Como elaborar um plano de negócios para alojamentos locais
Para empreender um projeto de alojamento local com sucesso, necessitará de realizar um estudo exaustivo e realista das suas possibilidades neste mercado competitivo.
- Realizar uma análise SWOT (Fraquezas, Ameaças, Forças e Oportunidades) é essencial para compreender o ambiente e definir o modelo de negócios.
- Procurar parceiros estratégicos e colaborações com plataformas como Airbnb ou Booking pode impulsionar o sucesso do aluguer de férias.
- Conhecer a fundo o setor e a concorrência ajuda a refinar o plano de negócios e melhorar a oferta.
- Desenhar e executar um plano de marketing eficaz, tanto online como offline, é crucial para atrair e reter clientes.
Agosto 2024
Em Portugal, a atividade turística representa uma parte significativa do PIB da economia do país. Falamos de um setor imprescindível para entender a economia do país atualmente. Mas introduzir-se num mercado de altíssima concorrência, onde o negócio de aluguer de apartamentos, alojamentos turísticos ou habitações de férias tem tantas variantes, requer um plano estratégico. E explicamos-lhe detalhadamente neste artigo.
A primeira coisa que tem de pensar é no “modelo de negócio” e qual o objetivo que persegue com o seu aluguer de férias, seja ele de que natureza for. Uma vez que o modelo tenha uma identidade na sua mente, trata-se de lhe adicionar inteligência e método para trilhar o caminho para o sucesso. Na Holidu ajudamo-lo a focar o seu plano de negócios através de conselhos baseados na experiência.
Realize uma análise SWOT
Todo o negócio precisa de um estudo prévio, e o primeiro que os especialistas aconselham se tem um projeto de alojamento local ou quer criar uma empresa de gestão de apartamentos, é que tenha um plano de negócios. Talvez o conheça pela sua denominação em inglês: “business plan”. E este começa, quase sempre, com a realização de uma análise SWOT.
SWOT é o acrónimo de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). É como um mapa visual do estado em que se encontra um projeto na fase inicial e como pode interagir com o ambiente. Qualquer negócio de alojamento que se preze deve analisar bem o ecossistema turístico, pois dele dependerá o sucesso do aluguer de férias. O SWOT geralmente materializa-se num documento principal, como um documento Word, uma folha de Excel ou uma apresentação PowerPoint, elaborado por pessoas que conhecem bem o setor e a proposta de negócio. Alguns consultores oferecem-se para fazer um plano de viabilidade gratuito ou permitem que descarregue um exemplo de plano de negócios bem-sucedido, se depois se comprometer a contratar os seus serviços.
Procure parceiros na aventura de empreender
Há um velho ditado que proclama: “Sozinho não podes, com amigos sim”. Neste contexto, uma página web de aluguer de férias, uma plataforma especializada em casa de férias ou um portal onde anunciar o seu alojamento de férias, como a Holidu, podem tornar-se grandes aliados na pretensão de divulgar e conseguir hóspedes. Cada opção responde a um modelo de negócio e propõe fórmulas de colaboração. Conheça a variedade de potenciais parceiros no ambiente online e físico e estude qual pode impulsioná-lo para o sucesso do seu aluguer de férias.
As propostas de valor de Airbnb, Booking, Tripadvisor, Holidu ou Expedia são diferentes, e cada uma delas apresenta as suas vantagens e desvantagens, pontos fortes e fracos. Trata-se de estudar qual a relação que lhe convém; qual será para si uma situação “win-win”. Embora lhe possa parecer que o ecossistema está cheio de partes interessadas com demasiadas exigências, quase todos os atores do setor querem que este cresça e atraia mais volume de negócios.
E não só de plataformas vive o setor do aluguer de férias, há muitas possibilidades de colaboração tanto a nível privado (oferecendo experiências completas junto a outros negócios) como a nível público. Associar-se com entidades locais costuma ser sinónimo de prosperidade para o negócio.
Conheça o setor e a concorrência
Isto não impede que qualquer plano de empresa turística se veja obrigado a conhecer a cultura própria do setor. O seu não deve ser a exceção. Esforce-se para conhecer como se realizam as reservas, como se desenvolve o atendimento ao cliente e como se realiza o serviço pós-venda. Pense em como se publicitam as empresas, onde se pode solicitar apoios ou capital, os hábitos e costumes do setor turístico favorecem a criação de um marco comum na relação com os clientes que é compreendido e respeitado por todas as partes envolvidas.
Do mesmo modo, deve conhecer todo o espectro da concorrência. Desde pequenos apartamentos até um aparthotel ou um estúdio de férias, passando por um Airbnb nos Pirenéus franceses, uma estadia de longa duração numa grande cidade, um apartamento para empresas ou um apartamento de verão em Puerto Real. Tudo o que puder conhecer proporcionar-lhe-á uma grande compreensão do mercado e poderá afinar melhor o seu plano de negócios.
Realize uma análise de mercado
Para criar uma empresa de alojamentos de férias tem de estudar o mercado. Faça um estudo dos seus potenciais clientes, descubra onde estão, quais são os seus anseios e o que esperam conseguir. Conheça em profundidade quais são as tendências de consumo, os diferentes nichos de clientes que existem e a quantidade de oferta para cada modalidade de alojamento. Estes campos de estudo permitir-lhe-ão situar o seu valor diferencial e anunciar-se proporcionando o valor acrescentado que os clientes tanto procuram. O mais provável é que, se realizar uma análise detalhada do mercado e tiver meios promocionais ao seu alcance, descubra que o aluguer de férias é um bom negócio.
Desenhe e execute um plano de marketing
Quer goste mais ou menos, o marketing é o grande impulsionador das marcas, tanto corporativas como pessoais, desde meados do século XX. Para o ajudar a ser competitivo, terá de anunciar-se e dedicar tempo a desenhar um plano de marketing. Estes planos costumam englobar duas grandes esferas: o plano de ações online e o plano de ações offline. Desde um anúncio numa plataforma até um folheto, todas as iniciativas podem ser válidas dependendo do contexto. As redes sociais, hoje em dia, são as grandes aliadas digitais na expansão de um negócio. No capítulo offline, nada melhor do que conectar-se com o ambiente imediato, procurando parceiros locais tanto a nível de administração como de negócios adjacentes ou pessoas do bairro.
Crie uma linha temporal em paralelo com as duas dimensões do marketing, atribua cuidadosamente um orçamento a cada ação que deseja desenvolver, assinale o dia exato de execução e, uma vez completadas, monitorize quais os gastos que compensam e valem a pena e quais não.
Estabeleça uma estrutura lógica do negócio
Quando já tiver pensado toda a parte teórica e estratégica de para onde quer direcionar o seu negócio, comece a considerar os recursos, tanto materiais como humanos, que necessitará. Que elementos e ferramentas precisará para equipar a habitação e quem vai gerir as reservas perante o cliente. Seja sempre realista com o seu modelo de negócios de aluguer, aja com humildade e considere que a oferta de alugueres das empresas ganha corpo a médio e longo prazo. Não se apresse demasiado, mas também não se acomode.
Concluindo, desenhar um plano de negócios para alugueres de férias requer tempo, dedicação, inteligência e coragem para o levar a cabo. Pode resultar extenuante ou até complexo, mas é a chave do sucesso de muitos projetos de aluguer turísticos.