Como começar o seu negócio de Airbnb
Estratégias para começar o seu negócio
- Não se esqueça de cumprir com a legislação
- Saiba como criar um perfil
- Todos os custos associados
Julho 2024
A plataforma norte-americana de aluguer de férias tornou-se uma opção interessante para os proprietários que desejam começar a rentabilizar as suas casas de férias. Conheça o modelo de negócio do Airbnb.
Alugar a sua casa na plataforma Airbnb como uma casa ou apartamento de férias pode proporcionar rendimentos fixos e estáveis. Em algumas ocasiões, estes benefícios podem ser maiores do que os provenientes dos alugueres convencionais, mesmo que disponha de apenas um quarto na sua casa.
Dado que é possível cobrar por noite, a sua propriedade no Airbnb pode gerar lucros e ser verdadeiramente rentável. Por exemplo, se a procura de alojamento na sua cidade aumentar devido a um festival de música, uma festividade local ou um evento desportivo, pode fixar tarifas noturnas mais elevadas. Precisa de fazer contas e decidir que estilo de alojamento turístico deseja iniciar como negócio; se algo mais pontual ou algo mais estável, e começar a jornada legal. Vamos contar-lhe mais sobre como começar a funcionar no Airbnb.
Primeiro passo: cumprir com a legislação
Antes de se lançar a iniciar um negócio de aluguer de férias no Airbnb, é fundamental que se certifique de ter a autorização legal para ser anfitrião na sua jurisdição e preparar-se para cumprir com as leis e regulamentos locais. Atenção, deve ter em consideração quem possui as competências das casas de férias em aluguer; há zonas onde as competências legislativas são geridas pela comunidade autónoma e outras onde foram delegadas nos municípios. Há até áreas com leis em ambos os âmbitos. Por isso, terá de se ajustar aos requisitos legais.
E se, por acaso, o tema legislativo e burocrático lhe parecer uma dor de cabeça, pode contratar os serviços de uma consultoria, um advogado ou uma assessoria fiscal que lhe assegure que pode dar o primeiro passo com absoluta firmeza.
Configuração de tarifas e políticas
É possível determinar o preço do seu Airbnb por noite ou por semana. Para se orientar, consulte previamente outros alojamentos ou ofertas similares, inclusive da concorrência. Considere que aos fins de semana e/ou feriados pode fixar uma tarifa mais elevada do que durante a semana. Na época de férias de inverno ou verão, ou nos bons dias de primavera, os preços aumentam, enquanto em outras datas menos procuradas é mais difícil alugar, pelo que sempre terá a possibilidade de lançar alguma oferta aos seus potenciais hóspedes. Em qualquer caso, procure que os seus preços estejam em sintonia com a realidade do mercado; evite exagerar tanto por excesso como por defeito.
Crie um perfil no Airbnb convincente e atrativo
A comunicação com o seu público-alvo será fundamental para que o seu negócio no Airbnb seja próspero e rentável. Portanto, o seu perfil na plataforma deve ser especialmente cuidado. Desde as fotos que escolher ao texto redigido, passando, claro, pela sua apresentação como proprietário. A descrição do seu anúncio deve ser precisa, detalhada e completa; destaque o que o torna único.
Deve dotar o seu perfil de imagens profissionais, com boa perspetiva e melhor iluminação. Não é aceitável publicar imagens que sejam desfocadas, nas quais não se veja bem o alojamento ou que apresentem uma casa desordenada e suja. As fotografias são extremamente importantes para atrair a atenção dos futuros hóspedes e concretizar o aluguer de férias. E, claro, não se esqueça de subir alguma foto do bairro onde se encontra o seu alojamento; estas podem ser determinantes.
Ofereça um bom atendimento ao cliente
Um serviço de atenção ao cliente rápido, prestável, profissional e resolutivo é a pedra angular de qualquer negócio de sucesso, e o setor do Airbnb não é exceção.
