Melhores alternativas ao Airbnb para anunciar a sua casa de férias
Neste guia, mostramos-lhe as melhores alternativas à Airbnb para anunciar o seu alojamento de férias
Setembro 2024
Quem procura uma plataforma para anunciar a sua casa de férias, rapidamente encontra a Airbnb. Sendo um dos portais mais aclamados ao redor do mundo, este website de aluguer de férias conta com a confiança de milhares de anfitriões e turistas, que aproveitam para, respetivamente, oferecer e adquirir os serviços de alojamento. Esta plataforma tem muitas ferramentas úteis de gestão para quem opera um Alojamento Local (AL) e é bastante apreciado por quem decide “vou arrendar a minha casa de férias”.
Ainda que o sucesso desta plataforma seja inegável, alguns anfitriões de propriedades de arrendamento temporário procuram uma alternativa ao Airbnb.
Além da Holidu, através da qual consegue reservar propriedades em vários sites semelhantes ao Airbnb e na própria Airbnb, terá ainda algumas opções de concorrentes do Airbnb que poderá ter vantagem em conhecer.
Venha conhecer algumas páginas semelhantes ao Airbnb e descobrir também como pode usar os vários portais para diversificar as suas estratégias de marketing e maximizar a visibilidade do seu AL.
Faz sentido procurar fora desta plataforma
O Airbnb é um excelente portal para quem quer arrendar apartamento de férias, mas isto não significa que não faça sentido procurar uma plataforma de reserva alternativa! Na verdade, mesmo em termos de diversificação do marketing da sua propriedade, isto poderá fazer algum sentido.
Para começar, esta procura por páginas como o Airbnb pode ser motivada pelo facto de existirem comissões associadas ao seu uso, que poderão não ser do agrado de todos os anfitriões. Atualmente, a concorrência do Airbnb já permite encontrar alguns portais com comissões mais baixas e garantem ao proprietário uma maior rentabilidade ao anunciar casa de férias.
É também necessário considerar que, justamente por ser a mais popular entre os sites do seu género, o Airbnb é procurado por um número mais elevado de proprietários de imóveis para arrendamento de férias, o que pode ser prejudicial para a visibilidade do imóvel, já que a concorrência é intensa, principalmente nas regiões mais turísticas.
Por fim, procurar alternativas ao Airbnb pode fazer sentido também porque isto facilitará a diversificação do marketing do AL, já que ao promover o seu alojamento em sites do tipo Airbnb e semelhantes aumentará o alcance da divulgação, chegando a públicos diferentes e garantindo, deste modo, que não fica dependente de um único portal de alojamento de férias.
Outras plataformas como o Airbnb
Quem procura websites como o Airbnb encontrará diversas alternativas online, incluindo a Holidu que, desde 2014, se focou na satisfação e rentabilidade dos anfitriões de AL, criando uma ferramenta de proximidade que garante os melhores serviços e todo o apoio a quem arrenda a sua casa de férias. Esta plataforma tem a vantagem de permitir que os viajantes acedam às propriedades de espaços de alojamento anunciados no Airbnb e semelhantes, apresentando taxas variáveis entre 3% e 16%, relativas ao custo das reservas, às comissões dos serviços prestados ao cliente e às despesas de gestão. De entre as plataformas como o Airbnb que um anfitrião de AL pode encontrar, destacamos 3 que deve conhecer:
- Booking.com
- Vrbo
- Wimdu
Seguidamente, destacaremos as principais caraterísticas de cada uma delas, para que possa fazer uma comparação informada e escolher aquela que melhor se adapta a si e à sua propriedade de arrendamento de férias.
Caraterísticas de plataformas semelhantes ao Airbnb
Booking.com
O primeiro destaque de plataformas semelhantes ao Airbnb e que pode usar a par ou alternativamente a esta plataforma é a Booking.com. Muito popular em Portugal, este portal de alojamento de férias destaca-se pela qualidade das ferramentas para anfitriões e pelo elevado destaque que tem nos motores de pesquisa, como o Google.
Além de ser muito elogiada pelo destaque dos seus anúncios, a plataforma cativa os proprietários por ter um programa de fidelidade que contribui para a conversão de público, estimulando um maior número de reservas.
Em termos de custos, a plataforma cobra uma taxa de aproximadamente 15% ao anfitrião, não tendo taxas associadas às reservas dos hóspedes, motivando um maior número de pessoas a finalizar o seu agendamento de estadia.
Vrbo
O site Vrbo é outra alternativa ao Airbnb para quem quer anunciar a casa de férias numa plataforma de qualidade e onde as taxas para os anfitriões variam entre os 6% e os 12%. Este portal apresenta várias ferramentas de apoio ao proprietário, que o ajudam com a gestão do AL e garantem uma melhor divulgação e promoção do seu espaço de alojamento. Ele inclui, por exemplo, a possibilidade de comunicar diretamente com o hóspede antes e durante a sua estadia.
Este site é também valorizado pelo seu seguro de responsabilidade e pelo serviço de apoio ao cliente personalizado. A sua grande visibilidade internacional contribui ainda para a cativação de um público mais abrangente, com destaque para os turistas estrangeiros.
Wimdu
Seguro e fácil de usar, este portal de arrendamento de férias é frequentemente comparado ao Couch Surfing. Ainda assim, por se tratar de um serviço pago, ele oferece benefícios e segurança extra aos proprietários.
Além de permitir listar a propriedade e de oferecer ferramentas de gestão, comunicação e análise, a plataforma tem uma comissão de menor custo, que equivale, usualmente, a entre 3% e 5% do valor da reserva. Por ser bastante popular em alguns países estrangeiros, esta plataforma pode ajudar a cativar um público-alvo específico e a dar uma visibilidade maior à sua casa de férias.