Como definir o preço do seu alojamento de férias
- Estabeleça preços considerando localização, características e festividades.
- Destaque aspetos diferenciais e justifique tarifas com uma narrativa sólida.
- Calcule despesas para garantir rentabilidade.
- Adapte os preços de acordo com a fase de desenvolvimento do negócio.
Junho de 2024
Se está a considerar como fixar o preço do seu alojamento de férias, é óbvio que o preço das casas de férias tem a sua lógica particular. Muitas características da casa influenciam na hora de calcular e estabelecer as tarifas. Entre elas, destacam-se a localização, as características da casa, as festividades no calendário, a proximidade a diferentes atrativos turísticos, os detalhes diferenciais do serviço, a situação sociopolítica de uma região, o seu nível económico, etc.
Assim, compreender o mercado e definir o preço da sua casa de férias pode levar tempo. Não se preocupe se passarem alguns meses e ainda não tiver toda a política definida, o mercado dos alojamentos de férias é volátil e definir uma política de preços coerente que leve ao sucesso do negócio requer experiência e muita tentativa e erro. Felizmente, na Holidu, fornecemos alguns conselhos para que possa definir corretamente os preços e fortalecer e prolongar a vida útil do seu negócio.
Estratégias de preços do aluguer de férias: determine o seu fator diferencial
Porque é que um visitante deveria alojar-se na sua casa de férias? Esta pergunta é a centro da nossa proposta para fixar a estratégia de preços. Analise bem os atrativos da sua casa e valorize-os desenvolvendo uma comunicação que realce os seus aspetos diferenciais. Preencha todas as fichas, websites em plataformas e destaque os seus equipamentos. Desde o ar condicionado aos eletrodomésticos, passando pelo número de quartos, pátio ou terraço, até à proximidade de monumentos ou espaços naturais de interesse.
É importante criar uma narrativa sólida. Elabore uma lista de perguntas sobre o preço do aluguer da sua casa de férias e responda com argumentos a cada uma delas. Assim poderá transmitir aos hóspedes e possíveis clientes os porquês das suas tarifas. Avalie a sua proposta de forma justa para ambas as partes, equilibrada às circunstâncias do mercado e fazendo justiça a todo o esforço que investiu em fornecer um serviço de estadia de férias de qualidade.
Definir o preço da casa de férias: concretize os gastos e a rentabilidade
Hora de pegar na calculadora. É fundamental conhecer todos os gastos associados à manutenção do seu aluguer de férias. Um negócio, por natureza, deve ser rentável. Se não conseguir atingir esse limiar de rentabilidade num período razoável, é preciso repensá-lo. Faça um balanço dos gastos: material e mão de obra para limpeza, seguro da habitação, utensílios de cozinha e casa de banho, luz, gás e água, condomínio, comissão das plataformas de alugueres, anúncios, impostos locais, etc.
Quando tiver todos estes dados, calcule quantas estadias terá de ocupar para conseguir cobrir os gastos e comece a estabelecer uma política de atração de hóspedes que lhe permita atingir o limiar de rentabilidade. Depois poderá segmentar cada vez mais o calendário, até conseguir extrair a máxima rentabilidade de todos eles.
Conheça o calendário de eventos na sua zona
Deve ter em conta que eventos podem suscitar um “efeito chamada” na sua zona. Se se realizar uma festividade importante, uma ponte marcada no calendário, se for organizado um festival de música, um encontro cultural específico, etc., pode aproveitar esses momentos para que o preço do aluguer seja superior ao que oferece numa estadia média. Esta técnica é comum nas grandes cadeias hoteleiras e nos negócios de “sol e praia”.
No entanto, se a sazonalidade trouxer consigo uma época de baixa atividade, pode baixar os preços ou oferecer serviços adicionais na busca de uma ocupação que, pelo menos, equilibre os gastos à espera das épocas altas. Chegará o momento de extrair uma maior rentabilidade.
Analise cuidadosamente a concorrência
Dizem isso nas primeiras aulas de todas as escolas de negócios: “Estude bem a concorrência”. No mercado dos alojamentos de férias, não só é útil para estabelecer um padrão de preços, mas também para conhecer o que está a ser bem feito noutras casa de férias (e, portanto, que serviços adicionais pode oferecer) e como pode diferenciar-se.
A concorrência pode tornar-se em “coompetição” (termo de marketing que combina cooperação e competição). Ou seja, pode estabelecer relações sólidas com habitações e negócios próximos para desenvolver políticas que beneficiem ambos os negócios. A colaboração e as boas relações com negócios afins podem aumentar o valor da região como destino ideal de alojamentos. Por isso, abra a porta a essa possibilidade se as circunstâncias o permitirem.
Analise os dados para operar com inteligência
Uma análise eficaz dos dados próprios e alheios na sua região pode aproximar o negócio à máxima eficácia. Analise e desdobre a informação de ocupação para adicionar inteligência às suas decisões. Registe o público mais habitual, os períodos mais concorridos do calendário, as ofertas que mais atraem a comunidade, plataformas que convertem mais interessados em hóspedes, estratégias que mais fidelizam a comunidade e serviços adicionais que mais satisfazem. Com tudo isto, crie uma oferta à medida, descarte todos os esforços em vão e concentre-se no modelo mais bem-sucedido.
Conclusão
O preço de um alojamento de férias depende de muitos fatores internos e externos. Desde as próprias vantagens e comodidades da habitação até ao momento que o mercado local atravessa, a procura de ocupação ou o poder de compra do público-alvo. Por isso, é aconselhável que o preço da habitação seja orientado pela ciência, ou seja, que tenha critérios objetivos que serviram para fixar o preço final do aluguer.
Uma decisão dessa magnitude necessita de argumentos sólidos e de um estudo cuidadoso. Se o fizer atendendo a estes fatores, com certeza que o aluguer da sua habitação o agradecerá.