Como atrair a Geração Z para o seu alojamento local
Saiba como atrair a geração Z para o seu alojamento de férias
Outubro 2024
A Geração Z – ou Gen Z – é apaixonada por viagens e os proprietários de um alojamento local (AL) portugueses podem aproveitar esta tendência para adaptarem a propriedade e atrair jovens.
Ao anunciar o AL num site ou plataforma de alojamentos de férias como a Holidu, a presença online pode, desde logo, tornar-se uma mais-valia, dando maior destaque ao alojamento perante este grupo demográfico. Ainda assim, para preparar o aluguer de férias para a Geração Z há muito mais que pode fazer!
Venha saber quem é a Geração Z, quais as suas preferências, como conectar-se com ela e ainda algumas dicas práticas para tornar o seu AL perfeito para cativar o interesse da Gen Z.
Geração Z: quem são estes hóspedes?
Os hóspedes da Geração Z são os que nasceram entre 1995 e 2015 e que, por isso, são nativos digitais. Isto é: viveram toda a sua vida num mundo tecnológico. Ainda que partilhem alguns dos valores dos Millennials (ou Geração Y), o público da Gen Z tem preferências e formas de estar diferentes, uma vez que a internet e o uso das redes sociais sempre fizeram parte das suas rotinas.
Esta geração carateriza-se pela exigência, pelo imediatismo, pela rapidez de análise e pela impulsividade da resposta, traços que se manifestam nas suas escolhas de viagem e na forma como agendam e reservam as suas estadias.
Para um jovem da Geração Z, a conexão e comunicação virtuais assumem um papel fundamental, havendo ainda uma permanente procura por alternativas mais sustentáveis e experiências únicas e emocionantes.
O que procura a Geração Z?
As preferências e hábitos deste grupo demográfico são muito particulares e uma análise breve das suas reservas e avaliações permite-nos saber o que procura a Geração Z.
A procura por experiências personalizadas e autênticas alia-se a uma postura de permanente defesa de causas ambientais e sociais, que resulta numa procura ativa por um alojamento local original e mais sustentável nas redes sociais ou num portal de alojamentos de férias.
A sucessiva procura por ambientes que figurem de forma apelativa na web, torna redes sociais como o Instagram, o TikTok e o Youtube ferramentas imprescindíveis para quem pretende adaptar a sua casa de férias para a Geração Z.
Procurando flexibilidade e simplicidade em todos os processos envolvidos com a viagem, este público também prefere o check-in online, facilidade de cancelamento e uma comunicação digital simples e direta. Além disso, valoriza espaços de alojamento acessíveis, confortáveis e “instagramáveis”.
Como atrair a Geração Z para o seu AL?
Considerando as caraterísticas deste público-alvo torna-se interessante perceber como atrair a Gen Z para a sua casa de férias. Para destacar o seu AL da multiplicidade de opções anunciadas online, deve considerar aspetos como:
- Conexão com a Gen Z
- Adaptação da casa de férias
- Uso das redes sociais
- Criação de experiências
1. Conexão com a Gen Z
Conectar-se de forma eficaz com a Geração Z é fundamental para aumentar o número de reservas e, para isso, deve adotar estratégias digitais e uma comunicação mais simples, interativa e direta.
A criação de conteúdos autênticos e de qualidade nas redes sociais, focados na decoração, nas experiências exclusivas e na sustentabilidade do espaço, é crucial. Pode também aproveitar parcerias com influenciadores locais e deve adotar uma comunicação mais informal, preferindo mensagens sucintas e diretas, talvez até por via do WhatsApp, criando uma ligação mais natural com este público-alvo. Considere interagir com os potenciais hóspedes, respondendo aos seus comentários (mesmo que não sejam perguntas) e garantindo que cria uma comunidade digital. Lembre-se de que a Geração Z valoriza muito este sentido de pertença a comunidades online.
2. Adaptar a sua casa de férias
Ao adaptar a sua casa de férias à Geração Z deve considerar três pontos cruciais: a decoração do AL, a implementação de práticas verdes e a garantia do conforto.
Considere que os jovens da Gen Z valorizam muito a modernidade e a aparência, sendo importante para eles que os espaços de alojamento sejam “instagramáveis”, únicos e cativantes, com um design criativo e que permita a exposição nas redes digitais. Além disso, a sustentabilidade é uma das causas mais pertinentes para estes jovens, pelo que pode adaptar o AL com a implementação de práticas sustentáveis como reciclagem, cedência de produtos ecológicos ou decoração baseada em materiais reciclados. Apesar deste foco no ambiente, lembre-se também de que a Geração Z privilegia mais do que qualquer outra o conforto tecnológico, sendo que a climatização por ar condicionado e a oferta de wi-fi rápido e funcional serão fundamentais. Ao alugar apartamento de férias, um jovem desta geração também valoriza um processo simplificado e flexível, com check-in virtual e/ou de 24 horas.
3. Uso das redes sociais
Nunca é demais referir a importância das redes sociais para os jovens, estimando-se que 58% dos jovens Gen Z usem estas redes como inspiração para as suas viagens.
O investimento em fotografias que valorizem o espaço, com uma qualidade profissional, contribuirão para garantir que torna o seu AL mais apelativo. Outros conteúdos, como vídeos breves que enunciem experiências únicas, ajudarão também a gerar o interesse pretendido. Não se esqueça de responder a todos os comentários, incentivando, sempre que possível, a interação do (e com o) público.
4. Criar experiências
Os jovens da Gen Z valorizam a aventura e as experiências/atividades exclusivas. Assim, a apresentação de eventos culturais, de passeios temáticos, de workshops em várias áreas culturais e de experiências relacionadas com a tradicionalidade local serão amplamente valorizadas.
Tendo isto em mente, poderá ser útil a criação de conteúdos e a disponibilização de informações onde constem algumas das atividades mais apreciadas por estes jovens, incluindo centros comerciais, parques temáticos e aquáticos, serviços de SPA ou trilhos naturais nas proximidades do seu AL. Pondere, inclusivamente, fazer parcerias com marcas que promovem serviços nestes setores, para que possa oferecer descontos aos seus hóspedes e valorizar mais ainda a sua casa de férias.
7 dicas práticas para atrair a Geração Z para o AL
Agora que sabe quais os interesses e ações mais indicados para adaptar o alojamento à Gen Z, incluindo utilizar as redes sociais e a tecnologia, e oferecer experiências únicas, pode ser útil que saiba algumas dicas de como implementar isto na prática. Deixamos 7 sugestões.
- Crie espaços fotogénicos e use-os na criação de conteúdos para redes sociais como o TikTok ou o Instagram;
- Lembre-se de que uma casa de férias para jovens deve ser ambientalmente consciente. Adote práticas mais sustentáveis e ecológicas, apresentando-as nos seus vídeos e fotografias de promoção;
- Envie mensagens simples, claras e personalizadas aos hóspedes e simplifique a comunicação fornecendo um contacto de WhatsApp;
- Anuncie online em plataformas como a Holidu, para garantir que os jovens tomam contacto com a sua propriedade;
- Tenha o check-in online disponível e destaque esta opção ao anunciar casa de férias;
- Instale ar-condicionado e garanta que existe acesso à internet em todas as divisões do AL;
- Estude as opções da sua região para poder oferecer informação e descontos para experiências únicas e exclusivas.