Se queremos tornar o Airbnb rentável, teremos de oferecer a melhor experiência possível aos nossos hóspedes. Se formos anfitriões amáveis, com capacidade de resposta, proativos e dialogantes, obteremos melhores classificações do que se mostrarmos uma atitude ríspida e desinteressada. O target dos alugueres de férias atribui muita importância ao trato humano e às avaliações de outros utilizadores. Tenha isso presente.
A importância da reputação digital
As primeiras avaliações na plataforma de Airbnb serão fundamentais para os seus inícios. Os nossos primeiros hóspedes devem ser guiados pela rigorosidade e buscar a excelência. Devemos preparar a nossa casa de férias com cuidado, deixá-la limpa e impecável, e adicionar todos os serviços que possamos incluir na estadia. Criar uma boa impressão; quanto mais avaliações positivas, mais possibilidades de que outros inquilinos se hospedem na nossa casa de aluguer. Portanto, seja detalhista, cuide de cada canto e trate o seu aluguer de férias como se fosse a sua própria casa. Também pode presentear os hóspedes com alguns amenities ou qualquer detalhe de boas-vindas.
Os rankings do Airbnb são muito parecidos com os resultados das pesquisas na Internet. Quanto mais acima aparecer a sua propriedade, mais probabilidades terá de ser selecionada por outros hóspedes. Portanto, conseguir uma posição alta no ranking do Airbnb é crucial para o sucesso do seu negócio no Airbnb.
Outra forma de promover o seu alojamento será apresentar o mesmo nas redes sociais (Facebook, Instagram, X, etc.) e através das diversas ferramentas digitais, como o correio eletrónico ou, até mesmo, a mensagem instantânea (WhatsApp ou Telegram). Toda a promoção é pouca. Na verdade, pode considerar, se a sua economia o permitir, investir numa promoção digital multicanal.
Custos iniciais do alojamento de férias
Quando dispusermos de uma casa própria, já será possível explorá-la economicamente. Mas, atenção, antes talvez seja necessário realizar um investimento prévio em melhorias e reparações para que a casa esteja em ótimas condições de habitabilidade. Tenha em conta que competirá com outros alojamentos semelhantes e que será fundamental oferecer aos hóspedes motivos de peso para escolherem o seu alojamento em detrimento dos restantes.
Isto pode implicar algumas obras ou ações como dar uma nova demão de tinta ao apartamento, atualizar o equipamento tecnológico e o mobiliário, adquirir novos eletrodomésticos e outras coisas. Preparar conscienciosamente a propriedade para alugá-la pode incluir o controlo de pragas e outras medidas necessárias que exigem um investimento. Além disso, terá custos recorrentes como a subscrição à Internet ou à televisão por cabo. Considere tudo isto ao planificar o seu orçamento.
Políticas da sua casa de férias e normas de convivência
Assim que estabelecer contacto com os seus hóspedes, deve deixar bem claras quais são as normas de convivência e as políticas de pagamento do seu aluguer de férias. Pode fazer-lhes chegar a sua normativa e condições através de correio eletrónico ou diretamente na carta de boas-vindas ao hóspede. Umas normas estritas, razoáveis e bem explicadas de antemão podem garantir uma boa estadia, positiva para todas as partes.
Pagamentos seguros no Airbnb
Para oferecer maior segurança, o Airbnb proporciona um sistema de pagamento seguro. Os pagamentos das reservas no Airbnb são realizados antecipadamente e a plataforma retém o dinheiro até que o hóspede se vá embora, evitando assim qualquer risco de incumprimento. Além disso, contam com uma linha telefónica de atenção ao cliente (hóspede ou anfitrião) disponível 24 horas por dia, caso surja algum problema durante a estadia. Todas as reservas realizadas no Airbnb estão protegidas por um seguro.
Como pode ver, pode ser rentável alugar a sua casa de férias através do Airbnb ou Holidu, basta conhecer estas plataformas, ter visão de negócio e ser detalhista. Prepare-se para tirar o melhor rendimento do seu imóvel!