Plataformas de alojamentos de férias: tudo o que precisa saber

As marcas já estabelecidas no mercado da habitação turística podem tornar-se grandes aliadas para impulsionar e consolidar o nosso negócio.

magazine_image

Outubro 2024

A gestão de um apartamento ou casa de férias é uma atividade que exige tempo, dedicação e qualificação. Muitos anfitriões não têm a formação nem os recursos necessários para garantir uma boa administração das suas propriedades e, por isso, recorrem a plataformas que se dedicam a ligar anfitriões e hóspedes no setor dos alojamentos de férias. Falamos de grandes empresas como Holidu, Airbnb, Vrbo, Vazati, Itrip, Belvilla, Booking, entre outras. Estas plataformas profissionais podem ajudar-nos a dar um salto de qualidade de forma simples. Vamos aprofundar este tema no seguinte artigo.

keys

A gestão independente de um aluguer de férias vs. juntar-se a uma plataforma  

O que nos convém mais? Uma gestão independente da nossa propriedade de férias ou estabelecer um acordo com uma plataforma? Tudo dependerá dos benefícios que essa aliança nos possa trazer e da relação esforço-qualidade-preço. A gestão independente tem algumas vantagens que uma plataforma não oferece:

  • Terá total independência económica, evitando as comissões elevadas que as plataformas cobram pelos seus pacotes básicos ou por vários dos seus serviços.  
  • A sua casa, as suas regras. Deve cumprir a legislação vigente na sua localidade e respeitar as normas de convivência com os vizinhos. O resto das regras são definidas por si, sem depender de terceiros para estabelecer normas de uso da propriedade.  
  • Poderá exercer um maior controlo sobre as operações e reservas, além de ter mais flexibilidade em relação aos seus horários e possibilidades.  
  • Poderá oferecer um feedback personalizado e imediato, sem interferências. O atendimento humano e personalizado é muito valorizado pelos hóspedes, que costumam mencionar isso nas suas avaliações.  

Contudo, esta opção também tem desvantagens. A principal é que a carga de trabalho aumenta. Muitas vezes, o gestor tem de ser o contabilista, a pessoa que lida com os hóspedes, o gestor de redes sociais, o responsável pela limpeza e pela administração do imóvel. É demasiada responsabilidade, principalmente para os anfitriões que têm disponibilidade limitada.

Benefícios de se associar a uma plataforma

Não podemos ignorar que, ao associar-nos a uma plataformas de alojamentos de férias, o nosso público-alvo aumentará em quantidade e qualidade. Os nossos anúncios chegarão a viajantes que, de outra forma, provavelmente não encontrariam a nossa propriedade. Estas plataformas têm milhões de pessoas registadas, direta ou indiretamente, o que nos dá um alcance muito maior do que o que teríamos de forma independente.

Por outro lado, o reconhecimento da marca da plataforma transmite confiança e segurança aos potenciais hóspedes, especialmente num mundo digital onde há risco de fraudes relacionadas com viagens. Muitos viajantes preferem pagar mais para garantir que a sua viagem corre bem ou, pelo menos, para terem a possibilidade de reclamar o seu dinheiro em caso de problemas.

Além disto, beneficiaremos de um suporte operacional já em funcionamento, com experiência e serviço de apoio ao cliente. A plataforma poupa-nos o investimento num software especializado para alojamentos de férias, permitindo-nos utilizar as suas apps já concebidas para esse fim. A Holidu, por exemplo, dispõe de uma aplicação intuitiva que facilita a gestão das suas propriedades.

Um anfitrião pode implementar o modelo da plataforma em poucos dias, sem precisar do tempo necessário para criar um negócio do zero. Além disso, podemos beneficiar das campanhas publicitárias da plataforma, que muitas vezes empreendem estratégias centralizadas que trazem hóspedes para os seus anfitriões afiliados.

Principais desvantagens de se aliar a uma plataforma  

Mas atenção. Antes de decidir que plataforma se ajusta mais às suas possibilidades e características, é importante conhecer as desvantagens de se associar a uma delas. As plataformas exigem um investimento inicial e uma percentagem dos seus lucros brutos obtidos com o aluguer da sua casa de férias. Neste sentido, não só precisa de ter um fundo para iniciar esta aventura, como verá reduzida a sua margem de lucro.

Por outro lado, a sua autonomia como gestor da propriedade será limitada. Cada plataforma estabelece o seu próprio sistema de reservas, com condições e restrições. Se assinar um contrato com uma plataforma, terá de cumpri-lo; caso contrário, sair do acordo poderá implicar custos adicionais. Leia atentamente os detalhes do contrato antes de assinar. Se necessário, peça ajuda a um consultor ou advogado especialista.

Plataformas populares no setor de casas para férias  

O mercado de alojamentos de férias está em expansão. Atualmente, há diversas páginas web dedicadas a alojamentos de férias e muitas plataformas que promovem destinos turísticos. A seguir, enumeramos algumas das mais populares:

 

  • Holidu. Holidu é uma plataforma ideal para publicar as suas propriedades e exibi-las a milhões de viajantes, enquanto conta com suporte digital personalizado e profissional para gerir as suas propriedades. Holidu também oferece uma experiência gratuita, sem custos iniciais nem contratos mínimos.
  • Airbnb. Outro gigante no setor do aluguer de férias. Embora tenha começado como um site para proprietários que alugavam quartos ou partilhavam a sua casa, evoluiu rapidamente. Hoje, é uma plataforma que congrega experiências, alugueres de todos os tipos, viagens e tudo o que envolve um projeto de férias.
  • Belvilla. Com mais de 40 anos de experiência no setor, Belvilla é uma plataforma segura e confiável onde pode anunciar a sua casa de férias, independentemente do tipo de propriedade. Especializa-se em Espanha e Alemanha, mas o seu alcance abrange cerca de 20 países. Oferece várias opções de integração ao proprietário, desde textos profissionais até a sua própria app e dados do produto em vários idiomas.

Destacámos estas plataformas, mas há muitas mais: Booking, Vacasa, Itrip, Real Property Management, entre outras. A maioria destes portais oferece condições interessantes. Analise com atenção as opções disponíveis e avalie qual poderá trazer-lhe mais benefícios.

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Contrato de Alojamento Local - Modelo Gratuito [PDF]

Anfitriões

Processo de triagem de hóspedes para casas de férias

Anfitriões

E-mails para hóspedes: melhores dicas e exemplos

Anfitriões

Métodos de pagamento para a sua casa de férias

Anfitriões

Iniciar um blog sobre alojamentos para férias

Anfitriões

Como otimizar alojamentos de férias pequenos

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.