Wallbox – a estação de carregamento privada para carros elétricos

Torne o seu imóvel para férias mais atrativo para hóspedes com carro elétrico

magazine_image

Junho de 2024

A compra de carros elétricos está em alta! E cada vez mais hóspedes procuram um apartamento de férias com uma estação de carregamento para carros elétricos – isto é particularmente verdade para alojamentos de férias no campo.

Como proprietário ou senhoria, esta é uma oportunidade para atrair mais potenciais hóspedes de férias e, assim, aumentar a taxa de ocupação do seu alojamento a longo prazo.

Neste artigo, analisamos os aspetos gerais das wallboxes e respondemos às perguntas mais importantes. 

evnex-ltd-9RZlFXzrANI-unsplash

O que é uma Wallbox?

Embora uma tomada elétrica doméstica comum possa ser utilizada para carregar um carro elétrico, ela não é, de facto, uma Wallbox. Uma Wallbox é uma estação de carregamento especial para uso privado. Normalmente, é instalada na parede (do inglês Wall) – por exemplo, numa garagem ou num carport.

A Wallbox é compacta, ocupa pouco espaço e está diretamente ligada à rede elétrica da casa. Embora a ligação à corrente trifásica não seja obrigatória, é recomendável para reduzir significativamente os tempos de carregamento dos carros elétricos modernos. Por isso, as estações de carregamento são frequentemente ligadas à corrente trifásica com 400 volts e 32 amperes. O resultado é um processo de carregamento até dez vezes mais rápido em comparação com a corrente doméstica.

Em qualquer caso, um eletricista deve instalar a Wallbox. Só assim é garantida uma ligação correta e um funcionamento sem problemas. E, caso surjam problemas, terá um contacto direto.

Porque é que uma Wallbox é mais vantajosa do que uma tomada comum?

Principalmente por dois motivos:

  1. Tempos de carregamento extremamente longos entre 10 e 20 horas, devido à baixa potência de carregamento máxima de apenas 2 kW (quilowatts). Além disso, é necessário até 30% mais energia para carregar a bateria.
  2. Carregar através da tomada comum não é isento de riscos. As redes elétricas podem não estar preparadas para isso, o que pode levar a um aquecimento excessivo e, no pior dos casos, a incêndios nos cabos.

Uma Wallbox, por outro lado, é confortável e segura. A sua grande vantagem reside no carregamento rápido e seguro. A potência máxima de carregamento pode ser ajustada.

Algumas estações de carregamento oferecem ainda funções como contador de energia, monitorização de carregamento, Wi-Fi, programação através de app no smartphone e muito mais. A maioria das Wallbox já contém um cabo de carregamento fixo. Assim, carregar o carro elétrico é simples e conveniente – basta ligar e pronto.

Pode o carregamento do carro elétrico com corrente trifásica substituir uma Wallbox?

A tomada CEE-16 vermelha, também conhecida como ligação trifásica, está frequentemente disponível como tomada externa em muitas casas. E os proprietários de carros elétricos utilizam a ligação trifásica como uma alternativa à Wallbox. Mas quão perigoso é isso?

Enquanto os fabricantes de automóveis não têm reservas, a indústria elétrica vê isso de forma diferente: a rede trifásica não está destinada a uma infraestrutura de carregamento. Podem ocorrer sobrecargas se muitos carros forem carregados numa rua sem o conhecimento do operador da rede. Nesse caso, não será o disjuntor da sua casa de férias a disparar, mas sim na próxima subestação, e a luz apagará em toda a rua.

As seguradoras também veem o carregamento através da corrente trifásica apenas como a segunda melhor solução. Se, por exemplo, o condutor neutro da ligação trifásica estiver defeituoso ou ausente, a gestão da bateria do carro elétrico será destruída. Além disso, há o risco de sobretensão, por exemplo, em caso de queda de raios.

Já ocorreram incidentes em que o carro elétrico, juntamente com a garagem, ardeu. A solução segura é, portanto, a Wallbox, que possui proteção contra sobretensão.

Quanto custa uma Wallbox e qual é o custo da instalação?

O preço de uma Wallbox depende das funcionalidades desejadas e do modelo. Normalmente, os preços para uma Wallbox com 11 kW de potência variam entre 500 e 1.200 euros. Se optar por uma Wallbox com 22 kW de potência, pode contar com preços até 4.000 euros ou mais.

Os custos de instalação por um eletricista especializado variam geralmente entre 500 e 2.000 euros. Pode ser mais caro se surgirem os seguintes problemas:

  • Ausência de interruptor diferencial (FI) – muitas vezes em modelos económicos
  • Cabos elétricos obsoletos
  • Distância muito grande entre a Wallbox e o quadro de distribuição
  • Necessidade de canais para cabos ou perfurações em paredes

Subvenção KfW – Estações de carregamento para carros elétricos

O Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital (BMVI) financia, com os seus fundos, um subsídio para a compra e ligação de estações de carregamento em locais de estacionamento e edifícios residenciais de uso privado. O subsídio é de 900 euros por ponto de carga. A potência de carregamento da Wallbox não pode exceder 11 kW. O pedido de subvenção deve ser feito antes da instalação da estação de carregamento, junto do KfW.

