Consiga uma renda com uma casa rural: Transforme o seu alojamento de campo num refúgio lucrativo

Como obter mais receitas com as suas casas de campo

magazine_image

Dezembro 2024

A rotina agitada do quotidiano leva cada vez mais turistas a privilegiar os destinos campestres, procurando em ambientes mais rústicos e naturais um momento de contemplação, descanso e tranquilidade. As estatísticas mostram que o turismo rural se encontra em crescimento, e que a espaços deste tipo num website de aluguer de férias como a Airbnb, a Booking.com ou a Holidu geram interesse nos viajantes.

Se está a pensar arrendar uma casa de férias no campo, poderá encontrar múltiplos benefícios e descobrir que, de facto, ao transformar uma casa de campo ou propriedade rural num alojamento Local poderá garantir uma fonte de renda passiva bastante interessante. Neste artigo, deixaremos algumas dicas sobre como pode criar uma experiência apelativa para os hóspedes e como gerir o aluguer de forma eficiente para obter a rentabilidade desejada e justificar o seu investimento.

Vantagens de criar um AL rural

Um proprietário que pense investir em casas rurais para as transformar num alojamento local poderá ter encontrado uma boa oportunidade de negócio. O crescimento exponencial do turismo rural, a par com a procura mais acentuada por retiros plenos de tranquilidade, que se afastem do reboliço citadino, faz com que os viajantes prefiram, cada vez mais, AL’s rurais. Esta maior procura, no entanto, não é a única vantagem de criar um AL rural, podendo também considerar os benefícios seguintes:

  • Área do mercado do alojamento com menor concorrência;
  • Foco na tranquilidade, tradição e autenticidade;
  • Grande potencial de valorização da propriedade;
  • Apoio ao desenvolvimento das regiões rurais portuguesas;
  • Maior proximidade com a cultura e tradição locais;
  • Envolvente atrativa e convidativa, que pode motivar uma reserva mais imediata;
  • Recursos naturais que valorizam a experiência de estadia;
  • Vasto número de possibilidades de atividades adequadas ao espaço e aos hóspedes.

Como obter renda com uma propriedade rural

Uma casa de campo é um espaço perfeito para criar uma casa de turismo rural e obter, desta forma, um rendimento passivo.

A criação de um refúgio lucrativo inicia-se com a ideia e o plano de negócios relativo ao que pretende fazer. Com isto em mãos, deve avançar para a parte burocrática legalmente exigida, comunicando a intenção de abrir o seu AL e registando-o.

Se o espaço atender a todos os requisitos legalmente exigidos, chega a hora de realizar as melhorias necessárias (se as houver). A modernização das infraestruturas do imóvel poderá ser uma mais-valia, mas lembre-se de reservar as caraterísticas rústicas que lhe dão charme, já que serão, certamente, valorizadas pelos hóspedes. Pense também na decoração e mobiliário que deseja integrar no espaço, tentando criar ambientes que propiciem o bem-estar, a calma e a tranquilidade. Invista também no conforto térmico, já que um ambiente climatizado permitirá, também, que a sua propriedade rural se torne uma referência nos meses frios.

O passo seguinte será aproveitar plataformas como a Holidu, para que os anúncios sejam dados a conhecer a um público mais amplo e possa também ser mais criterioso com os hóspedes que recebe, vendo as suas avaliações. Pode impulsionar, usando o ambiente natural que rodeia a propriedade, as caraterísticas da região ou até mesmo estabelecendo parcerias com empresas locais, que torna o seu AL mais interessante, incentivando os viajantes a ficarem alojados no seu espaço. Depois, tudo o que terá de fazer será garantir que mantém uma comunicação simpática com os seus visitantes, e que faz a fundamental limpeza e manutenção de rotina.

4 dicas para criar um AL rural apelativo

Provavelmente está a pensar: quero arrendar a minha casa rural, mas como posso criar um AL em espaço rural que seja verdadeiramente apelativo para os hóspedes. Se for o caso, aproveite as 4 dicas que lhe deixamos:

Dica 1. Escolha uma decoração adequada

O que os viajantes usualmente procuram no turismo rural é um ambiente mais rústico e tradicional e, como tal, pode usar isto como mais-valia. Procura elementos decorativos funcionais e naturais, que comportem a tradicionalidade da região e crie um ambiente autêntico e acolhedor. Aproveite também os materiais típicos da região para este fim. Mantas ou tapetes artesanais ou outras peças realizadas por artesãos locais darão um toque único, ajudando-o a transformar uma casa de campo num AL de sucesso.

