Top 5 conselhos de segurança para a sua casa de férias
Descubra como pode melhorar a sua segurança e dos hóspedes
Outubro 2024
Os anfitriões de casas de férias para alugar sabem que o mercado do Alojamento Local (AL) pode ser rentável, mas conhecem também os riscos inerentes à exploração de um imóvel, por via do arrendamento a terceiros.
Ainda que o uso de um portal de alojamentos de férias como a Holidu possa ajudar a reduzir alguns riscos, nomeadamente pela maior facilidade de triagem dos hóspedes e das suas avaliações prévias, o facto é que existirão sempre alguns riscos relacionados com as pessoas que recebe, mas também com ameaças externas ou relacionadas com a própria habitação.
Conhecer os melhores conselhos de segurança para a casa poderá, assim, ser muito útil para que entenda como melhorar a segurança dos alugueres de férias e possa ter uma experiência mais tranquila e serena com esta prática.
Para o ajudarmos, neste artigo iremos listar os cinco principais conselhos de segurança que os proprietários devem seguir para proteger os seus alugueres de férias e garantir a segurança dos seus hóspedes.
Segurança: como proteger a casa e os hóspedes
Ao arrendar apartamento de férias, um proprietário sabe que existem riscos de vários tipos, sendo que destacamos três possibilidades:
- Danos relacionados ao próprio imóvel e as suas estruturas;
- Incidentes com hóspedes;
- Danos materiais causados por terceiros.
Estas situações podem implicar consequências graves para a sua integridade financeira ou mesmo pôr em causa a viabilidade do negócio, pelo que adotar uma postura preventiva é essencial.
Segundo a lei portuguesa, existem aspetos a considerar, sendo estes os primeiros que deve conhecer, para que o seu AL esteja em conformidade com as normas do setor.
Aspetos legais a considerar
Ao arrendar a sua casa de férias, existem aspetos legais a conhecer e aos quais deve dar resposta. Correspondendo a normas estipuladas pelos regulamentos em vigor, estes devem ser a sua prioridade no que diz respeito à segurança. Depois de verificadas as normas, pode ver como melhorar a segurança dos alojamentos, mas tendo em mente esta mesma finalidade: tornar o seu AL mais seguro para os hóspedes.
Assim sendo, pessoas que tenham licença para explorar o arrendamento de férias em Portugal deverão garantir que o seu imóvel tem uma caixa de primeiros socorros e proteção contra incêndios, sendo que segundo a alteração do Decreto-Lei n. 128/2014 de 29 Agosto, Artº 13º A, a contratação de um Seguro de Responsabilidade Civil é essencial.
Este tipo de seguro irá ajudar a proteger o proprietário de ações judiciais ou reivindicações de responsabilidade por parte de terceiros em situações relacionadas com lesões corporais, ou danos à propriedade, incluindo a fundamental cobertura sobre o risco de incêndios ou explosões e garantindo proteção face a outros imprevistos.
De seguida, falaremos um pouco mais sobre como pode proteger a sua casa e os seus hóspedes, com o nosso top 5 de conselhos de segurança para o aluguer de férias.
5 conselhos de segurança
“Estou a arrendar a minha casa para férias. Como posso melhorar a segurança da mesma?”. No mercado do alojamento local, é comum ouvirmos perguntas como esta. Na verdade, este tipo de pergunta é fundamental para garantir uma boa experiência do hóspede. Uma vez que a adoção de medidas preventivas, como sistemas de segurança, procedimentos de emergência e práticas de manutenção pode ser essencial para minimizar riscos e garantir uma estadia segura.
Deixamos 5 dicas fundamentais para que possa melhorar a segurança da sua casa de férias.
- Instale sistemas de segurança na propriedade
Para quem deseje melhorar a segurança da casa existem, atualmente, muitos sistemas tradicionais e tecnológicos aos quais pode recorrer.
Melhorar a segurança de portas e janelas, por exemplo, será uma forma de garantir uma experiência mais segura aos seus visitantes. Poderá também optar por fechaduras inteligentes, que lhe permitam monitorizar a propriedade, controlando os acessos através do seu smartphone.
A instalação de alarmes e/ou câmaras de videovigilância, bem como sistemas de deteção de fumo, poderá também ser uma mais-valia para o seu aluguer de férias.
- Siga os procedimentos legais exigidos e recomendados
Podemos considerar que, no contexto da lei portuguesa, encontra requisitos e recomendações de segurança cujo cumprimento poderá contribuir para melhorar a segurança da casa de férias.
De entre as normas fundamentais, destacamos que o AL deverá ter produtos de segurança, como uma caixa de primeiros socorros com o respetivo inventário e uma lista de contactos de emergência que o hóspede possa encontrar facilmente em caso de necessidade. Extintores e artigos adequados para proteger a habitação contra incêndios são também obrigatórios segundo o artigo 13º do Decreto-Lei n.º 128/2014, de 29 de agosto que já mencionámos anteriormente.
Além disso, garanta sempre a redação e assinatura de um contrato de aluguer de férias, para ter garantias legais face a problemas ou danos relacionados com a própria estadia.
O cumprimento dos procedimentos legais exigidos e recomendados ajudará a manter a sua casa e os seus hóspedes em segurança.
- Triagem de hóspedes e explique as regras
Principalmente se usar um portal de aluguer de férias, não deixe de aproveitar os benefícios das avaliações aos hóspedes. As experiências anteriores de proprietários poderão dar-lhe algumas dicas sobre se deve ou não aceitar a reserva de um visitante, dando a conhecer a sua postura em estadias anteriores.
Uma triagem eficaz evitará que tenha de lidar com danos causados por negligência ou ação direta dos hóspedes, garantindo a segurança da sua casa.
Ainda assim, para que tudo corra da forma como deseja, não se esqueça de clarificar (e, eventualmente, de incluir no contrato supramencionado) quais as regras do seu AL.
- Faça a manutenção do imóvel
A segurança da casa também depende da integridade e do correto funcionamentos dos sistemas, equipamentos e utilitários integrados, o que torna fundamental uma postura ativa na manutenção da casa de férias.
Ainda que a verificação de eletrodomésticos, do estado do mobiliário, espaços interiores e exteriores seja fundamental, tenha em mente que dois focos frequentes de problemas são os sistemas elétricos, de canalização e de gás, devendo estes estar na lista das suas prioridades e ser verificados por profissionais com alguma regularidade.
- Estabeleça uma relação de confiança com os hóspedes
Ao anunciar a sua casa de férias terá a oportunidade de estabelecer contacto com os seus potenciais hóspedes ao longo de todo o processo, desde a intenção de reserva e até ao final da estadia.
A adoção de uma postura de transparência e da criação de estruturas de comunicação claras e transparentes é uma boa forma de estabelecer uma relação de confiança com os hóspedes, o que permitirá uma melhor relação e, por conseguinte, uma postura mais adequada durante a estadia na propriedade.
Por norma, um relacionamento de confiança entre as partes contribui para que a ação dos hóspedes seja mais adequada às regras estipuladas. Evitando, assim, problemas como a desarrumação excessiva do espaço, a despreocupação com o cuidado e limpeza durante a permanência, e a criação de danos na propriedade ou utilitários no seu interior.