As cidades mais rentáveis para alojamentos locais em Portugal

Veja quais são as cidades mais rentáveis de momento!

magazine_image

Dezembro 2024

O mercado do alojamento local (AL) está em crescimento em Portugal, sendo potenciado por websites de aluguer de férias como a Holidu ou o Airbnb, que contribuem para amplificar a entrega da informação sobre o aluguer de férias, cativando e convertendo um público amplo e internacional e motivando, assim, melhores taxas de ocupação e melhor rentabilidade para o proprietário.

Neste contexto, algumas cidades do país têm vindo a tornar-se verdadeiros tesouros neste mercado, sendo que se verificam diferenças na taxa de ocupação de AL por cidade.

Para quem integra este setor ou pretende registar um AL, conhecer as cidades mais rentáveis pode ser uma mais-valia, para garantir um retorno financeiro positivo e ter sucesso com esta atividade.

Neste artigo apresentaremos as 6 cidades mais rentáveis no país, para que saiba onde investir em Portugal em alojamentos de férias tendo em conta a procura, a sazonalidade e a rentabilidade do negócio em cada uma delas. Deixaremos ainda alguns conselhos e dicas que podem ajudá-lo a fazer o investimento certo e a maximizar os seus lucros.  

As cidades mais rentáveis para o AL

Ao longo dos anos, estudos realizados por várias entidades, incluindo as próprias plataformas de alojamento de férias, como a Airbnb têm apresentado listas com as melhores localidades portuguesas para investir no AL.

Considerando as cidades mais rentáveis e questionando qual é a taxa de ocupação nestas cidades de acordo com a época e os atrativos, alguns dados têm vindo a destacar-se.

Este ano, baseando-se em dados de 2023, o Algarve surge como a região com melhor desempenho, sendo que a hotelaria somou mais de 1,5 mil  milhões de euros na região, destacando-se os viajantes internacionais que procuram espaços pet-friendly, com piscina e wi-fi.

Ainda que a região algarvia se destaque (incluindo-se na nossa listagem 3 cidades desta zona do país), importa olhar, caso a caso, as cidades mais rentáveis para alugueres de temporada em Portugal. São elas:

  1.   Lisboa;
  2.   Albufeira;
  3.   Porto;
  4.   Lagos;
  5.   Funchal;
  6.   Faro.

1. Lisboa

Para quem explora o mercado do arrendamento – e, neste caso em particular, seja num portal de alojamentos de férias como a Airbnb ou um alojamento de longa duração – a capital portuguesa destaca-se como um dos melhores locais para investir, em termos de rentabilidade e taxa de ocupação.

A procura turística nesta região é imensa, sendo que ao longo de todo o ano se verifica um equilíbrio na ocupação dos espaços de alojamento, motivada pelo turismo cultural e patrimonial, e também pelos múltiplos eventos que a cidade recebe. Em 2023, a taxa média de ocupação rondou os 90%. A rentabilidade média de um AL em Lisboa ultrapassa os 4 mil euros mensais, podendo mesmo chegar aos 6 mil euros. As zonas da cidade com maior procura são as da baixa da cidade, incluindo o Chiado e a Avenida da Liberdade.

Apesar disto, considere que as restrições do programa Mais Habitação, criado para resolver os problemas da habitação nas cidades mais populosas, poderão oferecer maiores dificuldades caso deseje criar um AL na capital.

2. Albufeira

Albufeira é mais uma cidade algarvia onde investir num AL de sucesso.

Tratando-se de um dos destinos mais procurados por portugueses e estrangeiros este destaca-se particularmente no verão, podendo a rentabilidade ascender aos 6 mil euros mensais.

Com o turismo balnear como motor, esta cidade tem maior procura junto às suas praias, incluindo a Praia da Oura, e também no seu centro histórico.

