Criar um cartão de visita para a sua casa de férias
A imagem e slogan com que apresentamos o nosso alojamento podem ser a chave para fidelizar novos clientes
Outubro 2024
A apresentação da nossa casa de férias no contacto direto com os potenciais clientes e agentes do setor é fundamental para nos posicionarmos no mercado. Hoje em dia, nada é deixado ao acaso; os cartões de visita para casa de férias evoluíram e modernizaram-se rapidamente.
Cada detalhe conta. Os negócios mais sofisticados de alojamentos de férias utilizam cartões de visita em inglês e no idioma local, com um design gráfico detalhado e harmonioso, transmitindo o espírito do negócio. Vamos aprofundar este tema a seguir. Damos-lhe algumas noções básicas para criar um cartão de visita para aluguer de férias moderno.
Que informação deve aparecer no cartão de visita do alojamento de férias
Antes de analisarmos as diferentes opções gráficas, devemos estar certos sobre as informações que queremos incluir no cartão de visita da nossa casa. Estes são os dados que nos parecem mais relevantes e úteis para os inquilinos ou possíveis hóspedes:
- O nome da propriedade. Parece óbvio, mas sem o nome oficial da propriedade, os hóspedes não saberão como encontrá-la. Certifique-se de que o nome comercial do alojamento coincide com o nome apresentado nos motores de busca na Internet. Um erro no nome pode causar confusão e, por isso, a perda de oportunidades comerciais. E se, por acaso, o seu nome coincidir com o de outro estabelecimento, procure uma solução identificativa que o diferencie.
- Telefone de contacto e email. Os números de telefone, tanto fixo como móvel, devem aparecer num local visível e, claro, sem erros. O mais recomendável é indicar apenas um número de telefone. Contudo, há ainda gestores que utilizam dois números: um fixo em horário comercial e um móvel disponível 24 horas. Em qualquer caso, devem ser claramente visíveis e de fácil acesso.
- Website do alojamento. O cartão de visita é uma excelente ferramenta para promover a sua presença digital. Aproveite para divulgar o seu site e apresentá-lo aos seus hóspedes e ao seu círculo de contactos. E se não tiver uma página web? Em primeiro lugar, deve considerar a criação de uma para melhorar a sua visibilidade online. Mas, se isso não for possível, pode colocar o link para os portais onde promove o seu alojamento, por exemplo, o seu perfil no Holidu ou nas redes sociais, como veremos a seguir.
- As suas principais redes sociais. É outra forma de divulgar o seu negócio e até mesmo de contactar e interagir com os seus clientes. No entanto, cuidado para não encher o cartão com ícones de redes sociais. Basta indicar as duas mais populares ou nas quais tenha mais seguidores, seja Instagram (que está muito na moda), Facebook, Twitter ou TikTok, para citar alguns exemplos. Um excesso de redes sociais não faz sentido.
- O logótipo do seu alojamento de férias. Se tiver um logótipo que o identifique, o que é altamente recomendável, este deve fazer parte do cartão de visita que entrega aos seus futuros hóspedes.
Aspetos de design para que o cartão reflita a imagem e o estilo da propriedade
Agora que temos os dados essenciais, é altura de pensar na identidade da marca. Refere-se à imagem e à iconografia pública que queremos transmitir e exibir ao nosso público nos diferentes suportes: cartões de visita, site, redes sociais, cartazes e toda a comunicação visual. Isso inclui o logótipo corporativo, as diferentes tipografias, a paleta de cores, os ícones, as imagens, etc.
Se já tiver uma identidade de marca, excelente! Poderá trabalhar nela. Mas, se não tiver, será necessário definir, descobrir e estabelecer a sua própria identidade. Vários estudos mostram que criar uma identidade de marca ajuda a gerar uma perceção positiva sobre o seu negócio, melhora a reputação e aproxima-o do sucesso.
Se souber quem é, o que oferece e a quem se dirige, também transmitirá essa confiança com a sua imagem. Escolha bem as cores e as imagens, atribua-lhes um significado claro e apresente um aspeto de seriedade e confiança. Queremos que o nosso público-alvo nos reconheça rapidamente, nos diferencie dos concorrentes e nos associe corretamente ao serviço oferecido. Tenha também em mente que uma identidade de marca deve ser transversal a toda a presença pública. Devemos evitar dissonâncias gráficas e visuais. Não podemos apresentar uma imagem nas redes sociais e outra no cartão de visita.
A importância das cores e do tipo de letra
As cores têm um papel importante e interage com aspetos psicológicos. Para um negócio de alojamento de férias, geralmente utiliza-se azul, verde, amarelo ou branco. São tonalidades que transmitem calma, confiança, sustentabilidade, tranquilidade e elegância. Devemos evitar cores demasiado fortes que possam provocar sensações intensas e optar por uma paleta agradável, coerente e que transmita conforto e bem-estar.
Outro elemento a destacar é o tipo de letra: escolha sempre uma fonte que seja 100% legível, elegante e com traços limpos. Deve estar em harmonia com o resto do cartão e oferecer coerência visual. As imagens que utilizar também devem ser de alta qualidade. Não há nada mais amador do que colocar imagens pixelizadas, desfocadas ou de baixa qualidade num cartão de visita.
Contratar profissionais
Se não tem uma identidade corporativa já definida, talvez seja altura de contratar os serviços de um designer gráfico ou uma agência de publicidade que o possa orientar e definir essa identidade. Sempre pode seguir algumas orientações básicas e fornecer informações sobre o que deseja transmitir ao seu público.
Se não puder fazer um grande investimento na parte gráfica do seu alojamento de férias, pode sempre optar por uma abordagem mais autodidata: existem apps como o Canva e programas onde pode criar logótipos de forma gratuita e rápida. A inteligência artificial também está a revolucionar esta área.
Faça um pequeno teste entre o seu público-alvo
Pode também envolver o seu público no projeto. Pergunte a várias pessoas se gostaram, o que veem e o que sentem ao ver a sua identidade corporativa. Recolha opiniões do seu público-alvo e tire conclusões com base nelas. Isso pode ser muito útil para maximizar os acertos e identificar eventuais erros.