Casas de férias originais: tudo o que precisa de saber

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  • Como tornar o alojamento de férias único
  • Ideias apelativas para nichos de mercado
  • Do marketing à satisfação dos hóspedes
  • Desafios naturais da criação de um alojamento único

Julho 2024

Rentabilizar uma propriedade como aluguer de férias pode ser um desafio e, por vezes, para garantir um maior retorno financeiro, as pessoas acreditam que devem “imitar” as estruturas dos demais espaços de alojamento local. Este fenómeno faz com que, ao arrendar um apartamento de férias, o proprietário acabe por seguir modelos mais abrangentes, seguindo ideias pré-concebidas sobre como um alojamento local deve apresentar-se aos hóspedes.

Ainda que não exista nada de errado nesta escolha do anfitrião, sendo que o modelo mais comum pode até adequar-se ao gosto pessoal do mesmo, o facto é que isto faz com que a propriedade tenha menos elementos diferenciadores, e esteja no mesmo padrão (e patamar) que muitos dos seus concorrentes.

Para um viajante que procure uma casas para aluguer de férias convencional, estando perante várias opções similares dentro da mesma estética, tipologia e decoração, o que poderá acontecer é que a escolha recaia dentro daquela que lhe oferece os mesmos serviços e espaços por um valor mais baixo.

Ao anunciar um espaço de alojamento local num portal de aluguer de férias como a Holidu, pode, por isso, ser pertinente que questione como pode tornar a sua casa de férias diferente das demais, tornando-a tão original e única que os hóspedes possam, por vezes, preferir até um valor mais elevado para terem acesso às experiências exclusivas que essa propriedade oferece.

Neste artigo, falaremos sobre as casas de aluguer de férias orientadas para nichos de mercado, e como tornar a sua propriedade apelativa para quem busca algo diferente do padrão costumeiro.

Como tornar o alojamento de férias único

Transformar o seu alojamento de férias num lugar único e apelativo é algo que pode fazer de várias formas e, para que possa fazê-lo, a primeira coisa que deve ponderar é qual a temática que gostaria de trabalhar e qual o público-alvo que deseja atingir.

O público-alvo é um conceito de marketing que designa o conjunto de pessoas que poderão ter interesse por um determinado produto ou serviço, de acordo com o grupo em que se insere. Esse grupo pode relacionar-se com a idade, o género, o estilo de vida ou preferências particulares. No caso do alojamento de férias, este conceito é importante na definição da abordagem temática, uma vez que, mediante a escolha do tema, irá atrair um grupo particular de pessoas.

Ainda que existam exceções para a regra, a título de exemplo poderíamos considerar que espaços com temáticas como costura, por exemplo, poderiam interessar mais a mulheres de meia-idade; enquanto temáticas de surf e praia poderiam ser maioritariamente os jovens; e temáticas geek poderiam atrair mais os gamers.

No fundo, as abordagens temáticas poderiam contribuir para agradar a grupos mais específicos, criando um interesse particular nesses nichos. Isto poderá, em algumas situações, valorizar a sua casa de férias para alugar aos olhos de alguns hóspedes. No entanto, também levanta questões quanto à rentabilidade da propriedade, já que se dirigiria a um público mais reduzido.

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Ideias apelativas para nichos de mercado

Acima, apresentámos alguns exemplos padronizados de temáticas para casas de férias para darmos uma breve ideia de como pode abordar o espaço tendo temas originais como base da decoração e criação de espaços. Ainda assim, para que possa ter apoio na criação de um espaço único, deixamos uma lista de sugestões, baseadas em nichos reais e nas tendências da atualidade, incluindo:

  • Surf: se a sua propriedade fica próxima do oceano, criar um espaço adequado a surfistas pode ajudar a promover a sua habitação dentro de um nicho que valoriza bastante esta questão. Além da decoração, uma casa para surfistas teria, por exemplo, racks para guardar o material e informação sobre os melhores locais para surfar na região;
  • Wellness: a procura pelo bem-estar, a meditação e o yoga são cada vez mais o interesse de alguns grupos. Uma casa baseada nestas temáticas poderia integrar um jardim zen, iluminação adequada às práticas meditativas ou ter serviços adicionais como terapias, sessões de yoga ou caminhadas meditativas pelos trilhos verdes.
  • Arte: os artistas são um nicho interessante e vasto. Pode optar por adaptar a sua arte a temáticas artísticas específicas, como a literatura, a pintura, a música ou o teatro. Oferecer espaços adequados para a criação dentro da sua casa iria, certamente, atrair quem cria e quem aprecia o mundo artístico.
  • Amor e paixão: esta temática é muito procurada por casais que pretendem apimentar as suas vidas românticas, por noivos ou pessoas que querem simplesmente viver uma “escapadinha” romântica de forma mais plena. Pormenores que criem ambientes românticos, como lareiras e jacuzzis interiores podem destacar este tipo de espaço.
  • Ambiente e sustentabilidade: uma das tendências atuais é a procura de habitações sustentáveis e um aluguer de férias que se destaque como eco pode cativar um público que queira garantir que o impacto ambiental da sua viagem é o menor possível. Reciclagem, uso de materiais ecológicos na decoração e iluminação por painéis solares são exemplos de traços valorizados por este nicho.
  • Filmes e séries “eternos”: muitos restaurantes estão a seguir esta linha temática. Um exemplo seria, em Sintra, um restaurante que se baseou totalmente nas narrativas de Harry Potter. Cada vez mais, os fãs deste tipo de narrativa procuram espaços onde possam viver uma experiência imersiva nas suas temáticas favoritas, mesmo que isso implique custos mais elevados. Decorar e preparar o seu alojamento local para este tipo de público seria, certamente, um passo para o sucesso.

