Como avaliar os seus hóspedes no Airbnb
Descubra como pode utilizar os comentários dos hóspedes para ajudar a melhorar a experiência de outros hóspedes
Setembro 2024
Os anfitriões que utilizam as plataformas online para anunciar casa de férias, aproveitando as listagens de sites como a Holidu e a Airbnb para destacarem a sua propriedade e a rentabilizarem através do arrendamento de curta duração, sabem que podem contar com estas plataformas para aplicar estratégias que incentivam outros hóspedes a alugar apartamento de férias.
Fazer Airbnb reviews sobre os hóspedes que visitam o seu alojamento poderá ser uma boa forma de incentivar os visitantes a deixarem também a sua avaliação, o que poderá impactar positivamente nas escolhas de outras pessoas. Além disso, estas avaliações do anfitrião do Airbnb são também o que cria um sentido de comunidade na plataforma, já que as reviews podem ser valiosas para outros gestores de Alojamento Local (AL), ajudando-os a tomar decisões informadas.
Neste artigo iremos dizer-lhe como escrever e publicar as suas avaliações do Airbnb, destacando a importância de o fazer de forma eficaz, honesta e construtiva. Consideraremos ainda as vantagens deste feedback e apresentaremos algumas situações nas quais a avaliação deverá ser mais detalhada e tratada com a devida diplomacia.
Venha saber mais sobre as avaliações aos hóspedes num portal de aluguer de férias.
Razões para fazer a avaliação dos hóspedes
A avaliação de hóspedes no Airbnb é incentivada pelas próprias ferramentas da plataforma, uma vez que, ao fazer isto, o anfitrião estará a contribuir para uma economia colaborativa, incentivando a criação de uma verdadeira comunidade que se interajuda.
Este tipo de avaliação contribui para a total transparência da plataforma, o que a torna mais segura para os proprietários e os hóspedes, ajudando a que todos possam partilhar as suas experiências, incentivando ou desaconselhando que outros passem pelas mesmas experiências.
Este tipo de avaliações do anfitrião do Airbnb, assim como as dos hóspedes, ajudam a garantir boas práticas no setor, melhorando a experiência de ambos.
Vantagens de avaliar os hóspedes Airbnb
Avaliar os hóspedes pode, como já referimos, ser muito benéfico para toda a comunidade do Airbnb. Entre as principais vantagens, podemos destacar as seguintes:
Informação e proteção da comunidade
Quando um anfitrião faz uma avaliação num website de alojamento de férias, isto permite que outros anfitriões consigam mais informações sobre o tipo de hóspede que irão receber na sua propriedade. Um hóspede com muitas avaliações negativas ou que tenha causado problemas ou danos anteriormente poderá, então, ser recusado. Isto promove uma triagem natural que é importante para garantir que tudo corre como desejado.
Contributo para melhores práticas futuras
As avaliações aos hóspedes também poderão dar indicações aos próprios visitantes sobre como poderão adotar uma postura mais adequada ou respeitadora no futuro, incentivando boas práticas.
Criar uma boa impressão nos hóspedes
O facto de um anfitrião tirar o seu tempo para fazer estas reviews Airbnb poderá ajudar a estabelecer uma relação mais próxima com os hóspedes e causar, tanto nos hóspedes antigos como nos que potencialmente façam reservas no futuro, uma boa impressão. Este tipo de avaliação cria uma imagem de confiança e atenção sobre o anfitrião, que poderá, inclusivamente, motivar um maior interesse junto dos viajantes.
Promoção de uma comunicação mais eficaz
A comunicação numa plataforma como a Holidu ou a Airbnb é sempre fundamental. Adotar boas práticas para garantir uma comunicação eficaz antes, durante e depois da estadia é muito importante. No caso das avaliações online aos hóspedes, isto é uma boa forma de um anfitrião demonstrar o seu investimento numa comunicação cuidada e eficiente.
Quais os critérios para avaliar hóspedes no Airbnb?
Avaliar hóspedes no Airbnb é feito através do próprio sistema e existem vários critérios a considerar neste momento. Assim, depois do check-out do hóspede, poderá avaliar a estadia e a sua experiência com o hóspede em aspetos como:
- experiência global com visitante;
- estado de arrumação e de limpeza da casa de férias;
- contacto e comunicação entre as partes;
- cumprimento dos horários de check-in e check-out;
- cumprimento e respeito pelas regras do AL;
- se recomenda os hóspedes a outros anfitriões;
- se gostaria de receber novamente os hóspedes em questão.
Passo a passo: como avaliar os hóspedes
Passo 1: Entrar na plataforma
O primeiro passo será entrar na sua conta Airbnb com os dados de login que normalmente utiliza.
