Dicas e tendências para 2025

Aprenda sobre as tendências que irão surgir em 2025

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Dezembro 2024

Os viajantes e são os responsáveis por criar as tendências do momento no setor do turismo e as suas preferências, baseadas em gostos, eventos específicos ou preocupações acabam por afetar de forma direta todas as dinâmicas relacionadas com o mercado turístico, incluindo os destinos, os meios de transporte e os espaços de alojamento.

Deste modo, para garantir que um espaço de alojamento local (AL) se destaca dos múltiplos concorrentes e ganha maior visibilidade aos olhos de quem pesquisa por acomodação num website de aluguer de férias como a Holidu, torna-se necessário saber o que os viajantes estão a procurar e como se pode ser pioneiro na preparação do AL, para que este seja atempadamente adaptado às tendências do momento e se torne mais provável a reserva antecipada de alojamentos para férias.

A permanente evolução do setor do alojamento e a exigência crescente dos utilizadores destes serviços torna essencial que conheça sobre as tendências do setor, para garantir que oferece as melhores e mais modernas condições a quem pretende viajar no próximo ano.

Aspetos como a sustentabilidade, o desejo de imergir nas culturas e tradições locais ou de viver experiências únicas são alguns dos exemplos que pode aproveitar para garantir que torna a sua propriedade mais apelativa.

Neste artigo, deixaremos 7 dicas que podem ajudá-lo a acompanhar as principais tendências para os AL em 2025, para que possa construir uma boa reputação e tornar-se uma referência no setor, ao mesmo tempo que se moderniza e mantém competitivo neste mercado em permanente inovação.

Dica 1: Atualize as infraestruturas do AL

Se arrendar um apartamento de férias, uma das preocupações que deve ter é relativa às infraestruturas do AL. Cada vez é maior a preocupação dos viajantes em relação à infraestrutura bem como, comodidades e a acessibilidade. Hoje, as casas inteligentes, adaptadas aos nómadas digitais e que ofereçam wi-fi com internet rápida são valorizadas.

Para agradar às novas exigências pode instalar sistemas de domótica que melhorem o seu conforto e segurança, melhorando também aspetos relacionados com o conforto térmico e a iluminação.

Dica 2: Crie um AL sustentável

Ao preparar a sua casa de férias para 2025 não se esqueça de que o ecoturismo é uma tendência que tem vindo a acentuar-se, esperando-se que as questões da sustentabilidade venham a pesar cada vez mais na escolha do AL. Tornar o seu AL mais sustentável, promovendo boas práticas através da instalação de sistemas de recolha de água das chuvas, da disponibilização de baldes para reciclagem ou da decoração com objetos reutilizados e reciclados pode ajudá-lo a atrair os hóspedes que se preocupam com estas questões. Além de esta ser uma valia que ajuda na conversão de público, estará também a melhorar a reputação global do seu AL e a agir em conformidade com as necessidades do planeta, dando o seu contributo para um mundo melhor.

Dica 3: Mergulhe na era digital

O público atual está focado no digital e respira as novas tecnologias. Hoje, promover os espaços de AL nas redes sociais é uma estratégia crucial para cativar os viajantes, sendo que tanto Millennials como a Geração Z procuram conteúdos online e são profundamente influenciados pelos mesmos, baseando frequentemente as suas escolhas em vídeos curtos e imagens que viram no Instagram ou no TikTok. Lembre-se também de que a necessidade de imediatismo criada pelas dinâmicas digitais faz com que responder rapidamente às mensagens de hóspedes e potenciais hóspedes seja crucial para acompanhar as novas tendências e corresponder às expetativas do seu público-alvo.

Dica 4: Ofereça experiências autênticas e imersivas

Mais do que nunca, os viajantes querem viver a cultura e tradição dos locais que visitam e, por isso, implementar um conjunto de atividades, que siga as principais tendências, ajudará a que obtenha o sucesso desejado.

Poderá estabelecer parcerias com algumas empresas de organização de atividades como caminhadas ou workshops de artesanato, com restaurantes típicos, adegas locais ou vinhas. A inclusão de atividades diversificadas criará um maior desejo de ficar alojado no seu AL e permitirá que a experiência da estadia seja mais positiva. Assim, é provável que receba melhores avaliações e que tenha maior visibilidade e uma melhor taxa de ocupação.

Dica 5: Adapte-se às regulamentações em vigor

Tão importante quanto anunciar casas de férias e garantir que oferece uma estadia fantástica aos seus hóspedes é cumprir todas as regulamentações e a legislação em vigor para o setor dos AL.

Uma vez que as leis e a tributação para os AL se alteram com relativa frequência, poderá ser pertinente que consulte especialistas como advogados e contabilistas especializados neste mercado. Além disso, lembre-se de que a implementação do “Mais Habitação” em 2023 trouxe consigo algumas alterações. Mantenha-se atento a todas as alterações para garantir que cumpre os requisitos estipulados e evita multas. Além de ser benéfico para a economia do AL, ao cumprir as regras irá, também, aumentar a confiança do público e melhorar a reputação da propriedade.

Dica 6: Aproveite os portais de reservas online

Chegar a um público amplo torna-se cada vez mais difícil, já que o mercado do AL está cada dia mais saturado. Ao anunciar num portal de aluguer de férias como a Holidu, a Airbnb, o Booking.com, a VRBO ou outras do seu tipo poderá garantir que apresenta o seu espaço a um público mais amplo. Os viajantes valorizam cada vez mais informação detalhada, pelo que deve garantir que inclui descrições originais e completas, nas quais aproveite algumas das palavras-chave que correspondem às tendências para 2025. Alguns exemplos seriam “sustentabilidade”, “experiências culturais” ou “teletrabalho”.

Dica 7: Recorra à tecnologia para garantir o conforto

Foque-se no futuro e lembre-se de que pode transformar a tecnologia numa aliada de peso para criar experiências únicas, que melhorem a experiência dos seus hóspedes.

Investir em sistemas de som para ouvir música no banho, projetores para criar experiências de cinema em casa, assistentes de voz personalizados nas divisões ou sistemas de controlo de iluminação e temperatura são alguns exemplos apelativos, que agradarão a quem procura ambientes modernizados. Ainda que isto exija um investimento inicial, é natural que, a longo prazo, acabe por compensar, já que certamente receberá um maior número de visitas.

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