Qualquer que seja a temática escolhida – entre as sugeridas ou outras – lembre-se de que tem de existir coerência entre a forma como apresenta a ideia temática e a preparação do imóvel para receber os hóspedes. Equipamentos, segurança, decoração e serviços adicionais deverão ser orientados para o tema escolhido, de forma a garantir a satisfação dos seus hóspedes e o seu conforto.

Do marketing à satisfação dos hóspedes

Quando um hóspede procura uma casa de férias, é provável que valorize as caraterísticas da propriedade com base nas suas próprias preferências pessoais e na intenção da sua viagem (por exemplo, praticar desportos, imergir na Natureza ou viver momentos de diversão). Assim, temáticas que evoquem temáticas orientadas para os gostos e as práticas que privilegiam podem ser uma mais-valia.

Para que o público-alvo de uma casa possa conhecer tudo isto, e uma vez que estamos a falar de nichos de mercado, torna-se essencial que o proprietário da habitação invista em marketing, podendo fazê-lo com recurso a uma grande diversidade de estratégias, que incluem:

Marketing e redes sociais

Perfis e páginas em redes sociais podem ser úteis para dar a conhecer o seu espaço inovador.

Faça a partilha de imagens, vídeos e feedback positivo de hóspedes para gerar interesse na comunidade.

Anúncios e SEO

Anuncie o seu espaço em espaços como a Holidu dando a conhecer a sua propriedade e destacando-a. Além disso, apoie-se em criação de conteúdos úteis, com palavras-chave relevantes, que melhorem o posicionamento da sua casa de férias nos motores de pesquisa.

Anunciar em plataformas de anúncios online também pode ajudar a segmentar a informação, dirigindo-a ao seu público-alvo.

Colaborações estratégicas

Cada vez mais, existem influencers dispostos a trocar serviços (como estadias breves) pela publicação de conteúdos relacionados. Aproveite os múltiplos seguidores destas pessoas e estabeleça colaborações estratégicas.

Continuidade e fidelização

Mantenha-se conectado com os seus hóspedes, criando uma lista (leads) para o envio de comunicações. Lembre-se de que deve esclarecer qual o uso que será dado aos contactos telefónicos e de email e, caso obtenha autorização, faça o envio de newsletters pontuais para garantir que mantém o interesse do seu público. Poderá, em alguns casos, incluir pacotes de desconto ou outras ofertas apelativas, para motivar reservas futuras.

Desafios naturais da criação de um alojamento único

As principais questões relativas à criação de um alojamento orientado para um nicho de mercado relacionam-se com o facto de que estes serviços se direcionam a um conjunto mais específico de pessoas. Isto é: o público-alvo é menor.

Sendo que a principal intenção de um proprietário de uma casa de férias, quando a promove num portal de aluguer de férias é a rentabilidade do negócio, a criação de espaços temáticos pode parecer desafiante.

Em plataformas como a Holidu, no entanto, este tipo de diferença pode ajudar uma habitação a destacar-se das restantes, tornando-a mais relevante e ajudando-a a sobressair face aos concorrentes.

Para que este tipo de propriedade se mantenha relevante, no entanto, é importante que faça o seu investimento no marketing e que garanta uma estadia satisfatória aos seus hóspedes, garantindo que todos os elementos da sua casa de férias se adequam ao que o seu nicho procura.

Em suma

Ao criar propriedades distintas e únicas, orientadas para nichos de mercado, estará a criar um espaço muito particular de interesse, que atrairá consumidores específicos. Ainda que estes nichos de mercado possam corresponder a um público menos amplo, o facto é que se trata de um público com caraterísticas específicas e que procuram aspetos particulares numa casa de férias. Ao corresponder às exigências e preocupações deste tipo de público, poderá atrair um público específico e fiel, que pode ser fidelizado com maior facilidade. Ao proporcionar experiências memoráveis aos hóspedes de um determinado nicho, estará, portanto, a garantir que cativa e fideliza grupos que, por norma, têm maior dificuldade em encontrar exatamente o que procuram nas suas viagens.

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