Passo 2: Clicar em “viagens” e “avaliar”
De seguida, deve selecionar o separador “viagens”, selecionando a reserva para a qual gostaria de escrever a sua opinião. De seguida, usando o botão de avaliação, que se encontra junto ao estado da reserva, clique em “avaliar”.
Passo 3: Escreva a avaliação
O anfitrião deverá, agora, preencher os dados solicitados e comentar também sobre a sua experiência com o hóspede. Aspetos como o respeito e cumprimento das regras expostas, a limpeza e arrumação da casa, a pontualidade e a comunicação poderão ser destacados.
Passo 4: Submeter a avaliação
Por fim, o anfitrião deverá enviar a sua avaliação Airbnb, finalizando e submetendo a review. Esta será posteriormente publicada, tornando-se pública para a restante comunidade.
Dicas para escrever uma avaliação útil
Para que a avaliação de um anfitrião sobre os hóspedes no Airbnb possa ser verdadeiramente útil e eficaz para a comunidade, é importante que exista alguma atenção na elaboração da mesma. Deixamos algumas dicas:
- Tome o seu tempo em vez de escrever avaliações apressadas e de parco conteúdo;
- Prefira avaliações positivas ou avaliações negativas construtivas;
- Seja honesto e cordial;
- Fale detalhadamente das questões mais sensíveis, abordando-as com precisão e objetividade;
- Opte por passar informações específicas;
- Crie modelos que tornem este processo mais rápido e eficaz, mas opte por personalizá-los, para uma comunicação mais próxima e relevante.
Quando e como escrever uma avaliação mais detalhada
Como é habitual também noutro tipo de situações, as avaliações menos positivas poderão ser aquelas que exigem maior detalhe, para que o anfitrião possa explicar de forma eficaz, assertiva e objetiva o que motiva o descontentamento.
Assim, deve ser mais detalhado na escrita de avaliações Airbnb que refiram situações como a falta de respeito pelas regras da habitação (por exemplo, o impedimento de fumar ou de se fazer acompanhar de animais de estimação), danos causados à propriedade, distúrbios que tenham causado incómodo aos vizinhos, falta de pontualidade ou comunicação imprópria ou insuficiente.
Tenha em mente, no entanto, que apesar de mais detalhada, a escrita destas avaliações deve ser também construtiva e diplomática, sendo fundamental que se mantenha objetivo, evitando argumentos emocionais e focando aspetos concretos e específicos. Oferecer soluções para melhorar em estadias futuras será uma forma de manter uma postura de simpatia e acolhimento para com o hóspede, apesar da experiência passada não ter sido a melhor. Esta postura de retidão na elaboração da review Airbnb poderá ajudar o anfitrião a criar um espaço de confiança e credibilidade, incentivando outros potenciais hóspedes a fazerem a sua reserva.
Exemplo de avaliação do Airbnb
Para que saiba melhor como pode elaborar a sua avaliação aos hóspedes, deixaremos um exemplo de uma Airbnb guest review positiva e de outra para experiências menos positivas.
Se teve uma boa experiência com o hóspede, este seria um exemplo de avaliação do Airbnb:
“O/A [nome do hóspede] foi um visitante extraordinário. Simpático/a, respeitador/a, pontual e de fácil trato e comunicação, teve cuidado com a [moradia, apartamento, casa] e deixou tudo em perfeitas condições de limpeza e organização. Adoraria receber novamente a sua visita e recomendo-o/a, como hóspede, a outros anfitriões de AL.
Se teve uma experiência menos agradável com o hóspede, este seria um dos possíveis exemplos de avaliações do Airbnb
“Infelizmente, a experiência que tive ao alugar a minha casa de férias a [nome do hóspede] não foi a mais positiva. Ainda que simpático/a e de fácil trato, a nossa comunicação nem sempre foi a melhor, o que também poderá ter motivado alguns dos problemas que apontarei de seguida. Durante a estadia, algumas das regras da casa não foram cumpridas, como por exemplo, a proibição de fumar nas divisões interiores. A moradia [ou apartamento] não ficou nas melhores condições de arrumação ou limpeza, o que exigiu um cuidado extra após o check-out. Alguns vizinhos também referiram que foram incomodados pelo ruído em horários indevidos. Baseando-me nesta experiência específica, não recomendaria estes hóspedes a anfitriões que privilegiam o cumprimento das regras e o respeito pela propriedade.”
Isto são apenas exemplos do que poderia apresentar como avaliação de hóspedes no Airbnb, sendo importante lembrar que deve adaptar as suas versões de forma personalizada à situação real que tenha definido a estadia.