Como melhorar o posicionamento na Airbnb

Estratégias para melhorar o seu posicionamento na Airbnb

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  • Complete o seu perfil e anúncio: Detalhe a acomodação, comodidades e reserva.
  • Conquiste a insígnia de Superhost: Mantenha boas avaliações e resposta rápida.
  • Otimize preços e fotos: Estabeleça preços competitivos e use fotos profissionais.
  • Responda rapidamente: Atenda consultas e melhore conforme as avaliações.

Junho 2024

Os gestores de alojamentos para férias recorrem a algumas plataformas populares entre a comunidade online que os ajudam a conectar com os clientes e fidelizá-los. A Airbnb é uma das plataformas de reservas de estadias onde os anfitriões podem encontrar hóspedes. A sua comunidade é numerosa e muito sólida, com mais de seis milhões de anúncios ativos em todo o mundo. A sua presença é reconhecida por utilizadores e empresas, portanto, se decidir estar na plataforma, encontrará concorrência e códigos próprios que vale a pena entender.

Uma boa estratégia de posicionamento na Airbnb pode multiplicar o sucesso do seu anúncio. A seguir, apresentamos algumas chaves que influenciam o posicionamento digital e, por extensão, o sucesso da sua casa de férias.

Airbnb view

Complete todos os campos técnicos do anúncio

“Como faço para que o meu Airbnb tenha mais visitas”, considere que a Airbnb funciona através do seu próprio ranking e das avaliações da comunidade. Ou seja, os utilizadores avaliam a sua experiência e o algoritmo premia as estadias mais comprometidas com a plataforma e os hóspedes potenciais. Da mesma forma, os anfitriões podem avaliar as pessoas que ficam na sua casa de férias. Mas vamos começar do início: o primeiro passo é conhecer o alojamento.

Forneça uma descrição completa. Os clientes valorizam o conforto, a intimidade e a privacidade. Se esse trio governar a sua casa de férias, conseguirá a satisfação do hóspede, boas pontuações e o mecanismo de busca agirá em conformidade.

Portanto, é importante descrever não apenas as características internas da casa e as comodidades que o hóspede encontrará (desde a climatização até os aparelhos eletrónicos, utensílios de cozinha ou material de limpeza), mas também como é o bairro em que está localizada, a rua exata onde se encontra, onde pode estacionar o seu veículo, se necessário, e as instruções para chegar ao local. A atenção aos detalhes é fundamental para proporcionar uma sensação de confiança no hóspede.

É essencial, além disto, deixar muito claros os detalhes da reserva. Se o hóspede vai compartilhar espaços comuns com outras pessoas, se há mais convidados na casa, se alguém o receberá com as chaves e instruções ou se terá que fazer transações online. A chave é que o hóspede possa antecipar todos os detalhes da sua experiência.

Complete o seu perfil de anfitrião

Para gerar confiança nas pessoas que você vai hospedar, complete minuciosamente o seu perfil e passaporte de anfitrião. Essas secções da plataforma visam estabelecer um vínculo com o hóspede, gerar sinergias e fomentar a confiança.

Para isso, forneça detalhes sobre a sua idade, seus interesses, seu trabalho, curiosidades sobre você e detalhes que “humanizem” a sua marca como anfitrião. Não subestime esta secção!

Dicas para se destacar nos motores de pesquisa

Estar na Airbnb é muito mais do que preencher um perfil e deixá-lo ativo na plataforma. Também se trata de ter um perfil dinâmico, que procure ganhar relevância, incorpore facilidades e fidelize os hóspedes. Portanto, se a sua intenção é melhorar o posicionamento na Airbnb, siga os seguintes conselhos de posicionamento que impulsionarão a relevância do seu anúncio.

Procure conquistar a insígnia de Superhost. Para obter esse reconhecimento, precisará cumprir uma série de requisitos que a Airbnb considera diferenciais para proporcionar ao cliente uma experiência satisfatória. Os critérios para se tornar um Superhost mudaram ao longo dos anos, e atualmente, são os seguintes:

  • Ter uma avaliação geral de 4,8 estrelas ou mais.
  • Contar com um índice de resposta de 90% ou superior.
  • Ter oferecido 10 estadias no último ano (ou 100 noites distribuídas em no mínimo 3 reservas).
  • Manter um índice de cancelamento inferior a 1%. Cancelamentos por “força maior” não são considerados.

Quando esses requisitos são cumpridos, tanto no seu anúncio quanto no seu perfil, aparece um distintivo especial que destaca o seu alojamento de temporada. As avaliações são feitas a cada três meses, então, a cada ano, tem quatro datas para ajustar a sua propriedade.

Responda rapidamente aos seus possíveis hóspedes, a plataforma valoriza que os potenciais hóspedes recebam respostas num curto período de tempo, para que possam concretizar a sua reserva e sentir que a plataforma atende às suas necessidades.

Estabeleça um preço competitivo. O preço é um fator fundamental na decisão dos inquilinos ao escolher um Airbnb. Portanto, definir um preço competitivo, adequado à região e às comodidades da casa de férias, será bem valorizado. Ao fazer isso, considere os custos fixos da casa, reveja os preços da concorrência dentro e fora da plataforma, faça uma estimativa da sazonalidade (a procura conforme a temporada), considere eventos especiais na região e conheça a taxa de ocupação para maximizá-la.

Faça uma boa sessão de fotos. Uma imagem vale mais que mil palavras, e isso é especialmente verdadeiro na Airbnb. O que “entra pelos olhos” influencia decisivamente na decisão final. Portanto, realize uma sessão de fotos de qualidade que faça justiça ao seu imóvel e se ajuste à realidade. Não adianta uma sessão de fotos excelente que gere expectativas irrealistas. Destaque visualmente os pontos fortes da casa.

Além de tentar realizar uma sessão de fotos profissional, pode usar ferramentas digitais para aprimorar as imagens e aumentar a nitidez. 

Considere o que os hóspedes valorizam. Os convidados têm a sua própria “lista de desejos”. Uma forma de ganhar clientela é conhecer bem o que valorizam, por isso, formulários de satisfação e conversas são fundamentais para fazer pequenos ajustes que ajudem nesse sentido.

Entende-se que alguns fatores estarão sob o seu controle (como conexão à Internet, acessibilidade ao imóvel, toalhas, mantas e roupas de cama extras) e outros não (proximidade de bares, restaurantes, praias ou montanhas). Mas, conhecer cada fator é um diferencial na hora de fornecer respostas adequadas ao cliente.

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