu público-alvo. Antes de criar o blogue haverá, por isso, decisões cruciais para a definição posterior dos conteúdos e estruturas a adaptar. Assim, deverá decidir:
- Nicho de mercado;
- Abordagem e linguagem;
- Design e apresentação visual.
Nicho de mercado
O mundo está repleto de viajantes, mas encarar esse grande grupo como o seu público-alvo pode tornar a criação de um blogue dispersa, dificultando a criação de conteúdos (e até a organização prática do seu AL). Assim, para que tenha um verdadeiro público-alvo em mente e possa trabalhar de acordo com as suas especificidades, é importante que, dentro do mercado global, defina o seu próprio nicho de mercado. Em marketing, um nicho de mercado corresponde a um grupo específico de potenciais clientes (no caso hóspedes) que têm interesses particulares. No caso do alojamento, muitas vezes, isto acompanha também as ideias relacionadas com o turismo temático, o que facilita a abordagem para os criadores de conteúdos online sobre alugueres de férias.
Dirigindo o seu alojamento (e o blogue correspondente) para um público específico, é natural que ofereça serviços mais exclusivos, cativando o interesse dos leitores que apreciam o nicho em que trabalha.
Alguns exemplos de nichos que pode explorar no AL são casas para alugar para surfistas, alojamento sustentável, alugueres de luxo, casas de inspiração cultural e histórica, ou alojamento pet-friendly, entre outros.
Abordagem e linguagem
Uma vez que tenha definido o seu público-alvo, o marketing de casas de férias irá tornar-se mais simples. Saber qual o tipo de viajante ao qual se dirige será a chave para que possa criar textos com uma linguagem e uma abordagem adequadas às caraterísticas desse público.
Por exemplo, um maior número de textos com dicas de escolas de surf ou com as melhores praias para desportos de mar, escritos de forma informal, poderá adequar-se a surfistas. Para os viajantes que apreciam turismo de luxo, artigos sobre os melhores restaurantes gourmet ou os casinos locais, com uma maior formalidade textual, adequar-se-ão melhor. Para quem viaja com animais, artigos sobre veterinários ou parques pet-friendly certamente serão apelativos.
Design e apresentação visual
Hoje, a componente visual é mais importante do que nunca e, um blogue de alojamento de férias também deverá considerar o nicho ao qual se dirige para garantir um design adequado.
A título de exemplo, o uso de imagens de praia, mar e surf pode criar maior apelo a quem pratica desportos de mar; enquanto um blogue mais minimalista e de aspeto requintado apelará a quem procura alojamento de luxo. A inspiração em ambientes literários poderá ser uma mais-valia para aqueles que procuram uma experiência cultural durante a sua estadia.
Assim, ao considerar o público, poderá determinar quais as melhores escolhas visuais. Deixamos como nota que, segundo o marketing digital, normalmente é sempre melhor evitar páginas saturadas de imagens, não só porque pode tornar-se opressivo para o visitante, mas também porque tende a tornar as páginas mais lentas, o que será contraproducente na cativação de clientes.
Como criar e rentabilizar o seu blogue
Depois da sua criação, usando como base os pontos acima referidos, importa também que tenha boas ideias de conteúdo para blogue de férias. Quanto melhor e mais adaptado aos algoritmos, mais o conteúdo publicado contribuirá para o seu sucesso. Assim, deve ter em mente que precisará de:
- Criar conteúdos originais
- Otimizar os conteúdos com SEO
- Procurar formas de rentabilizar o blogue
- Usar as ferramentas de divulgação disponíveis
1. Criar conteúdos originais
Um blogue para promoção de produtos ou serviços nunca pode limitar-se a publicitá-los e, por isso, é importante que tenha ideias de conteúdo para blogue de aluguer de férias, onde a informação e a criatividade estejam presentes.
Ainda que ocasionalmente possa fazer artigos exclusivamente sobre a casa, explorando caraterísticas relevantes, como a piscina, a proximidade da praia, dos trilhos ou do centro da cidade; o mais importante será a oferta de conteúdos com informação valiosa, que constem das principais pesquisas dos viajantes e que cativem a atenção, motivando a leitura dos artigos. Poderá fazer artigos que listem os principais pontos de interesse da cidade, que falem sobre as praias, que deixem dicas de roteiros menos turísticos, ou que falem sobre festividades e a gastronomia locais. As hipóteses são infinitas e devem ser pensadas tendo em consideração o leitor ideal para o nicho que selecionou.
2. Otimizar os conteúdos com SEO
Para garantir a leitura dos seus textos, não basta que tenha bons artigos, com conteúdos relevantes e informativos. Os algoritmos são usados, hoje, para que os motores de busca definam a apresentação dos sites, privilegiando alguns conteúdos pela estrutura, o uso de determinadas palavras-chave e outros elementos (como o uso de títulos, listas, títulos, subtítulos, etc).
Para garantir que o seu blogue ganha relevância em motores de busca como o Google ou o Bing, deve adequar os seus textos às estratégias de escrita para SEO (Search Engine Optimization). Desta forma é mais provável que o seu blogue seja apresentado nos primeiros lugares da pesquisa.
3. Procurar formas de rentabilizar o blogue
Ao gerir um blogue de aluguer de férias é possível que consiga um maior número de reservas, mas esta não é a única forma como pode rentabilizá-lo. A publicidade do Google ou o registo em plataformas de marketing de afiliados permitirá que receba um rendimento passivo com a partilha de links de marcas externas. Esta é uma alternativa rentável, que pode fazer sem esforço, ao mesmo tempo que promove o seu AL.
4. Usar as ferramentas de divulgação disponíveis
O AL e o rendimento por via da publicidade poderão ser impulsionados com outras técnicas de marketing de alugueres de férias.
As redes sociais são ferramentas ideais para atingir o seu público-alvo, com inúmeros utilizadores de plataformas como o Facebook, o Instagram, o Tik-Tok ou o X. Tanto nas suas versões gratuitas, como através dos anúncios pagos, estas redes oferecem uma visibilidade mais ampla e podem garantir um maior número de leitores para o seu blogue. Naturalmente, verá que os bons conteúdos cativam e convertem os leitores, transformando-os em hóspedes. Quando isto acontecer, não se esqueça: também pode usar o feedback recebido para criar novas publicações relevantes!