TikTok para impulsionar Alojamentos Locais
Veja como as redes sociais podem impulsionar o seu negócio
Dezembro 2024
Os proprietários de um espaço de alojamento local (AL) usualmente usam um portal de aluguer de férias como a Holidu para anunciar casa de férias e garantir uma entrega a um público mais amplo e internacional. Esta é uma boa estratégia! Ainda assim, as plataformas de listagem não são as únicas que pode aproveitar para este efeito.
Como provavelmente saberá, as redes sociais têm vindo a ocupar um lugar de referência enquanto ferramentas de marketing. A adesão mundial, visível e crescente, no número de utilizadores de espaços de social media como o Facebook, o Instagram ou o TikTok levou estes meios muito além do seu propósito inicial, tornando-os cruciais para muitos negócios, que as utilizam para levar os conteúdos mais diversos até milhares de milhões de pessoas em todo o mundo.
Com as estatísticas do setor dos AL a indicar que muitos dos viajantes mundiais pertencem à geração Millennials (cerca de 32% dos viajantes) e à Gen Z (8% a 10%), adotar estratégias de promoção do AL neste tipo de plataforma pode ser uma boa forma de impulsionar o seu negócio e conquistar um maior número de reservas. No caso, e com o impacto crescente das novas redes sociais, o TikTok para alojamentos de férias poderá ser um aliado de peso.
Neste artigo explicaremos melhor o que é o TikTok, quais as suas funcionalidades, e como pode usar esta rede para atrair potenciais hóspedes e obter o sucesso pretendido.
O que é o TikTok?
O TikTok é uma rede social de grande sucesso internacional, instalada e utilizada maioritariamente pelos jovens. Esta plataforma online tem o seu foco na partilha de vídeos breves (de 5 a 60 segundos), correspondendo a uma das necessidades mais prementes dos utilizadores web do século XXI: o imediatismo.
Ainda que os conteúdos desta rede sejam definidos pela sua brevidade, o uso do TikTok para promover negócios tem vindo a aumentar, já que é possível usar as ferramentas para apresentações muito originais, usando músicas, seguindo tendências ou até mesmo respondendo aos desafios que fazem a trend do momento.
Funcionalidades úteis do TikTok
Se pensa arrendar a sua casa de férias a um público mais jovem, o TikTok é o sítio certo para a promover, já que existem várias funcionalidades que servem os interesses de quem explora este tipo de negócio. As principais funcionalidades do TikTok são:
- Carregamento e edição de conteúdos de vídeo;
- Integração de música e efeitos sonoros;
- Transmissão em streaming (vídeo em direto);
- Partilha de conteúdos noutras redes sociais;
- Criação de conteúdos em modo de colaboração.
Estatísticas que deve conhecer
Para que tenha noção de porque é que o TikTok é uma das mais interessantes redes sociais para ALs, basta olhar as estatísticas da mesma.
Criado em 2016, o download desta aplicação já tinha sido efetuado por mais de 1,5 mil milhões de pessoas até 2020, número que aumentaria para 3,5 mil milhões até 2023. Acredita-se que 1,1 milhões de pessoas usem diariamente o TikTok, sendo que a maioria dos utilizadores tem uma idade compreendida entre os 16 e os 24 anos (público 53,4% feminino e 46,6% masculino). Na Europa existem atualmente cerca de 135 milhões de utilizadores ativos, segundo os dados de 2023.
Dicas para usar o TikTok na promoção do AL
Torna-se importante saber exatamente como fazer promoções no TikTok para destacar o seu imóvel, cativando e convertendo os viajantes que usam esta plataforma online. Ainda que o tempo dos vídeos possa parecer um desafio, visto que apenas conteúdos curtos podem ser partilhados, acredite que há muito que pode fazer! Deixamos 5 dicas que o comprovam e que irão ajudar a que chegue ao seu público-alvo por via desta rede social.
- Faça vídeos originais;
- Entre nos desafios;
- Colabore com outros criadores de conteúdo;
- Crie conteúdos sobre a região;
- Apresente o AL em Live Streming.
1. Faça vídeos originais
Se quer usar o TikTok para o ajudar a arrendar apartamentos de férias é muito importante que solte a imaginação e pense em conteúdos de vídeo que pode criar na apresentação da sua propriedade. Ainda que os conteúdos devam ter qualidade, eles também precisarão de ser curtos, pelo que as imagens e a ideia que quer transmitir devem ser claras e apresentadas de forma dinâmica e imediatista. Aproveite datas específicas, como o Halloween, o Natal, os Santos Populares e crie conteúdos originais relacionados. Isto aumentará a sua probabilidade de “viralizar” (isto é: de ser visto por um número significativo de utilizadores).
2. Entre nos desafios
Surgem inúmeros desafios no TikTok que acabam, também, por se tornar “virais” e entrar nessas ondas de mediatismo pode ser benéfico para o seu AL. Geralmente existe uma hashtag (#) a colocar na descrição e um desafio a ser realizado, que poderá ser algo cómico. Ao fazer isto, o seu vídeo será integrado na página do desafio, chegando a mais utilizadores.
Por vezes, esta iniciativa parte de empresas ou marcas de destaque. A Booking.com, por exemplo, já foi responsável pela criação de uma destas tendências. O hashtag #bookingboogie desafiava anfitriões e hóspedes a gravar e partilhar vídeos a dançar no destino de férias selecionado.
Aproveite, além disto, os desafios que tenham a ver com o seu AL. Por exemplo, várias iniciativas em prol de causas ambientais acontecem anualmente, o que poderá ser benéfico para quem tem um AL sustentável.
3. Colabore com outros criadores de conteúdo
Usar o TikTok é algo que também pode fazer em colaboração. Recorrendo a pessoas carismáticas pode estabelecer parcerias tendo os seus próprios “embaixadores de marca”, influenciadores digitais que o ajudarão a chegar a um público mais amplo.
4. Crie conteúdos sobre a região
A criação de conteúdos sobre a região na qual o seu AL está integrado também pode ser importante. Mostre ideias de passeios, de atividades, de restaurantes, de planos a dois, de experiências em família ou outros que possam aumentar o desejo de fazer uma reserva na sua casa de férias para alugar.
5. Apresente o AL em Live Streaming
A funcionalidade de Live Streaming é ideal para fazer uma visita virtual ao seu AL, em direto.
Esta é uma boa forma de mostrar os pontos mais positivos do seu espaço de alojamento, numa interação direta e imediata com o público online.