O que é o late check-out e por que deve implementá-lo

Ofereça aos seus hóspedes a possibilidade de um check-out tardio do seu apartamento de férias e descubra as vantagens que isso pode oferecer.

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Setembro 2024

Uma experiência frequente dos anfitriões de espaços de Alojamento Local (AL) é referente à hora de saída dos hóspedes. Muitas vezes nos deparamos com declarações como: “estou a arrendar a minha casa de férias e o meu hóspede pediu-me para sair mais tarde”. Quando esta situação acontece de forma inesperada, muito perto da hora prevista para o check-out, esta pode ser desestabilizadora e afetar outros planos que tenha, como a limpeza da casa ou a entrada dos hóspedes seguintes.

Ao arrendar um alojamento de férias, torna-se assim importante que implemente estratégias que garantam a satisfação dos hóspedes, mas salvaguardem as suas necessidades enquanto proprietário do alojamento local. Para isto foi criada a opção de late check-out, que talvez já tenha ouvido na sua estadia noutro tipo de estruturas de alojamento, como hotéis ou pousadas.

Hoje, falaremos sobre o que significa este conceito e como pode implementar o late checkout na sua casa de férias para alugar, já que esta é uma opção que tem quando promove o seu AL num portal de aluguer de férias como a Holidu.

Se é anfitrião de uma casa de férias para alugar e quer saber o que acontece se um hóspede sair tarde, quais os benefícios de implementar o check-out late e as principais políticas e tarifas a considerar neste caso, não deixe de ler este artigo, que preparámos para si.

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Late check-out: significado   

Sendo uma expressão comum no mundo do alojamento, é natural que os proprietários de AL’s se questionem sobre o que significa late check-out e se esta modalidade está disponível para quem arrenda casas de férias. Tal como acontece no late check-out do hotel, num AL também se podem implementar tarifas para late checkout numa casa de férias, que trazem benefícios quer para o anfitrião como para os hóspedes.

O check-out é o termo usado para o processo de saída do hóspede de um alojamento, com a entrega das chaves e a verificação da propriedade. Por norma, a hora estipulada de saída costuma ser estabelecida entre as 10 da manhã e o meio-dia. Ainda assim, em alguns casos, por razões relacionadas com os hábitos pessoais ou com as horas dos voos, os inquilinos preferem sair mais tarde. Surge, assim, o conceito de late check-out, ou check-out tardio.

O late check-out nada mais é do que a oferta de um serviço que permite usufruir da habitação por mais tempo do que o normalmente estipulado no horário de base. Este serviço deve ser solicitado pelo hóspede e inclui taxas associadas, sendo que está sempre sujeito à disponibilidade. Por ter um custo adicional e ser solicitado no momento da reserva, o anfitrião terá vantagens, não sendo apanhado de surpresa quanto à saída tardia do seu hóspede e evitando, assim, que a sua agenda seja comprometida.

Oferecer late check-out: os benefícios

A oferta da opção de check-out late aos seus hóspedes pode ter benefícios para ambas as partes, garantindo uma maior comodidade e satisfação para os inquilinos, e uma melhor capacidade de organização e gestão para o anfitrião. De seguida, apresentaremos os quatro maiores benefícios deste serviço, respetivamente para o proprietário e o convidado do AL.

Vantagens para o anfitrião

  • Melhor gestão do alojamento: ao saber se o seu hóspede contratou o serviço de late check-out saberá exatamente a hora da sua saída, evitando surpresas que possam comprometer a agenda do AL, como limpeza, manutenção ou a entrada dos hóspedes seguintes; 
  • Aumento da rentabilidade: estão previstas tarifas para late checkout em alojamento de férias e, por isso, a opção de check out late poderá corresponder a uma receita adicional para o proprietário; 
  • Diferenciação do AL: a concorrência no mundo do alojamento local pode ser intensa em algumas regiões e a oferta deste serviço pode ser um elemento diferenciador, uma vez que contribui para melhorar a experiência dos hóspedes; 
  • Fidelização: a oferta de um serviço de late check-out pode motivar os viajantes a escolher o seu AL e ser um fator de decisão para o seu regresso noutras ocasiões. Assim, irá ajudá-lo a cativar e a fidelizar os clientes.

