Google Ads para casas de férias: Crie os seus próprios anúncios

Damos-lhe as chaves para realizar uma promoção eficaz

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Outubro 2024

Google Ads é uma plataforma de publicidade online paga, através da qual qualquer empresa pode anunciar os seus produtos e serviços nos diversos suportes da Google. O objetivo é atingir um público-alvo interessado naquilo que temos para oferecer.

Vamos começar com um pouco de história; antigamente (parece que foi ontem), esta plataforma funcionava sob o nome de Google Adwords, com um modelo conhecido como PPC (pagamento por clique), em que as empresas pagavam apenas quando um utilizador clicava num dos seus anúncios.

No entanto, hoje em dia, o paradigma e o algoritmo evoluíram bastante; tornaram-se mais complexos e os sistemas foram aperfeiçoados para que os clientes obtenham resultados mais rapidamente. A chave? Orientar a promoção dos anúncios para um público-alvo segmentado. Explicamos-lhe mais sobre o sistema Google Ads.

Google Adwords

Como o Google Ads pode ajudar ao anunciar a sua propriedade de férias?

O Google Ads permite-nos lançar diferentes tipos de campanhas para anunciar o nosso alojamento de férias na Google. As principais são:

  • Campanhas clássicas, que colocam os anúncios no motor de busca. Normalmente, estes anúncios aparecem no topo da pesquisa, mas também podem surgir na parte inferior. A vantagem destes anúncios é que podemos chegar a utilizadores que sabem exatamente o que procuram. Podemos oferecer-lhes um alojamento que corresponda aos seus critérios de pesquisa.
  • Outra fórmula para captar clientes é através das campanhas Google Display, que permitem mostrar os nossos anúncios em diferentes sites e aplicações móveis. Funciona com base no sofisticado sistema de segmentação de audiência e nos comportamentos desta. Há várias formas de mostrar os seus anúncios: banners, textos, imagens ou vídeos automáticos, entre outros.
  • Campanhas Google Shopping. São exclusivas para lojas online ou e-commerce e consistem em anúncios que mostram a imagem de um produto, juntamente com o seu título, preço e uma breve descrição. Também temos as campanhas de vídeo, nas quais podemos exibir anúncios impactantes na plataforma YouTube.

A importância da segmentação de audiência  

A segmentação é indispensável para a nossa campanha de Google Ads. Podemos defini-la de acordo com as pessoas a quem queremos mostrar os anúncios: que tipo de pesquisas realizam, quais são os seus interesses, que comportamentos de compra apresentam, a sua idade, se são homens ou mulheres… tudo isso pode ser configurado na plataforma para criar anúncios rentáveis.

A segmentação do público-alvo será essencial para desenvolver a nossa estratégia de marketing. Quando conhecemos bem o nosso público, podemos comunicar de forma mais atenta e específica, atraindo novos visitantes à procura de alojamentos de férias a um bom preço. Por isso, é preciso definir o nosso público: normalmente, famílias com capacidade financeira para viajar e hospedar-se, bem como viajantes ocasionais que querem aproveitar as férias ou pessoas reformadas com tempo livre para explorar novos destinos. Os critérios mais comuns para definir o grupo-alvo são:

  • Dados geográficos. Referem-se à região ou área onde se encontra o público-alvo. No nosso caso, como se trata de um alojamento turístico, o nosso raio de ação é bastante amplo, uma vez que podemos receber hóspedes de várias partes do mundo. No entanto, podemos também dedicar promoções especiais a um público mais próximo e local.
  • Critérios socioeconómicos. Referem-se ao rendimento, nível educacional e classe social do nosso público-alvo. O nosso alojamento destina-se a toda a gente? Provavelmente não. 
  • Idade. Ao elaborar o nosso anúncio de aluguer de férias no Google, devemos delimitar a idade dos potenciais hóspedes: queremos alcançar um público adulto, com especial interesse em famílias. Podemos segmentar o público entre os 20 e os 70 anos.
  • Critérios de comportamento. Para além dos critérios anteriores, os grupos-alvo podem ser divididos com base nos seus interesses, lealdade, necessidades e frequência de uso.

Seleção das palavras-chave  

As palavras-chave (ou keywords) são uma ferramenta fundamental para colocar os nossos anúncios nos motores de pesquisa e garantir um bom posicionamento. Serão a chave para atrair tráfego relevante para o nosso anúncio. Tente definir bem o seu produto e especializar-se. Pode indicar o que oferece, onde e como. Por exemplo: “casas de férias Serra da Estrela” ou “alojamento de férias praia de Albufeira”. Anunciar o seu alojamento de férias com sucesso passa por definir com precisão as palavras-chave.

Como criar anúncios atrativos que aumentem a visibilidade da nossa propriedade  

Devemos estabelecer uma estratégia SEO que nos permita colocar os nossos anúncios em posições privilegiadas no motor de busca da Google. Embora pareça simples criar um anúncio de 35 caracteres com um título atrativo, o Google Adwords oferece algumas dicas que deve seguir e aperfeiçoar para que o seu anúncio se destaque:

  • O título, que deve ter até 25 caracteres, deve descrever o que oferece de forma direta, sem rodeios ou perguntas.  
  • Os anúncios devem ser claros, diretos e desprovidos de ambiguidades e floreados.
  • Dirija-se diretamente ao cliente.
  • Procure incluir uma chamada à ação (CTA). “Reserve agora”, “obtenha o seu orçamento”, “reserve o seu alojamento de férias”.
  • Publique anúncios otimizados para todos os tipos de dispositivos; não deixe ninguém de fora!

Como otimizar o orçamento publicitário e melhorar o retorno do investimento  

Neste tutorial de Google Adwords, já fornecemos muitas dicas sobre como utilizar o Google Ads, mas ainda podemos oferecer mais orientações para obter bons resultados com o seu investimento. Em primeiro lugar, seja realista e estabeleça objetivos claros e mensuráveis para realizar um acompanhamento eficaz. Baseie os seus anúncios e decisões em dados e observações empíricas e quantificáveis.

Pode experimentar os diferentes canais do Google Ads até encontrar o que oferece melhores resultados. Para isso, deve implementar um sistema de revisão e avaliação contínua dos seus investimentos e da sua conta de resultados. No entanto, seja paciente; os investimentos digitais requerem algum tempo para gerar retornos.

Como deve ter deduzido, não existem fórmulas mágicas para garantir o sucesso no Google Ads, mas é certo que esta é uma ferramenta publicitária com um retorno interessante, provavelmente uma das mais rentáveis disponíveis atualmente. Vale a pena investir nesta ferramenta da Google — é claramente melhor do que não ter presença digital —, mas é igualmente importante que o investimento seja feito com uma estratégia bem definida. Lembre-se de que outra forma de publicitar a sua propriedade é através da Holidu ou de outras plataformas de reserva para alojamentos de férias, onde milhões de viajantes em todo o mundo poderão ver as suas propriedades férias e fazer reservas de imediato.

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