Comissões dos principais portais de arrendamentos para férias em 2024
Tudo o que precisa de saber sobre os maiores portais de arrendamentos para férias.
- Comissões e tarifas: As tarifas das principais plataformas de arrendamentos de férias em 2024.
- Plataformas líderes: Comissões da Airbnb, Booking, Expedia, Vrbo, TripAdvisor e Holidu.
- Fatores de escolha: Importância de avaliar comunidade, visibilidade, facilidade de uso e suporte ao proprietário.
- Otimização: Experimentar com diferentes plataformas para maximizar reservas e rendimento.
Junho de 2024
Vivemos numa era digital. As plataformas de aluguer de férias são um elemento central na estratégia de posicionamento e divulgação de muitos pequenos proprietários que querem tirar o máximo partido da sua propriedade de férias. Nesta era em que a digitalização é tão importante, plataformas como a Airbnb, Booking, Expedia, Vbro, TripAdvisor ou SpotAHome têm vindo a posicionar-se para se tornarem referências tanto para os hóspedes como para os proprietários. E cada uma delas tem as suas particularidades quando se trata de estabelecer uma relação profissional.
Quer saber quanto cobram as plataformas de aluguer de férias? Neste artigo analisaremos as comissões e taxas dos principais portais de aluguer de férias em 2024, com a ideia de que, como proprietário, possa conhecer o ecossistema das plataformas de aluguer de férias e tomar a decisão que melhor se adapta às suas necessidades. Desde as mais baratas até às que oferecem valor acrescentado.
Comissões das plataformas de arrendamentos de férias
Airbnb
Talvez a plataforma com maior presença no imaginário coletivo. Nasceu como uma startup em 2008 e hoje é uma empresa cotada em bolsa com grande notoriedade em todo o mundo. A sua presença vai desde os motores de busca até anúncios, passando pela televisão ou as simples férias dos seus vizinhos. Tem 150 milhões de utilizadores e um volume de visitas mensal em torno dos 20 milhões.
Mas quanto custa colocar uma propriedade de férias na Airbnb? A maioria dos anfitriões paga uma comissão de serviço de 3 % sobre o subtotal da reserva, que se calcula somando o preço por noite mais os suplementos que a habitação aplicar (pequenos-almoços, limpeza e serviços vários). O hóspede, por sua vez, paga em torno de 14 % do subtotal que se inclui no preço final da reserva. Anunciar-se na Airbnb é gratuito.
Booking
O portal de alojamentos hoteleiros número um no mundo é também uma referência no âmbito dos alojamentos de férias (calcula-se que cerca de 40% das reservas se efetuam sob este modelo). Este meta search de viagens e alojamentos pertence a uma companhia com mais de 17 000 trabalhadores e presença em 70 países de todo o mundo. Tem 110 milhões de utilizadores e a sua sede central está em Amesterdão, Países Baixos.
A comissão que a Booking estabelece é, habitualmente, de 15% do total da reserva. O anúncio na Booking é gratuito e oferece um programa específico desenvolvido pela companhia para a gestão de oportunidades: Booking Genius.
Expedia
Uma das plataformas veteranas do setor, focada como experiência de viagens. Ou seja, não se dedica apenas ao arrendamento de férias, muito pelo contrário, também pode reservar a sua viagem com voos incluídos, atividades de lazer de todo o tipo, aluguer de veículos ou pacotes de férias. A Expedia, além disso, pertence a um conglomerado de empresas, entre as quais se encontram motores de busca como Trivago, nos quais pode figurar o seu anúncio.
Com escritórios centrais nos Estados Unidos e presença em 70 países, os gestores ou anfitriões que operem com a Expedia têm que pagar habitualmente entre 15% e 20% de comissão de serviço, segundo diferentes fatores a considerar.
Vrbo
Não é a mais popular em território português, mas tem um enorme peso a nível internacional. A plataforma conta com uma comunidade de mais de 42 milhões de utilizadores, é uma referência de primeiríssimo nível nos Estados Unidos e tem presença noutros países ao longo do globo sob diferentes marcas. Pertence ao grupo Expedia.