3. Porto

Se está a tentar perceber o que é mais rentável para um proprietário de AL, o Porto é uma localidade a considerar. A popularidade crescente desta cidade tem vindo a colocá-la no centro das atenções mundiais, atraindo turistas que procuram o turismo histórico, cultural, gastronómico e o enoturismo. Em 2023, a cidade teve uma taxa de ocupação de 88%, com os meses entre abril e outubro a merecer destaque. Algumas das celebrações da cidade, como o São João do Porto, são épocas particularmente rentáveis para as estruturas de alojamento. A rentabilidade média oscila entre os 3 mil e os 5 mil euros mensais nos meses de maior procura, com a zona da Avenida dos Aliados e da Ribeira em destaque.

Tal como em Lisboa, poderá deparar-se com alguns constrangimentos na criação de um AL devido às medidas do programa Mais Habitação.

4. Lagos

Lagos é, segundo as estatísticas atuais, um dos destinos mais procurados por turistas estrangeiros, sendo que a maior procura acontece no verão, quando a média de rentabilidade pode chegar aos 4.800 euros por mês.
Ao longo de todo o ano, o vasto património da cidade faz com que exista um índice de ocupação média de 65%. A zona do centro histórico e da marina são as mais procuradas para ficar alojado em Lagos.

5. Funchal

Na Madeira, encontramos outra cidade que se destaca no mercado do AL: o Funchal. Este destino é procurado por turistas nacionais e mundiais, sendo que o turismo proveniente do norte da Europa merece destaque. O clima da região promove uma elevada taxa de ocupação ao longo de todo o ano, sendo que a Passagem de Ano é o evento que parece atrair mais visitantes.
A rentabilidade mensal nesta localidade pode ascender aos 4500 euro, sendo que a tendência é para uma maior procura de espaços de alojamento próximos das áreas costeiras ou do centro histórico.

6. Faro

A taxa de ocupação de ALs em Faro é, também, digna de menção. Este destino é muito procurado por pessoas que “levam o trabalho de férias”, oferecendo condições fabulosas para aproveitar o equilíbrio entre infraestruturas adequadas para o trabalho remoto, espaços naturais e património.
Além dos nómadas digitais, quem procura o turismo balnear e cultural também aprecia esta localidade, levando a que a rentabilidade mensal oscile entre os 2800 euros e os 4200 euros, segundo dados de 2023. As zonas em torno da Ria Formosa e o centro da cidade estão entre as mais procuradas pelos hóspedes.

Conselhos para maximizar a rentabilidade

Numa perspetiva regional, se pretende arrendar apartamentos de férias para garantir a melhor rentabilidade possível, deverá considerar:

  • Os pontos de interesse da região (monumentos, praias, gastronomia);
  • Os eventos de maior destaque (festivais de verão, eventos temáticos, festas da região);
  • As taxas de ocupação segundo a sazonalidade (época alta e época baixa);
  • O tipo de turista que pretende receber no seu AL;
  • As infraestruturas e serviços oferecidos na região.

Além disto, considere também que a rentabilidade de um AL não depende apenas da região, mas também da sua ação direta, sendo importante que tenha uma postura profissional e garanta um imóvel cómodo, cujas comodidades e temáticas gerem interesse no público-alvo. Além disso, uma comunicação ativa e simpática, bem como um cuidado extra com a manutenção e limpeza serão pontos a seu favor. Um portal de aluguer de férias de qualidade e um PMS que corresponda às suas necessidades serão, também, um passo para que seja bem-sucedido.

hans-isaacson-kVmMMILj4EA-unsplash-min

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Como obter avaliações melhores?

Anfitriões

Dicas e tendências para 2025

Anfitriões

Consiga uma renda com uma casa rural: Transforme o seu alojamento de campo num refúgio lucrativo

Anfitriões

“Mais Habitação”: Como as medidas afetam o Alojamento Local

Anfitriões

Modelo 21 RFI: obrigações fiscais para proprietários de Alojamento Local

Anfitriões

Modelo 238 em Espanha: O que é e quem deve apresentá-lo

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.