Vantagens para o hóspede

  • Facilidade no planeamento da viagem: também os hóspedes terão uma melhor capacidade de organização se tiverem acesso ao late check-out, podendo programar a sua saída de acordo com as suas necessidades e/ou o horário dos transportes; 
  • Transparência dos custos: estando implementado o serviço de late check-out, os hóspedes saberão qual o custo efetivo de uma saída tardia do AL, não existindo surpresas quanto às taxas adicionais; 
  • Maior tranquilidade: com a possibilidade de estender a estadia por algumas horas, os inquilinos estarão sujeitos a uma menor ansiedade no momento de organizar as suas malas e de se preparar para sair, o que oferecerá uma experiência mais tranquila; 
  • Valorização da estadia: com mais tempo para preparar as suas malas e sair, os hóspedes poderão aproveitar melhor a sua viagem, aproveitando o último dia para fazerem o que mais lhes apetecer: passear pela localidade, fazer compras ou simplesmente descansar um pouco mais.

Políticas de late check-out que deve conhecer

Enquanto anfitrião de um AL deve considerar a gestão da propriedade e a logística entre as reservas, pelo que se torna essencial estabelecer políticas claras de late check-out, garantindo assim uma gestão eficiente da sua casa de férias para alugar.

Para que isso aconteça é muito importante que estabeleça uma taxa específica e que a apresente de forma clara e incontestável, tendo em mente o tempo extra que o hóspede pretende passar na habitação. Deve ainda fixar um horário máximo para a saída dos viajantes, que salvaguarde os tempos de limpeza e preparação para a receção dos hóspedes que se seguirão.

Tenha em mente, também, que na época alta da sua região, esta opção pode não ser viável, já que a taxa de ocupação pode ser maior. Assim, deve estipular um prazo para a solicitação deste tipo de serviço, para que o pedido seja feito atempadamente, alertando para que saídas tardias sem aviso prévio possam ter custos extra para o hóspede.

Tenha ainda em atenção que deve estipular tarifas para late checkout em aluguel de férias. Embora possa praticar os valores que melhor se adequarem ao espaço e ao impacto da saída tardia, o mais comum no caso de casas de férias para alugar é que a taxa se encontre entre os 10 e os 30 euros, variando também conforme o tempo extra de que o hóspede necessita. Em alguns casos, os anfitriões podem não cobrar quaisquer taxas, se o pedido for por tempos irrisórios, ou se não esperar outro hóspede para o dia da saída.

Pode ainda usar esta estratégia a seu favor, oferecendo o late check-out a hóspedes mais frequentes, como parte de um bónus de fidelidade.

Implementar o late check-out de forma eficiente

Para que possa implementar o late check-out na sua propriedade de férias para alugar, deixamos ainda 6 dicas:

  1. Estabeleça regras claras, apostando na transparência quanto aos horários, regras e taxas associadas; 
  2. Tenha diferentes taxas e horários previstos de saída, estipulando o custo de acordo com o tempo extra solicitado pelo hóspede; 
  3. Considere a disponibilidade do AL e os tempos de que necessita, para evitar que a saída tardia afete a logística e prejudique os hóspedes seguintes; 
  4. Estipule um prazo máximo (por exemplo, até 7 dias antes do check-in) para o hóspede solicitar o check-out late; 
  5. Premeie a fidelidade, oferecendo a hipótese de late check-out sem taxas aos seus hóspedes mais frequentes; 
  6. Comunique de forma clara com os hóspedes sobre os horários e as regras do check-out, mantendo ainda uma comunicação eficaz com as equipas de limpeza, para que tudo seja coordenado de forma eficaz.

Em suma

Ao anunciar casa de férias, pode implementar serviços como o late check-out. Este tipo de oferta será benéfica para ambas as partes, permitindo, ao mesmo tempo, maior transparência, comodidade e satisfação para os seus hóspedes. Quando implementa este serviço eficientemente garantirá que cativa e fideliza o seu público, diferenciando a sua casa de férias e impulsionando um maior número de estadias.   

Implementa anche l’early check-in o check-in anticipato

Così come puoi adattare il tuo business per offrire un late check-out, hai anche la possibilità di stabilire un orario anticipato di arrivo alla casa vacanze. Cioè, permetti l’entrata nella casa prima degli orari abituali standard e, potenzialmente, prima di quanto sia consentito dai tuoi concorrenti.

Per farlo dovrai pianificare attentamente e coordinarti con il servizio di pulizia, in modo che tutto sia pronto per il check-in anticipato. Normalmente se l’orario convenzionale per entrare in una casa è tra le 14-15 ore, un check-in anticipato potrebbe permettere, ad esempio, l’arrivo intorno alle dieci del mattino.

Come puoi vedere, le politiche di late check-out o early check-in contribuiscono a migliorare il posizionamento delle case vacanza, ad ampliare l’offerta di comfort per il cliente e a fidelizzare gli ospiti attraverso pratiche che generano esperienze positive e soddisfacenti.

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