Como atrair a Geração Z para o seu alojamento local

Saiba como atrair a geração Z para o seu alojamento de férias

magazine_image

Outubro 2024

A Geração Z – ou Gen Z – é apaixonada por viagens e os proprietários de um alojamento local (AL) portugueses podem aproveitar esta tendência para adaptarem a propriedade e atrair jovens.

Ao anunciar o AL num site ou plataforma de alojamentos de férias como a Holidu, a presença online pode, desde logo, tornar-se uma mais-valia, dando maior destaque ao alojamento perante este grupo demográfico. Ainda assim, para preparar o aluguer de férias para a Geração Z há muito mais que pode fazer!

Venha saber quem é a Geração Z, quais as suas preferências, como conectar-se com ela e ainda algumas dicas práticas para tornar o seu AL perfeito para cativar o interesse da Gen Z.

dog laying down

Geração Z: quem são estes hóspedes?

Os hóspedes da Geração Z são os que nasceram entre 1995 e 2015 e que, por isso, são nativos digitais. Isto é: viveram toda a sua vida num mundo tecnológico. Ainda que partilhem alguns dos valores dos Millennials (ou Geração Y), o público da Gen Z tem preferências e formas de estar diferentes, uma vez que a internet e o uso das redes sociais sempre fizeram parte das suas rotinas.

Esta geração carateriza-se pela exigência, pelo imediatismo, pela rapidez de análise e pela impulsividade da resposta, traços que se manifestam nas suas escolhas de viagem e na forma como agendam e reservam as suas estadias.

Para um jovem da Geração Z, a conexão e comunicação virtuais assumem um papel fundamental, havendo ainda uma permanente procura por alternativas mais sustentáveis e experiências únicas e emocionantes.

O que procura a Geração Z?

As preferências e hábitos deste grupo demográfico são muito particulares e uma análise breve das suas reservas e avaliações permite-nos saber o que procura a Geração Z.

A procura por experiências personalizadas e autênticas alia-se a uma postura de permanente defesa de causas ambientais e sociais, que resulta numa procura ativa por um alojamento local original e mais sustentável nas redes sociais ou num portal de alojamentos de férias.

A sucessiva procura por ambientes que figurem de forma apelativa na web, torna redes sociais como o Instagram, o TikTok e o Youtube ferramentas imprescindíveis para quem pretende adaptar a sua casa de férias para a Geração Z.

Procurando flexibilidade e simplicidade em todos os processos envolvidos com a viagem, este público também prefere o check-in online, facilidade de cancelamento e uma comunicação digital simples e direta. Além disso, valoriza espaços de alojamento acessíveis, confortáveis e “instagramáveis”.

Como atrair a Geração Z para o seu AL?

Considerando as caraterísticas deste público-alvo torna-se interessante perceber como atrair a Gen Z para a sua casa de férias. Para destacar o seu AL da multiplicidade de opções anunciadas online, deve considerar aspetos como:

  1.   Conexão com a Gen Z
  2.   Adaptação da casa de férias
  3.   Uso das redes sociais
  4.   Criação de experiências

1. Conexão com a Gen Z

Conectar-se de forma eficaz com a Geração Z é fundamental para aumentar o número de reservas e, para isso, deve adotar estratégias digitais e uma comunicação mais simples, interativa e direta.

A criação de conteúdos autênticos e de qualidade nas redes sociais, focados na decoração, nas experiências exclusivas e na sustentabilidade do espaço, é crucial. Pode também aproveitar parcerias com influenciadores locais e deve adotar uma comunicação mais informal, preferindo mensagens sucintas e diretas, talvez até por via do WhatsApp, criando uma ligação mais natural com este público-alvo. Considere interagir com os potenciais hóspedes, respondendo aos seus comentários (mesmo que não sejam perguntas) e garantindo que cria uma comunidade digital. Lembre-se de que a Geração Z valoriza muito este sentido de pertença a comunidades online.

