O que é o programa Genius da Booking.com?
Conheça o programa Genius da plataforma Booking
Outubro 2024
Os proprietários de Alojamento Local que utilizam um site de alojamentos de férias ou plataformas como a Booking.com ou entidades parceiras de referência como a Holidu podem beneficiar de alguns dos benefícios oferecidos por este tipo de plataforma.
No caso da Booking.com, o programa de marketing Booking Genius oferece benefícios interessantes para os anfitriões que cumpram os requisitos para participar. Para estes, o uso do Genius pode aumentar a visibilidade e as reservas, sendo que uma postura adequada poderá ainda ajudar a potenciar as oportunidades que o programa oferece e melhorar o desempenho do aluguer de férias.
Se quer saber o que é Genius no Booking, quais os seus requisitos, níveis e vantagens, este artigo pode ajudá-lo.
Programa Genius: o que é?
Arrendar uma casa de férias pode ser lucrativo, principalmente se estiver atento às ofertas das principais plataformas online de listagem de AL’s.
No caso de Booking.com, encontrará o programa Genius, um programa de marketing especificamente destinado aos parceiros deste site e que contribui para aumentar a visibilidade de alguns espaços de alojamento junto de uma grande diversidade de viajantes, através de ofertas apelativas.
Este programa é ideal para quem arrenda apartamento de férias, mas apenas pode ser acedido pelos proprietários que cumpram os requisitos estipulados. Quando isto acontece, os anfitriões passam a ter acesso a um programa flexível, que oferece vários níveis de descontos e benefícios adicionais, promovendo o crescimento do negócio e a sua rentabilidade.
Benefícios Genius para os anfitriões
Como já referimos, o programa Genius oferece vários benefícios para os gestores de casas de férias para alugar, incluindo:
- aumentar a visibilidade;
- alcançar audiências exclusivas;
- segmentar os viajantes de maior valor;
- receber um maior número de reservas;
- aumentar a rentabilidade do AL.
Segundo a Booking.com, as propriedades destacadas com o logótipo da Genius obtêm cerca de 70% mais visualizações por parte dos viajantes Genius, aumentando o número de reservas, quer nas propriedades com ofertas promocionais (45%), como nas que não se encontram abrangidas pelo desconto (30%). Isto acontece porque existem filtros que permitem aos viajantes pesquisar apenas as propriedades Genius, mas também porque garante um melhor posicionamento no ranking e integra investimentos em campanhas direcionadas, nacional e internacionalmente. Por fim, segundo a plataforma, os clientes Genius conquistam, em média, uma receita 40% superior ao alcançarem novos públicos.
Vale a pena destacar que este programa está acessível aos utilizadores da plataforma ou das plataformas de parceiros estratégicos.
Requisitos de participação no Genius
O Genius booking é gratuito e muitos proprietários têm interesse neste programa. Ainda assim, a adesão ao Genius, ainda que não tenha custos, implica o cumprimento de requisitos de participação.
Para que a sua propriedade seja elegível, esta deve estar disponível para reservas no portal da Booking.com e ter recebido, no mínimo, 3 avaliações de hóspedes. A sua pontuação nas avaliações dos hóspedes deverá ser de, no mínimo, 7.5 (podendo ser consideradas propriedades com pior classificação caso a média da região seja inferior a 7.5 e o proprietário tenha obtido uma pontuação superior à média).
Quem cumpre os requisitos de participação pode inscrever-se no Genius na própria plataforma, sendo que a propriedade mais acessível e popular passará automaticamente a ter 10% de desconto Genius booking.
Genius: outras informações essenciais
As opiniões sobre Genius booking são positivas, sendo que os benefícios que encontrará dependerão do nível do programa em que se integre, já que as recompensas que este programa oferece aos viajantes depende da atividade dos mesmos, o que lhe oferece uma maior capacidade de segmentação do público. Estima-se que os viajantes Genius façam um maior número de reservas, gastando cerca de 15% mais, e o façam com uma antecedência até duas vezes maior. Além disso, estes hóspedes são mais ativos e deixam 29% mais comentários, o que também é valioso para o seu posicionamento no motor de busca.
Dependendo do nível em que se enquadre, poderá optar por diferentes ofertas e incentivos, que ajudam a que conquiste um público mais específico e adequado ao seu negócio. Os níveis do Genius são os seguintes:
- Genius Nível 1: Os clientes integram este nível no seu registo e é recomendado que os proprietários ofereçam um desconto de 10%, que visa a segmentação dos viajantes neste nível;
- Genius Nível 2: Apenas os viajantes com 5 ou mais reservas concretizadas no prazo de dois anos têm acesso. Recomenda-se que seja oferecido um desconto de 15%, que ofereça o pequeno-almoço ou que permita upgrades gratuitos, que ajudem destacar a sua propriedade;
- Genius Nível 3: O Genius 3 booking destina-se aos viajantes com 15 ou mais reservas em dois anos, oferecendo acesso a um público com maior propensão para reservar e uma menor taxa de cancelamento. Pode oferecer 20% de desconto para segmentar viajantes neste nível, ou ainda optar pelo pequeno-almoço e os upgrades do nível 2. Usualmente, a Booking.com atende de forma prioritária este tipo de hóspede, oferecendo um serviço de apoio ao cliente melhorado.
Com o uso do Genius, estes descontos ajudam a aumentar a taxa de ocupação do seu AL, o que corresponde também a uma maior rentabilidade. Acompanhado do preço dinâmico, isto poderá ajudar a alcançar um público mais amplo, exclusivo e ideal para o negócio, contribuindo para cumprir os seus objetivos e a aumentar o número efetivo de reservas.
Dicas para maximizar as oportunidades do Genius
Como acontece com qualquer funcionalidade de um portal de aluguer de férias, também o programa Genius booking foi pensado para ajudar os proprietários a melhorar a sua atividade. Ainda assim, para que usufrua plenamente das suas ofertas, é importante que tenha em mente algumas dicas que podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo as oportunidades que o programa oferece para melhorar o desempenho do aluguer. Deixamos 3 dicas que nos parecem fundamentais:
- Ofereça os descontos sugeridos
De acordo com cada nível do Genius, deve considerar um desconto que ajude na cativação dos seus hóspedes. No nível 1 é recomendado um desconto de 10%, que deverá aumentar para 15% (ou mais) para os níveis 2 e 3.
Tenha ainda benefícios extra, que valorizem a sua propriedade e a destaquem de forma mais evidente.
- Ajuste as estratégias com as ferramentas disponíveis
O programa Genius dá-lhe acesso a relatórios e estatísticas que lhe permitem avaliar melhor o desempenho da sua casa de férias para alugar. Aproveite estes dados para ajustar as suas estratégias de marketing e as tornar mais eficazes. Lembre-se de que é fundamental manter a sua classificação positiva (acima de 7.5) para continuar a usufruir dos benefícios Booking Genius.
- Otimize o perfil
Com o aumento da visibilidade, poderá aproveitar para potenciar o desempenho do seu imóvel. Para isto, invista em fotos e numa descrição melhores, que sejam mais cativantes para os viajantes. Isto poderá fazer toda a diferença na conversão do público.