  • ATUALIZAÇÃO: O programa de subvenção do KfW foi suspenso temporariamente. No entanto, um novo programa de subvenção está planeado para o outono de 2023 – mas apenas em pacote, consistindo em: estação de carregamento, sistema fotovoltaico e armazenamento de baterias. Além disso, deve ter um carro elétrico ou, pelo menos, provar que o encomendou.

IMPORTANTE: Atualmente, apartamentos e casas de férias privadas estão excluídos da subvenção. No entanto, os proprietários de alojamentos turísticos criticam esta exclusão e exigem uma adaptação das diretrizes de subvenção – também em prol da sustentabilidade no turismo. E a Associação Federal de eMobilidade e.V. (BEM) apoia a ampliação das diretrizes de subvenção. Resta, portanto, esperar para ver se as diretrizes mudarão no futuro…

O que deve considerar ao comprar uma Wallbox

Onde deve ser instalada a estação de carregamento?

Uma garagem é o local ideal para a Wallbox. Lá, ela está protegida da luz solar direta, chuva, neve ou granizo. Além disso, a garagem oferece proteção contra vandalismo e roubo da Wallbox – o que também é uma vantagem em termos de seguro.

Se a sua casa de férias não tiver uma garagem, um carport também oferece, geralmente, uma boa proteção para a estação de carregamento. A desvantagem: um carport não é, geralmente, fechado. Assim, vândalos e ladrões têm, pelo menos, uma visão direta do carro elétrico e da Wallbox do lado aberto do carport.

Se não tiver nem garagem nem carport, pode instalar a Wallbox na parede da casa. Ou pode instalar uma coluna de carregamento ao lado do local de estacionamento. Seja qual for a solução escolhida, deve garantir a melhor proteção possível contra as intempéries. Existem diversas Wallbox para uso externo com proteção integrada contra as intempéries sob a forma de um invólucro selado.

Os fabricantes identificam os seus produtos com um código de proteção internacional, conhecido como código IP, que determina a proteção específica. Por exemplo, uma Wallbox com IP21 é protegida contra gotejamento de água, enquanto a IP65 é protegida contra jatos de água de bicos. A maioria das estações de carregamento modernas cumpre, no mínimo, a IP54, estando assim protegidas contra toque não autorizado, poeira e respingos de água.

Qual deve ser a potência de carregamento?

As estações de carregamento estão disponíveis de vários fabricantes com potências entre 3,7 e 22 kilowatts. Uma Wallbox cara de 22 kW permite os tempos de carregamento mais rápidos, mas apenas se o carro elétrico também estiver preparado para isso.

Se o carro elétrico só tiver uma potência de carregamento de 3,7 kW, o sonho do carregamento rápido já foi por água abaixo. O carro elétrico pode ser carregado numa Wallbox de 22 kW, mas apenas na velocidade que é possível com 3,7 kW.

Por isso, o ADAC recomenda a compra de uma Wallbox de 11 kW. Estes dispositivos oferecem uma boa potência de carregamento mesmo para baterias maiores e podem carregar em uma, duas ou três fases.

Qual o tipo de conector?

Na Europa, o conector do Tipo 2 é o mais comum, e a maioria das estações de carregamento estão equipadas com ele. No entanto, também existe o Tipo 1, que é mais comum em carros elétricos asiáticos e americanos. Como proprietário ou proprietária, não sabe com que tipo de carro elétrico os hóspedes irão chegar, pelo que deve disponibilizar um cabo adaptador adicional para conector Tipo 1.

Wallbox com cabo fixo ou sem cabo?

Esta é uma questão importante antes de adquirir uma Wallbox. Por um lado, existem estações de carregamento com cabo fixo integrado para conector Tipo 2. Por outro lado, existem Wallbox sem cabo fixo, mas apenas com uma ligação para um cabo de carregamento com conector Tipo 2. Nesse caso, precisa de um cabo separado com conector Tipo 2.

No entanto, o carro elétrico vem, geralmente, com um cabo de carregamento, pelo que os seus hóspedes já terão um cabo. O preço mais elevado de uma Wallbox com cabo fixo pode ser uma desvantagem. Portanto, esta questão não pode ser respondida de forma generalizada e é altamente individual.

Deve existir um contador de energia?

Algumas Wallbox têm um contador de energia integrado. No entanto, estes contadores não são, geralmente, calibrados e, portanto, não são autorizados para a cobrança comercial do consumo de energia.

