Aproveite a Black Friday para aumentar as reservas

As oportunidades escondidas que a Black Friday pode trazer

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Dezembro 2024

A Black Friday é, em todo o mundo, um fenómeno do consumo do século XXI. Trazendo as melhores oportunidades para vários setores, este destaca-se pelas promoções e descontos acentuados em vários produtos e serviços, trazendo também oportunidades para apartamento de férias e o restante mercado turístico.

De facto, a promessa de promoções leva muitas pessoas a explorar um site para aluguer de férias como a Holidu na esperança de encontrarem a melhor oferta e marcarem as suas férias a preços baixos. Assim, os proprietários podem aproveitar para divulgar de forma mais intensa o apartamento de férias durante a Black Friday.

Ao aproveitar este impulso do calendário de eventos de marketing, torna-se possível cativar e converter o público-alvo, garantindo um maior número de reservas durante esta época e também posteriormente, já que muitas pessoas aproveitam os descontos para fazerem as reservas para todo o ano.

Uma vez que 2025 está repleto de oportunidades para fins de semana prolongados e escapadinhas extra, com os feriados a propiciar estas viagens, a Black Friday poderá ser a aliada que faltava para garantir uma maior rentabilidade para o seu AL ao longo do próximo ano.

Saiba como aproveitar a Black Friday para aumentar as reservas de alojamentos de férias, recorrendo a ofertas especiais, descontos sazonais ou pacotes exclusivos, para atrair mais hóspedes durante este período de promoções.

Vantagens da Black Friday para as reservas do AL

Para que possa preparar apartamento de férias para Black Friday, é muito importante compreender quais as vantagens deste período promocional para o mercado do alojamento de férias. Destacamos as principais vantagens:

  • Maior visibilidade junto do público alvo;
  • Oportunidade para atrair hóspedes hesitantes;
  • Maior procura por serviços e produtos em promoção nas plataformas e sites oficiais;
  • Possibilidade de integrar pacotes exclusivos e ofertas promocionais;
  • Apoio na divulgação do AL;
  • Oportunidade para rentabilizar a época baixa e ganhar dinheiro no Black Friday;
  • Oportunidade para maximizar a ocupação e o lucro do AL.

5 dicas para rentabilizar o AL com a Black Friday

Claro que para destacar o apartamento de férias na Black Friday é preciso que entenda como pode utilizar o frenesim do comércio neste período, aproveitando o interesse do público e adaptando-se às caraterísticas atuais do mercado. Como pode imaginar, oferecer descontos para apartamento de férias é uma das possibilidades desta época, mas não a única. Assim sendo, deixamos 5 dicas para garantir que rentabiliza ao máximo a fase de promoções mais aguardada do ano:

  1.   Ofereça promoções especiais
  2.   Diferencie as suas ofertas
  3.   Estabeleça parcerias
  4.   Use o SEO a seu favor
  5.   Aproveite as redes sociais

1. Ofereça promoções especiais

Como dissemos anteriormente, as promoções são o que leva as pessoas a pesquisarem mais num portal para aluguer de férias durante a Black Friday e, por isso, inserir casa de férias nestas plataformas pode ser um bom começo. Ainda assim, lembre-se também de que pode aproveitar para divulgar o seu próprio site e conseguir reservas diretas.

Para potenciar o interesse de quem se cruza com o seu AL, independentemente da plataforma em que o faça, crie promoções exclusivas para esta época. Por exemplo, durante este fim-de-semana promocional, pode oferecer 15% de desconto para todas as reservas nos primeiros meses do ano, garantindo que atrai hóspedes para o seu alojamento durante a época baixa, quando a ocupação tende a ser menor.

2. Diferencie as suas ofertas

Ao alugar a minha casa para as férias, outra forma de garantir que a Black Friday se torna uma aliada é com a integração de ofertas extra, que diferenciem e destaquem a propriedade dos seus concorrentes. A oferta de experiências gastronómicas e enológicas, de wellness ou de imersão local (como workshops de artesanato regional) são algumas ideias que pode aproveitar e que valorizarão o preço da estadia e criarão, nos dias de promoções, maior desejo de formalizar a reserva.

3. Estabeleça parcerias

Ao alugar apartamento de férias pode também estabelecer parcerias com algumas marcas, permitindo que, na compra dos seus produtos ou serviços, sejam oferecidos vouchers de desconto para uma estadia no seu AL nos meses que seguem a promoção. Isto ajudará a que um público mais amplo e diversificado conheça o seu AL e pode contribuir para que conquiste um maior número de reservas nos meses de época baixa.  

4. Use o SEO a seu favor

A pesquisa por termos como “Black Friday” é muito frequente nos motores de busca e, assim sendo, pode potenciar a visibilidade do seu AL ao criar conteúdos de Search Engine Optimization (SEO), que contenham as palavras-chave mais relevantes para esta época.

Os algoritmos do Google e de outros motores de busca privilegiam conteúdo com valor inerente e que utilizem estas estratégias, por considerarem que são mais pertinentes para o público e, no geral, mais relevantes.

Assim, ao usar o SEO a seu favor, é mais provável que o seu site ou blog apareça nos primeiros lugares de uma pesquisa sobre a Black Friday no Alojamento Local.

5. Aproveite as redes sociais

A procura por um apartamento de férias barato nem sempre é a forma como os hóspedes encontram o seu AL. No uso de redes sociais como o Facebook, o Instagram ou o TikTok é frequente que os conteúdos sobre alojamento de férias atraiam a atenção dos utilizadores, incentivando-os a visitar o site e a reservar as suas férias.

Ao criar publicações (patrocinadas ou orgânicas) nestas plataformas, potenciará o interesse do público em geral pelo seu AL e poderá conquistar um maior número de reservas.

Nesta época, o investimento nos anúncios destas redes sociais poderá ser muito relevante, por garantir que os conteúdos chegam a um público mais amplo e diversificado. 

Em suma

A procura por descontos em apartamento de férias no Google ou num portal de casa de férias como a Holidu é muito frequente durante a Black Friday. Assim, esta constitui uma oportunidade única para os proprietários de um AL consolidarem o seu lugar no setor, ganhando visibilidade e conquistando as reservas pretendidas.

A época promocional é também uma forma de garantir a rentabilização sazonal para os períodos de maior carência, permitindo que o índice de ocupação seja mais positivo e que o AL se torne mais lucrativo nos meses frios.

O uso eficaz de promoções e ofertas durante a Black Friday constitui uma oportunidade para o anfitrião de AL se posicionar e destacar dos seus concorrentes, consolidando a sua reputação e garantindo a criação (ou continuidade) de um negócio de sucesso.

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