Gestores de alojamentos de férias: O que são e como saber se precisa de um
Tudo o que precisa de saber como os gestores de alojamentos de férias
Setembro 2024
A decisão de arrendar a casa de férias e a anunciar num portal como a Holidu pode ser uma boa estratégia, mesmo para quem não tem muito tempo para dedicar à sua gestão. Na verdade, é por isso que existe a função de gestor de alugueres para férias, sendo que muitos proprietários que rentabilizam a sua atividade desta forma, optam por delegar a gestão a terceiros, principalmente se estes tiverem uma formação, experiência e competência capaz de impulsionar o negócio e de o levar para o patamar seguinte.
Por norma, a decisão de como gerir casas de férias deve considerar aspetos como a administração do imóvel, a sua manutenção e o marketing, sendo que todos estes elementos consomem tempo e exigem uma ação direta e contínua.
Desta forma, para o ajudar a responder à pergunta “será que preciso de um gestor de alojamentos para férias?”, deixamos a informação fundamental sobre o que é um gestor de AL, o que faz e quais as vantagens de contratar alguém para a função. Deixaremos ainda algumas dicas sobre a escolha do profissional ideal para este tipo de função.
Gestor de alugueres para férias: o que é?
Saber o que é um gestor de alojamentos para férias é o primeiro passo para entender se precisa de contratar este tipo de profissional.
No fundo, o gestor de um AL é uma pessoa ou empresa que se responsabiliza por resolver as questões relacionadas com a administração, manutenção e promoção de um espaço de arrendamento de curta duração.
O próprio proprietário do AL poderá, se assim o desejar, desenvolver essa atividade, gerindo a sua própria casa de férias para alugar. Ainda assim, cada um destes processos envolve um forte investimento temporal, o que poderá ser inviável para quem desenvolve, a par, outra atividade profissional.
Uma vez que Portugal é um destino turístico de referência e que a procura por AL’s é bastante intensa, os proprietários que não consigam fazer uma gestão autónoma do negócio poderão contratar empresas ou trabalhadores por conta própria que desenvolvam serviços de gestão neste setor. O objetivo da contratação é reduzir o tempo investido na tarefa, ao mesmo tempo que potenciam a habitação e maximizam a sua rentabilidade.
Qual o papel dos gestores de alojamentos de férias?
Ao arrendar um apartamento de férias estará a optar por uma via lucrativa, mas também exigente. Na gestão de uma casa de férias para alugar incluem-se várias tarefas diárias, que incluem a manutenção da habitação, a gestão das reservas, a oferta de serviços e a comunicação com o cliente, entre outras. Além disso, é necessário conhecer de forma profunda as regras e leis que regulam o setor, para que tudo esteja em conformidade com as mesmas.
Assim, o papel dos gestores de aluguer de férias, enquanto intermediários do proprietário, é simplificarem o processo aos anfitriões, garantindo que tudo está conforme as normas e o negócio do alojamento se mantém funcional e rentável. Ao mesmo tempo, eles criam e implementam estratégias de promoção, que cativam os hóspedes e os fidelizam.
Em resumo, o seu papel fundamental é garantir que o imóvel está em condições e preparado para receber os hóspedes, que a agenda permite a melhor taxa de ocupação, que o AL gera interesse e recebe reservas, e ainda que a experiência dos visitantes é positiva. Tudo isto torna o negócio mais rentável para o proprietário.
As funções do gestor de AL
Um gestor de alugueres para férias terá principalmente três funções para desenvolver, enquanto intermediário do anfitrião, sendo elas:
- gerir a propriedade;
- manutenção do AL;
- criação e aplicação de estratégias de marketing.
1. Gerir a propriedade
O gestor de alugueres para férias será o responsável por garantir uma organização de reservas que permita a maior taxa de ocupação e a maior rentabilidade para o proprietário. Neste sentido, ele assegura o calendário das reservas, trata de todas as questões relacionadas com a comunicação, prepara todos os documentos essenciais (contrato, inventário, lista com regras da habitação) e assegura que todos os procedimentos burocráticos e legais estão em pleno cumprimento.
2. Manutenção do AL
Cabe também ao gestor de alugueres para férias garantir que a propriedade arrendada para férias está preparada para receber os hóspedes. Assim, é ele o responsável pela limpeza, pela compra de artigos consumíveis disponibilizados (por exemplo, guardanapos ou papel higiénico) e pela substituição de artigos danificados. Caberá também ao gestor assegurar as visitas e inspeções à habitação, fazer o check-in e check-out dos hóspedes e responder a necessidades ou problemas inesperados que aconteçam durante a estadia.
3. Criação e aplicação de estratégias de marketing
O marketing fica também a cargo de um gestor de AL e, neste sentido, ele poderá anunciar e listar a propriedade num website de aluguer de férias como a Holidu, e gerir os anúncios neste tipo de plataforma, usando estratégias diversas para aumentar a visibilidade da casa de férias para alugar e tornando-a mais apelativa para o público-alvo. Outras estratégias, como a colocação de anúncios extra, a oferta de serviços complementares ou outras ideias criativas poderão ser aplicadas. Neste campo, enquadra-se ainda a gestão das avaliações dos hóspedes.
Vantagens da contratação de um gestor
Existem vários benefícios para o anfitrião quando contrata um gestor de AL para a sua casa de férias, incluindo:
- Poupança de tempo;
- Melhoria da rentabilidade da propriedade;
- Maior segurança e tranquilidade;
- Redução do índice de stress e ansiedade;
- Garantia de que todas as normas legais e regulamentações são cumpridas.
5 dicas para escolher o profissional ideal
Na escolha de um bom gestor de alugueres para férias para a sua propriedade é preciso que tenha em mente as seguintes dicas:
- Escolha um profissional com experiência no setor, que preferencialmente tenha boas referências de outros proprietários;
- Prefira um gestor que ofereça um serviço completo, para assegurar que não precisa de se preocupar com o AL no seu quotidiano;
- Compare os preços praticados pelos diferentes gestores, e prefira a melhor relação qualidade-preço, desconfiando de taxas demasiado baixas;
- Procure um profissional acessível, que privilegie uma comunicação de proximidade, para garantir que todos os processos que envolvam a comunicação entre o gestor e o proprietário correm de forma rápida e eficiente;
- Valorize os conhecimentos do profissional sobre a região onde tem a sua propriedade de férias para alugar. Saber mais sobre a cultura local e as tendências do turismo poderá fazer com que o gestor adapte a sua propriedade a um público-alvo mais adequado, garantindo maior taxa de ocupação e maior rentabilidade.