Dica 2. Ofereça atividades extra

Ao anunciar o seu AL rural poderá valorizá-lo e diferenciá-lo dos demais com a oferta de atividades extra, que podem ser de relaxamento, de imersão cultural, ou até de aventura.

Ideias como trilhos pedestres guiados, workshops de artesanato local, experiências gastronómicas, atividades como escalada ou rafting, ou visitas a quintas e herdades locais são uma excelente forma de destacar o seu negócio e tornar-se mais apelativo para os hóspedes. Pense no seu público-alvo e foque-se em oferecer as experiências que melhor se adequam a este.

Dica 3. Aposte na hospitalidade

O meio rural português é particularmente conhecido pelo ambiente familiar e hospitalidade. Desta forma, mesmo que não resida na região onde tem o seu aluguer rural, será benéfico que adote uma postura hospitaleira, tendo grande atenção ao detalhe e um cuidado particular, demonstrado em pequenos (grandes) gestos. A oferta de pão caseiro pela manhã ou a integração de um cabaz de boas-vindas são exemplos perfeitos de atenção, que podem transformar por completo a estadia dos hóspedes, fidelizando-os ou levando-os a recomendar a sua casa de férias no campo a outras pessoas.

Dica 4. Use o ar livre a seu favor

Ao anunciar casas rurais, não serão só as caraterísticas interiores da propriedade a atrair os visitantes. O meio envolvente será muito importante para cativar e converter o público. Assim, para conquistar um maior número de reservas, tenha atenção às áreas exteriores, apostando em espaços ao ar livre que sejam convidativos e versáteis. A criação de zonas de convívio e de relaxamento, a par com zonas que incentivem churrascos e refeições a céu aberto será valorizada por quem procura a tranquilidade do campo para recuperar a energia da corrida quotidiana do meio urbano.

Impulsionar a gestão de um espaço de turismo rural

A gestão de um AL de turismo rural pode ser exigente e, por isso, para que possa retirar uma renda passiva da atividade, é também importante que adote algumas estratégias de gestão. Recomendamos que pondere as seguintes:

  • Considere a localização em que vai abrir o seu espaço de turismo rural e os seus atrativos;
  • Aproveite os preços inteligentes para garantir preços adaptados à procura e à época do ano, tornando-se mais competitivo;
  • Defina um público-alvo e defina o negócio com base no perfil dos hóspedes que gostaria de receber;
  • Se anunciar em mais do que uma plataforma, aproveite um PMS para o apoiar na gestão, evitando situações como inconsistência de preços ou dupla reserva;
  • Mantenha uma comunicação ativa com os hóspedes e responda sempre às mensagens e às avaliações;
  • Aposte na manutenção da propriedade e apresente sempre um ambiente funcional e limpo;
  • Aproveite uma parte do seu lucro e continue a investir no AL, garantindo que o torna cada vez mais apelativo para o público nacional e internacional.

Em suma

Apostar num espaço de turismo rural pode ajudar a destacar o seu AL em portais como a Holidu, destacando-o de anfitriões que estejam a arrendar casas rurais mais citadinas. Nas suas mãos, terá um AL que atua num mercado menos saturado, aproveitando os benefícios de uma envolvente mais natural e com uma ligação mais estreita à Natureza, à cultura e à tradição da região em que se insere. Além das caraterísticas da propriedade, poderá criar experiências muito apelativas para os hóspedes através de elementos decorativos, de atividades adequadas e de um atendimento personalizado, que destaque a hospitalidade caraterística das regiões rurais portuguesas. Uma gestão eficiente e um serviço atento e de proximidade poderão garantir que o seu AL rural se torna um sucesso e que o seu investimento se torna muito rentável para si.

hans-isaacson-ycWSn2S7dio-unsplash-min

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

“Mais Habitação”: Como as medidas afetam o Alojamento Local

Anfitriões

Modelo 21 RFI: obrigações fiscais para proprietários de Alojamento Local

Anfitriões

Modelo 238 em Espanha: O que é e quem deve apresentá-lo

Anfitriões

Modelo 30 para Alojamento Local: tudo o que precisa de saber

Anfitriões

É obrigatório exibir a placa de Alojamento Local?

Anfitriões

Os vizinhos podem proibir alojamento local em Espanha?

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.