Criar um website para a sua casa de férias
Como criar um website de êxito para o seu alojamento
Outubro 2024
Criar uma página web para uma casa de férias é mais fácil do que parece. Escolha uma plataforma, determine uma estrutura, defina uma mensagem e… comece a chamar hóspedes!
Com o passar dos anos, muitas tendências digitais surgiram: redes sociais, anúncios pagos, economia de plataformas… Mas há um elemento que permanece clássico no marketing online: o site. Criar uma página web para o seu alojamento de férias é benéfico ao negócio e ajuda a obter reservas, além de permitir um contacto mais direto com os hóspedes.
Neste artigo, fornecemos dicas sobre como desenhar e criar o seu site, em que plataformas colocar o mesmo, como escolher o domínio certo, qual a melhor estrutura para melhorar a sua funcionalidade, além de conselhos de SEO e estratégias para criar e partilhar conteúdo. Se pretende anunciar a sua propriedade também através de um site, siga estes conselhos e aproveite ao máximo esta ferramenta.
Escolha bem a plataforma para criar o site
Ter um site próprio para o seu alojamento de férias gera confiança, segurança e profissionalismo relativamente à propriedade. A maioria dos utilizadores cira o seu site em plataformas como WordPress, Wix ou Blogger, preparadas para este tipo de negócio, ao oferecerem diversas funcionalidades.
O primeiro passo é escolher um modelo de WordPress ou de outra plataforma semelhante, especialmente desenhado para o setor turístico, uma vez que estas opções já são adaptadas às necessidades do público-alvo.
Escolha um domínio fácil de memorizar
O domínio é um nome único que identifica um espaço na Internet. No caso de uma casa de férias, é recomendável que o domínio esteja claramente associado ao nome da propriedade, de modo que os hóspedes o identifiquem facilmente e que também seja facilmente indexado pelos motores de busca.
Crie uma estrutura hierárquica e intuitiva
Tão importante quanto ter um site é organizar a informação de forma clara e lógica. Normalmente, os sites de alojamentos de férias têm uma home page que apresenta a propriedade, com fotos atraentes, e oferece informações sobre as últimas ofertas. Além disto, inclui uma secção sobre a história da propriedade e quem a administra, para transmitir segurança aos visitantes.
Muitos sites também incluem uma secção com um tour virtual pela casa, seja através de fotos ou de uma ferramenta online que simula um passeio pela propriedade. Finalmente, há também uma secção de contacto, com números de telefone, formulários de contacto ou links para as redes sociais.
Esta estrutura padrão pode ser adaptada às características da propriedade. Algumas incluem uma secção com informações sobre os atrativos da região, como pontos de interesse cultural ou natural. Outras, sabendo o valor que isso acrescenta, incluem um blog.
A importância do SEO
O SEO, ou otimização para motores de pesquisa, é fundamental para um site. Na Holidu já publicámos um guia de SEO para anfitriões. Ao criar um site no WordPress ou noutras plataformas, é essencial ter alguns conhecimentos de SEO para aparecer nos primeiros lugares dos motores de busca, seja Google, Yahoo, Bing ou outros.
Para posicionar o seu site e anunciar a sua propriedade com sucesso, deve utilizar as palavras-chave mais relevantes. Por exemplo, se a sua casa estiver perto dos Pirenéus, inclua palavras como “casa de férias”, “Gerês” e termos relacionados, como “turismo de montanha”, “turismo rural” e “alojamento no Gerês”. O objetivo é criar uma rede de palavras relacionadas com a sua propriedade que fluam naturalmente no site e atraiam tráfego online.
As fotos do site também devem conter descrições e títulos com palavras-chave, o que ajudará a posicionar a propriedade na secção de imagens dos motores de busca.
Dinamize o site através de conteúdos dinâmicos
Para que o site não seja um espaço estático e não caia no esquecimento, uma das melhores decisões é criar um blog associado. O blog aumenta o tráfego do site, gera uma estratégia de linkbuilding, fortalece a presença nos motores de pesquisa e dá um caráter mais profissional ao negócio. Ter um site melhora a presença digital e pode ser um grande acerto estratégico para o aluguer de férias.
Divulgue o site nas redes sociais e noutras plataformas
A combinação perfeita para um site são a combinação de tudo mencionado anteriormente e as redes sociais. Uma boa estratégia de redes sociais ajuda a otimizar os esforços do site e a convertê-los em reservas. O calendário de publicações do site e das redes sociais deve estar sincronizado para gerar interesse e direcionar o tráfego entre os dois espaços.
Além das redes sociais, as plataformas dedicadas a alojamentos de férias também são essenciais. Todas elas têm uma página dedicada a cada propriedade onde pode adicionar informações extra, como o link para o site. Essas plataformas proporcionam links de autoridade que direcionam os visitantes para o seu site. Plataformas como Booking, Airbnb, VRBO ou Expedia permitem descrever a sua propriedade, publicar ofertas e adicionar links externos.
Agora que conhece as principais dicas para criar um site para o sua casa de férias, porque não começar já a construir o seu?