Como fazer o inventário da sua casa de férias

Saiba em detalhes como elaborar um inventário na sua casa de férias

magazine_image
  • Inventário para a sua casa de férias
  • Artigos a documentar e como pode fazê-lo
  • Como elaborar o inventário para o seu alojamento

Julho 2024

Ao longo dos anos, uma das preocupações que frequentemente assombra quem quer rentabilizar uma propriedade como aluguer de férias é a questão dos danos ou furtos que possam acontecer durante a estadia dos hóspedes.

De facto, embora não seja comum, ao arrendar um apartamento de férias, existe sempre o risco de que a estadia dos hóspedes não corra como desejou, o que pode originar litígios, incluindo alguns relacionados com as questões referidas.

Ao anunciar num portal de aluguer de férias como a Holidu, saberá desde logo que temos uma preocupação extra com a segurança e, por isso, deixamos este guia, que lhe explica a importância de criar um inventário completo para a sua propriedade de aluguer de férias e o ensina a fazê-lo.

Inventário para a sua casa de férias: por que é importante

Quando arrenda a sua casa de férias a hóspedes, sabe que o mais provável é que ela venha a ser visitada por muitas pessoas, de todos os cantos do mundo. Desta forma, não é impossível que situações acidentais possam causar algum dano ou que uma intenção menos pura leve ao desaparecimento de algum item.

Quando entrega a sua propriedade a estas pessoas, sabe que está a confiar um espaço equipado e mobilado, sobre o qual deve manter-se atento, principalmente no check-in e check-out dos hóspedes. Assim sendo, ter um inventário do seu aluguer de férias torna-se fundamental. De seguida, explicaremos de que se trata e quais os bens que deve considerar neste tipo de registo.

paperwork

O que é um inventário para aluguer de férias?

Um inventário para um aluguer de férias nada mais é do que um documento que faz o resumo descritivo das várias divisões da sua propriedade, listando os objetos disponibilizados, incluindo mobiliário, decoração e equipamentos.

Esta lista facilita a verificação na entrada e saída dos hóspedes e deve estar completa e documentada textual e visualmente para garantir que, em caso de litígio, consegue resolver a situação de forma mais rápida e eficiente.

Artigos a documentar e como pode fazê-lo

Muitas pessoas que fazem o aluguer da casa de férias têm dúvidas quanto aos itens a integrar na listagem de um inventário. Ter um inventário completo e detalhado, assim como garantir que cada artigo é fotografado e etiquetado é fundamental.

De seguida falaremos sobre os artigos que não devem faltar numa casa de férias para alugar e quais deve documentar.

Os artigos a considerar

Uma casa de férias para alugar deve sempre ter um conjunto de móveis, equipamentos e itens que garantem o conforto do espaço para os hóspedes. Neste guia deixamos a lista de itens que deverá ter em cada divisão do seu alojamento local:

  • Quarto: mobiliário típico da divisão (cama, mesas de cabeceira), roupa de cama (verão e inverno), mantas e espelhos.
  • Casa de banho: suportes de toalhas, toalhas de rosto e banho, tapete, copos, saboneteira, piaçaba, balde do lixo e secador de cabelo.
  • Cozinha: utilitários de confeção e serviço (como panelas, frigideiras, espremedor, escorredor, pratos, copos de vários tipos, talheres), balde para o lixo, balde e esfregona, vassoura e pá, panos, kit de detergentes, esfregão, tábua e ferro de engomar, microondas, fogão, forno, frigorífico, aspirador, torradeira, varinha mágica e ainda, opcionalmente, máquina de café, máquina da roupa e máquina da louça.
    Sala de estar: mesa de jantar, cadeiras, sofá (valorizará o espaço se incluir sofá cama), televisão, router de internet (opcional).

Os artigos deverão existir em quantidade suficiente para o número de hóspedes permitido segundo a tipologia da casa e, destes itens, deve considerar listar todos os equipamentos elétricos, todos os móveis (incluindo os que não estejam na nossa lista original) e os principais utilitários. Diremos, de seguida, como pode fazê-lo.

Como elaborar o inventário

A elaboração de um inventário para um alojamento de férias trata-se de um documento importante, onde são listados os principais objetos e equipamentos de um aluguer de férias, para que se torne mais simples a avaliação do estado dos mesmos e a verificação após a estadia. Esta lista completa deverá ser entregue ao hóspede no momento da sua chegada, ainda que esta prática não seja legalmente exigida, sendo ainda recomendado que faça um seguro para o caso de furto ou eventuais danos.

Embora se espere que tudo corra bem e que estes riscos não se tornem uma realidade, este tipo de prática irá dar-lhe uma segurança extra e protegê-lo legalmente em caso de litígio.

Para elaborar o inventário referido – também solicitado no caso de contratar um seguro – deve enumerar tudo o que fisicamente deva manter-se na sua casa. Isto é, com a exceção eventual de alimentos que opte por disponibilizar, detergentes, gel de banho, champô ou outros produtos que naturalmente se gastarão com o uso e precisarão de ser substituídos, tudo o resto (móveis, utilitários e equipamentos) deverá ser etiquetado, fotografado e incluído no seu inventário.

Ao incluir mobiliário, equipamentos e objetos nesta lista, estará a garantir que, caso a estadia não corra como idealizou, originando qualquer dano nos espaços, terá acesso à devida indeminização. Isto assegura também que tem um comprovativo de que os objetos e equipamentos estavam presentes e em bom estado no check-in dos hóspedes.

Objetos que não deve ter na casa de férias (e outras dicas)

Quando fizer o inventário, aproveite para garantir que não deixa no seu alojamento local objetos e pertences de valor (económico ou emocional), removendo os seus itens pessoais, peças de arte e limitando-se a instalar equipamentos básicos.

Lembre-se ainda de que existem itens obrigatórios a ter na sua casa de férias para alugar, incluindo o livro de reclamações, as informações de contactos de segurança e um kit de primeiros socorros. Esta listagem não é incluída no seu inventário, mas será bom que a mantenha consigo, para servir de check list e garantir que oferece aos seus hóspedes todos os elementos necessários e legalmente exigidos.

Em suma

Como pode perceber pelas ideias e sugestões que deixámos ao longo do artigo, é muito importante que, enquanto proprietário de um aluguer de férias, que realize um inventário com os principais móveis, equipamentos e objetos da sua casa de férias. Além de este processo ajudar a proteger os seus bens e a avaliar o seu desgaste, no caso de litígio com os seus hóspedes, esta é uma forma de comprovar a sua palavra e de garantir uma resolução mais célere, pacífica e eficaz da situação. Com o apoio da Holidu para promover a sua propriedade e práticas como esta, que garantam a sua proteção, não terá preocupações e poderá, de forma mais tranquila, rentabilizar o seu imóvel.

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Quanto custa realmente a Airbnb para os anfitriões?

Anfitriões

Coanfitriões no Airbnb: quem são e como se tornar um

Anfitriões

Como definir o preço do seu alojamento de férias

Anfitriões

Comissões dos principais portais de arrendamentos para férias em 2024

Anfitriões

Como começar o seu negócio no Airbnb

Anfitriões

Como melhorar o posicionamento na Airbnb

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.