Se quiser cobrar pelo consumo de energia para o carregamento do carro elétrico dos seus hóspedes, necessita de um contador calibrado. Wallbox de alta qualidade possuem um contador de energia certificado MID (Diretiva de Instrumentos de Medição). Estas Wallbox MID cumprem as diretrizes de regulamentação calibrada dos medidores.

Outra possibilidade é cobrar uma taxa diária pelo carregamento do carro elétrico. A maioria dos hóspedes está disposta a pagar, por exemplo, dez euros por dia.

Existe um interruptor diferencial (FI)?

Um interruptor diferencial (FI) protege contra choques elétricos e é legalmente obrigatório. Certifique-se, portanto, de que a Wallbox possui um interruptor FI – caso contrário, terá que adquiri-lo separadamente.

Precisa de proteção contra uso não autorizado da Wallbox?

Se a Wallbox estiver operacional na parede da sua casa de férias, surge a questão de como proteger a estação de carregamento contra uso não autorizado quando não houver hóspedes presentes.

A solução mais simples é desligar a Wallbox através dos disjuntores na distribuição elétrica da casa. Ou pode optar por uma gestão de acesso mais confortável, como chave de interruptor, controlo por app ou chip RFID. Com a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), os seus hóspedes podem ligar a Wallbox com um chip ou cartão.

Obrigação de registo de Wallbox

Desde 21 de março de 2019, existe a obrigação de registo para uma Wallbox privada – § 19 da Regulamentação de Conexão de Baixa Tensão (NAV). Como proprietário, deve informar o operador da rede com antecedência se quiser instalar uma Wallbox. O fornecedor de energia ou a sua fatura de eletricidade indicará qual o operador da rede responsável pela sua região.

A forma mais simples é: pedir ao eletricista que instalará a Wallbox para ajudar com o registo da estação de carregamento. Normalmente, existe um formulário padrão com o qual um instalador elétrico está familiarizado. Idealmente, o profissional tratará do registo para si.

Se quiser instalar uma Wallbox com uma potência de carregamento superior a 11 kW, o operador da rede verificará previamente se as linhas da sua casa de férias são adequadas para essa potência elevada. Além disso, serão verificados os terminais e os disjuntores para evitar sobrecargas perigosas e possíveis incêndios em cabos. Os custos para isso são, em média, de 500 euros. Após o registo, receberá uma rejeição ou aprovação para a instalação dentro de dois meses.

Combinação de Wallbox e sistema solar – ambientalmente amigável e económico

Se pretende ser independente da infraestrutura pública, deve considerar um sistema fotovoltaico. Este produz eletricidade gratuita durante décadas. Além disso, os custos anuais de manutenção são baixos. A eletricidade solar é 100% renovável e não emite CO2.

Se optar por um sistema solar, é recomendável um armazenamento de energia adicional que armazene o excedente de energia solar produzido. Assim, os seus hóspedes podem carregar o carro elétrico a qualquer hora do dia. Sem armazenamento, os seus hóspedes só poderiam carregar o carro elétrico quando o sistema fotovoltaico produzir mais eletricidade do que a necessária na casa de férias.

O tamanho do sistema solar necessário para uma casa unifamiliar depende de vários fatores. Consulte uma empresa especializada para calcular o tamanho necessário do sistema e garantir uma instalação adequada.

Pode operar qualquer Wallbox com eletricidade de um sistema fotovoltaico. No entanto, se quiser garantir que a Wallbox opera especificamente com eletricidade solar, a Wallbox deve ter uma função de carregamento solar. Uma Wallbox do mesmo fabricante do armazenamento de energia do sistema fotovoltaico é uma boa escolha. Os dispositivos são otimizados para trabalhar em conjunto, e o armazenamento de energia envia automaticamente a eletricidade solar excedente para a estação de carregamento.

Conclusão

Com o aumento significativo do número de carros elétricos, também aumenta a procura por apartamentos e casas de férias com uma estação de carregamento para carros elétricos. Como proprietário, deve aproveitar a oportunidade e instalar uma Wallbox. Isso tornará o seu imóvel para férias mais atrativo para este público-alvo, resultando em mais reservas.

Os carros elétricos podem ser carregados através de uma tomada doméstica comum ou de uma ligação trifásica. No entanto, estas soluções não são isentas de riscos e não são recomendadas para uso contínuo. Por isso, jogue pelo seguro e opte por uma Wallbox. Estas são especificamente desenvolvidas para carregar carros elétricos e oferecem a máxima segurança com alta potência de carregamento. Os hóspedes com carros elétricos certamente valorizarão uma Wallbox, o que resultará em mais avaliações positivas.

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Quanto custa realmente a Airbnb para os anfitriões?

Anfitriões

Como definir o preço do seu alojamento de férias

Anfitriões

Comissões dos principais portais de arrendamentos para férias em 2024

Anfitriões

Como melhorar o posicionamento na Airbnb

Anfitriões

Como prevenir ou responder a avaliações negativas da sua casa de férias

Anfitriões

Como evitar cancelamentos de reservas

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.