A grande diferença relativamente às plataformas anteriores é que a Vrbo tem dois modelos de relação com o anfitrião que oferece o alojamentos de férias. A primeira opção é uma tarifa plana, um único pagamento anual de $499 após o qual não necessita de fazer outros pagamentos. Além disso, pode optar por pagar com cada reserva, caso em que a taxa de reserva se divide em 3% pelo processamento do pagamento e 5% pela comissão de serviço. Aplica, também, uma tarifa de serviço ao hóspede.
TripAdvisor
Um dos gigantes que se somaram com o tempo a este modelo de negócio é a TripAdvisor. Na verdade, nasce, desenvolve-se, sendo conhecida como um portal de críticas para a comunidade online de todos os espaços existentes e relacionados com o lazer e o turismo. A comunidade avalia restaurantes, lojas, hotéis, experiências, monumentos, etc. Com o tempo, decidiram abrir a via às reservas de alojamentos de férias.
O preço da TripAdvisor por comissão de serviço é de 3% a 5% do preço total da reserva para anfitriões e, da mesma forma, aplica uma tarifa de serviço ao hóspede.
Holidu
Fundada em 2014, a plataforma Holidu serve de guarda-chuva a uma comunidade que agrega mais de 10 milhões de utilizadores mensais e 100 milhões por ano. O seu catálogo consta de mais de 15 milhões de propriedades. Em pouco mais de uma década, a Holidu consolidou-se como um site de referência no âmbito dos alojamentos de férias. Esta plataforma distingue-se pelo seu trabalho na conexão entre anfitriões e hóspedes. Também proporciona conselhos práticos e úteis a uns e outros visando criar experiências únicas. Trata-se de uma plataforma-comunidade, ponto de encontro entre viajantes e anfitriões.
A plataforma cobra uma tarifa única de ativação da conta e três comissões por cada reserva de alojamento confirmada através da Holidu. A comissão da plataforma ascende a 16% do preço base da reserva (excluídos os custos adicionais), mais uma taxa de 3% em conceito de despesas de gestão, e a comissão de serviço ao anfitrião da Holidu de 6%.
Outras plataformas
Analisámos algumas das mais habituais, mas há muitas outras. Plataformas como Agoda no mercado asiático, SpotAHome com o seu modelo híbrido, Glamping Hub para alojar hóspedes em plena natureza, Rentalia –prima mais pequena do idealista– ou o portal que serve para quase tudo, Milanuncios, podem também ajudá-lo na projeção do seu alojamento de férias. A questão é encontrar o espaço onde se encontra o seu público, que permita uma gestão simples e ajude a gerar reservas de forma frequente.
E como escolher a plataforma mais indicada para os meus interesses?
Uma grande pergunta que dependerá de vários fatores. O essencial é que analise de forma minuciosa os diferentes modelos de relação com as plataformas, o volume da sua comunidade de utilizadores, a visibilidade que tem em redes sociais e motores de pesquisa, a quantidade de negócio que consegue gerar ou o tempo que exige que dedique aos anúncios.
Além disto, há outros fatores que, em paralelo, influenciam a escolha, como a facilidade de uso dos softwares especializados de que dispõem, se têm uma equipa de suporte e atendimento ao proprietário que ajude a gerir as reservas, se lhe atribui maior ou menor autonomia, a presença em países onde possa captar o seu público-alvo ou o orçamento que necessitará para operar com um mínimo de sucesso.
Agora que já conhece um pouco todo o ecossistema de plataformas no âmbito digital e os seus diferentes modelos de relação com o anfitrião, e que sabe quanto custa alugar uma propriedade de férias, pode ir experimentando até encontrar o que melhor se ajuste às suas necessidades.
As plataformas para arrendar apartamentos ou casas de férias são aliadas na geração de oportunidades – todas procuram o seu benefício ajudando também os proprietários – e a sua utilização requer certa perícia e abordagem ao ensaio/erro para filtrar de forma adequada e descobrir quais são as plataformas de aluguer de férias mais baratas e as mais adequadas para o seu alojamento de férias. Como quando vai às compras e experimenta várias roupas em frente ao espelho, não hesite em estudar todos os detalhes de cada plataforma, olhar-se ao espelho e decidir pela opção mais adequada para si.