2. Adaptar a sua casa de férias

Ao adaptar a sua casa de férias à Geração Z deve considerar três pontos cruciais: a decoração do AL, a implementação de práticas verdes e a garantia do conforto.

Considere que os jovens da Gen Z valorizam muito a modernidade e a aparência, sendo importante para eles que os espaços de alojamento sejam “instagramáveis”, únicos e cativantes, com um design criativo e que permita a exposição nas redes digitais. Além disso, a sustentabilidade é uma das causas mais pertinentes para estes jovens, pelo que pode adaptar o AL com a implementação de práticas sustentáveis como reciclagem, cedência de produtos ecológicos ou decoração baseada em materiais reciclados. Apesar deste foco no ambiente, lembre-se também de que a Geração Z privilegia mais do que qualquer outra o conforto tecnológico, sendo que a climatização por ar condicionado e a oferta de wi-fi rápido e funcional serão fundamentais. Ao alugar apartamento de férias, um jovem desta geração também valoriza um processo simplificado e flexível, com check-in virtual e/ou de 24 horas.

3. Uso das redes sociais

Nunca é demais referir a importância das redes sociais para os jovens, estimando-se que 58% dos jovens Gen Z usem estas redes como inspiração para as suas viagens.

O investimento em fotografias que valorizem o espaço, com uma qualidade profissional, contribuirão para garantir que torna o seu AL mais apelativo. Outros conteúdos, como vídeos breves que enunciem experiências únicas, ajudarão também a gerar o interesse pretendido. Não se esqueça de responder a todos os comentários, incentivando, sempre que possível, a interação do (e com o) público.

4. Criar experiências

Os jovens da Gen Z valorizam a aventura e as experiências/atividades exclusivas. Assim, a apresentação de eventos culturais, de passeios temáticos, de workshops em várias áreas culturais e de experiências relacionadas com a tradicionalidade local serão amplamente valorizadas.

Tendo isto em mente, poderá ser útil a criação de conteúdos e a disponibilização de informações onde constem algumas das atividades mais apreciadas por estes jovens, incluindo centros comerciais, parques temáticos e aquáticos, serviços de SPA ou trilhos naturais nas proximidades do seu AL. Pondere, inclusivamente, fazer parcerias com marcas que promovem serviços nestes setores, para que possa oferecer descontos aos seus hóspedes e valorizar mais ainda a sua casa de férias.

7 dicas práticas para atrair a Geração Z para o AL

Agora que sabe quais os interesses e ações mais indicados para adaptar o alojamento à Gen Z, incluindo utilizar as redes sociais e a tecnologia, e oferecer experiências únicas, pode ser útil que saiba algumas dicas de como implementar isto na prática. Deixamos 7 sugestões.

  1. Crie espaços fotogénicos e use-os na criação de conteúdos para redes sociais como o TikTok ou o Instagram;
  2. Lembre-se de que uma casa de férias para jovens deve ser ambientalmente consciente. Adote práticas mais sustentáveis e ecológicas, apresentando-as nos seus vídeos e fotografias de promoção;
  3. Envie mensagens simples, claras e personalizadas aos hóspedes e simplifique a comunicação fornecendo um contacto de WhatsApp;
  4. Anuncie online em plataformas como a Holidu, para garantir que os jovens tomam contacto com a sua propriedade;  
  5. Tenha o check-in online disponível e destaque esta opção ao anunciar casa de férias;
  6. Instale ar-condicionado e garanta que existe acesso à internet em todas as divisões do AL;
  7. Estude as opções da sua região para poder oferecer informação e descontos para experiências únicas e exclusivas.  

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Benefícios de oferecer um alojamento local mais sustentável

Anfitriões

Top 5 conselhos de segurança para a sua casa de férias

Anfitriões

O que é o programa Genius da Booking.com?

Anfitriões

Proibição de alojamentos de férias em Barcelona: consequências para os anfitriões

Anfitriões

Tarifa inteligente no Airbnb: o que é?

Anfitriões

Criar um website para a sua casa de férias

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.