Email marketing para casas de férias
Explicamos-lhe como utilizar o marketing digital para promover a sua casas de férias eficazmente
Outubro 2024
Como proprietário de um apartamento ou casa de férias, é provável que tenha investido uma quantia considerável de dinheiro, esforço e tempo para criar um espaço bonito e confortável, ideal para receber os seus futuros hóspedes. No entanto, com tanta concorrência no mercado de alugueres de férias, pode ser um verdadeiro desafio fazer com que a sua propriedade se destaque e atraia a atenção do público-alvo.
Neste artigo, vamos anunciar algumas estratégias para o apoiar no e-mail marketing e promover eficazmente o seu aluguer de férias, aumentando as suas hipóteses de concretizar reservas e fidelizar a sua audiência.
Antes de mais, o que é o email marketing? Trata-se de uma estratégia digital que consiste em enviar e-mails a uma lista de potenciais clientes para promover os seus serviços ou produtos; neste caso, para alugar a sua propriedade de férias. Aprofundaremos esta técnica de marketing a seguir. Continue a ler.
Estratégias para construir uma lista de emails eficaz
Identifique o seu público-alvo e as suas preferências
Para ter sucesso com o seu alojamento de férias, precisa de conhecer bem o seu público-alvo. Os dados demográficos são importantes; preste atenção à idade e ao género dos seus hóspedes. Mais tarde, abordaremos a segmentação, mas é claro que diferentes casas atraem diferentes tipos de viajantes. Por exemplo, um apartamento barato, funcional e confortável terá mais sucesso entre viajantes jovens ou nómadas. Uma casa espaçosa, equipada para crianças, atrairá famílias, enquanto uma casa de luxo pode chamar a atenção de reformados com elevado poder de compra. O nosso tom de comunicação no e-mail marketing deve adequar-se ao público a que nos dirigimos.
Exemplos de conteúdo eficaz de e-mail marketing
Já ouviu falar do termo “lead magnet”? Trata-se de um atrativo gratuito que aumenta a eficácia do e-mail e fideliza os seus destinatários. Exemplos típicos incluem promoções com descontos, ebooks relacionados com a cidade de destino ou acesso a informações exclusivas, como mapas, audioguias, ou playlists no Spotify. Estas técnicas de email marketing para alugueres de férias costumam ser eficazes, resultando numa elevada taxa de resposta e interação.
Outra técnica eficaz são os e-mails transacionais; ou seja, aqueles que inicialmente têm uma função específica, mas que podem também incluir uma oferta. Por exemplo, um email de confirmação de reserva pode incluir uma promoção de serviços adicionais. Ou os emails de envio de faturas podem vir acompanhados de ofertas de fidelização, como descontos para estadias futuras.
A transversalidade é essencial: tente que os seus e-mails estejam ligados à sua página web ou às redes sociais. A interação entre as várias plataformas onde está presente aumentará o tráfego de utilizadores e, por consequência, as hipóteses de obter novas reservas.
Como segmentar a audiência
A segmentação da sua base de dados de hóspedes é fundamental para uma campanha eficaz de e-mail marketing. Recomendamos dividir a lista em grupos com características comuns, de forma a enviar mensagens personalizadas, apelativas e eficazes. Estes segmentos podem ser baseados em diferentes critérios:
- Segmentação por tipo de viajante. Esta é geralmente a melhor forma de dividir os hóspedes. O público pode ser distribuído conforme os aspetos mais básicos: é um viajante individual, um casal ou uma família? Ou será um empresário, ou um grupo de amigos? Cada tipo de hóspede tem o seu próprio tom de comunicação, motivações e necessidades. Conseguir direcionar-se a eles de forma personalizada será uma vantagem competitiva.
- Segmentação por idade. Ligada ao ponto anterior, a idade do cliente influencia a sua capacidade económica e as suas expectativas. O público mais jovem tem geralmente menos poder de compra e desejos diferentes de uma família de meia-idade ou de um casal reformado. A idade também define o tom de comunicação; com os mais jovens, podemos usar um estilo mais informal, enquanto com os mais velhos é melhor optar por uma abordagem mais formal e discreta.
- Segmentação por comportamento digital. Este critério exige uma análise detalhada dos dados, mas pode ser muito útil. Estude o histórico de reservas e interações dos utilizadores: quantas vezes reservam, respondem a promoções, procuram datas específicas, clicam nos banners?
- Segmentação com base no valor do cliente. A nossa meta é fidelizar hóspedes. Clientes recorrentes têm um valor maior, podendo ser alvo de promoções personalizadas. Hóspedes ocasionais respondem melhor a campanhas mais chamativas e diretas.
Outras formas de segmentar incluem o canal através do qual a reserva foi feita (e-mail, redes sociais, plataformas externas), a época do ano ou o local de origem dos hóspedes. O importante é realizar uma análise eficaz do seu público que resulte em reservas.
Personalização das mensagens: alguns conselhos básicos
Em geral, os hóspedes respondem melhor a e-mails personalizados. Utilize tags dinâmicas para inserir o nome dos destinatários ou outros detalhes relevantes para tornar a mensagem mais pessoal.
Utilize, no e-mail, uma linguagem próxima e amigável. Mencione o nome do seu hóspede e crie um tom equilibrado. Envie, também, e-mails em datas específicas, como o aniversário do hóspede, natal ou no início das férias, com mensagens simpáticas. Um exemplo: “Sabemos que adora boas ofertas, por isso acreditamos que vai gostar da nossa nova promoção”. O tom é essencial nas campanhas de e-mail marketing; explore todas as suas possibilidades!
Medir o desempenho das campanhas para otimizar resultados
Finalmente, é necessário avaliar se o tempo e o dinheiro investidos na campanha de e-mail marketing estão a dar resultado. Para isso, pode utilizar ferramentas como Mailchimp, Google Analytics, HubSpot ou Active Trail, entre outras. Lembre-se de que o e-mail marketing nem sempre tem como objetivo imediato a concretização de reservas; muitas vezes, é uma ferramenta para fidelizar clientes ou fortalecer a identidade da marca. Defina os seus principais objetivos e ajuste a sua estratégia de e-mail marketing conforme as suas necessidades.
Agora que já sabe como funciona o e-mail marketing na sua casa de férias, esperamos ter ajudado. Lembre-se de que na Holidu tem acesso a uma aplicação intuitiva que lhe permite gerir as suas propriedades de forma simples e oferece opções vantajosas de e-mail marketing.