Como obter avaliações melhores?

Descubra como pode obter melhores avaliações!

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Dezembro 2024

Os viajantes e são os responsáveis por criar as tendências do momento no setor do turismo e as suas preferências, baseadas em gostos, eventos específicos ou preocupações acabam por afetar de forma direta todas as dinâmicas relacionadas com o mercado turístico, incluindo os destinos, os meios de transporte e os espaços de alojamento.

Os anfitriões de Alojamento Local (AL) que utilizam um website de aluguer de férias como a Holidu, a Airbnb ou o Booking.com dizem-no frequentemente: as boas avaliações e comentários ajudam muito a alugar a minha casa de férias. Isto não podia ser mais verdade!

Com cada vez mais pessoas a procurar o mercado do aluguer turístico como forma de rendimento, a concorrência tem vindo a intensificar-se, obrigando os gestores de AL a investir mais tempo e recursos para melhorar e promover a sua casa de férias. Neste processo, os comentários de hóspedes sobre casas de férias continuam a ser um dos aspetos mais relevantes, já que as avaliações positivas servem de incentivo para que os algoritmos das plataformas posicionem melhor o AL na listagem.  Fazendo assim, com que outros viajantes tomem contacto com ele e o escolham como espaço de alojamento para as suas férias.

Contribuindo para atrair e converter novos hóspedes, o papel das avaliações torna-se essencial para o sucesso no contexto ultra competitivo que atualmente encontramos. Por isso mesmo, neste artigo abordaremos as melhores estratégias para garantir boas avaliações através das interações com os hóspedes e desde a primeira manifestação de interesse até aos dias que sucedem à estadia. Saiba como conseguir um melhor feedback para se destacar no setor dos alojamentos locais. Saiba como conseguir um melhor feedback para se destacar no setor do alojamento.

Estimular boas avaliações desde o início

O processo de melhorar as avaliações começa, muitas vezes, antes da própria estadia. Durante todo o processo de reserva das férias pode conquistar a confiança dos futuros hóspedes e criar um sentido de expetativa e acolhimento. Para isto deverá fazer algumas perguntas sobre as suas necessidades particulares e oferecer-se garantir que são satisfeitas. Este cuidado irá impactar positivamente na perceção do futuro hóspede e nas suas sensações sobre a estadia, mesmo antes de chegar ao alojamento. A comunicação tem, como veremos de seguida, um papel crucial neste processo.

O papel da boa comunicação

Ao trabalhar a comunicação com os hóspedes a quem vai alugar apartamentos de férias mesmo antes da estadia estará a criar um vínculo especial entre as partes e a melhorar, desde o início, a experiência dos visitantes. Para isso, recomendamos que:

  • Tenha uma comunicação clara e transparente;
  • Responda às mensagens recebidas com rapidez;
  • Acautele medos e dúvidas que os futuros hóspedes possam ter;
  • Se disponibilize para fornecer extras de que necessitem;
  • Mantenha uma postura acessível e hospitaleira;
  • Mesmo que use modelos de email, opte pelos personalizáveis;
  • Dê informações detalhadas quando solicitadas;
  • Adote uma postura calorosa e simpática.

Estadia e boas avaliações: 5 dicas

A estadia é o momento mais importante para os hóspedes e é com base nela que eles formam a derradeira opinião que motiva os comentários e avaliações sobre o AL. Ainda que antes e depois da estadia também possa manter uma postura ativa que promova avaliações melhoradas, este é o momento em que o conforto, a disponibilidade e os detalhes podem fazer toda a diferença! Para entender como obter avaliações melhores, incentivando-as durante a estadia, deixamos 5 dicas:

  1.   Garanta facilidade de check-in
  2.   Tenha o AL limpo e cuidado
  3.   Invista em detalhes
  4.   Mantenha-se disponível
  5.   Assegure o conforto dos hóspedes
  1. Garanta facilidade de check-in

O momento da chegada é essencial para melhorar a opinião dos hóspedes, sendo importante que o processo de check-in seja muito prático e simples. Receber os hóspedes presencialmente ou facilitar as informações detalhadas que o ajudam a levantar as suas chaves ou a aceder ao cofre de chaves do seu AL garantirá que tudo corre bem e sem percalços. Neste momento é também valorizada a flexibilidade, pelo que permitir um check-in antecipado ou com horários mais abrangentes pode ser um motivador de boas avaliações.

  1. Tenha o AL limpo e cuidado

Os comentários positivos sobre o alojamentos de férias serão também potenciados caso o hóspede encontre o seu AL em perfeito estado. Apostar na limpeza e na manutenção do alojamento é essencial para uma boa estadia, cabendo-lhe verificar o estado de todos os equipamentos, trocar as roupas de camas e os atoalhados, e garantir uma boa higienização do espaço. Este aspeto é frequentemente mencionado nos comentários e essencial para uma boa avaliação.

  1. Invista em detalhes

Ao anunciar casas de férias são frequentemente os detalhes que atraem os hóspedes, levando-os a reservar a sua estadia. Os detalhes visuais que se destacaram nas fotos, no entanto, não precisam de ser os únicos a esperá-los à chegada. Pode usar isto a seu favor, deixando um pequeno cabaz de presente com produtos locais ou uma nota manuscrita de boas-vindas. Estes pequenos gestos criam ligações emocionais e memórias que potenciarão avaliações melhores.

  1. Mantenha-se disponível

Pode também melhorar a opinião dos hóspedes ao garantir que se mantém disponível para qualquer eventualidade. Fique atento a eventuais mensagens durante a estadia e responda de forma rápida e ativa a qualquer situação imprevista. Assim, permitirá que os hóspedes se sintam acompanhados e respeitados, demonstrando ainda uma postura profissional e atenta. Tudo isto contribuirá para que receba uma boa avaliação.    

  1. Assegure o conforto dos hóspedes

O conforto é um dos aspetos mais importantes para conquistar comentários positivos. Garanta que o AL oferece o maior conforto térmico com opções de climatização e roupas (edredões, mantas, etc…) adequadas. Tenha também todos os essenciais para os hóspedes que trabalham remotamente durante a estadia, garantindo um wi-fi rápido e divisões bem iluminadas. Assim, ao promover uma boa estadia, obterá melhores avaliações.

Solicite o feedback sempre que possível

Durante e após a estadia, o uso de cuidadosas estratégias de solicitação de comentários e avaliações pode também ajudar a maximizar o desejo de o hóspede avançar com esta ação no portal de aluguer de férias que utilizou. Pode motivar estes comentários positivos no momento do check-out, agradecendo e perguntando como foi a estadia. Uma mensagem, alguns dias depois da saída, a indicar como a opinião do hóspede é importante para si, com um link direto para as avaliações online, pode também estimulá-lo a comentar e avaliar a sua experiência.

Por fim, não se esqueça de que também irá potenciar melhores avaliações ao responder aos comentários dos hóspedes, de forma profissional e grata. Mesmo que a avaliação não seja tão boa como esperava, demonstre disponibilidade para aceitar críticas e revele o seu desejo de melhorar no futuro.

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