Como planear o seu calendário de reservas

Descubra o segredo para uma gestão eficaz do seu calendário de reservas

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Dezembro 2024

Muitos proprietários aproveitam a tendência para a estadia em espaços de alojamento local (AL) e a rentabilizar os seus imóveis desta forma, aproveitando a ajuda de um portal de aluguer de férias para o levar a um público mais abrangente. Ao anunciar em plataformas como a Holidu, a Airbnb, o Booking.com ou VRBO, é comum que surjam dúvidas sobre como planear calendário e fazer uma gestão cruzada ao arrendar casas de férias.

Hoje, com um setor em crescimento e uma concorrência significativa, a eficiência ao gerir calendários torna-se um ponto fundamental para aproveitar em pleno o potencial do seu AL.

Neste artigo focaremos, por isso, algumas das estratégias que pode aplicar para um planeamento e gestão eficientes do calendário de reservas do seu aluguer de férias, considerando, aspetos fundamentais como a sazonalidade, os períodos de maior procura e as ferramentas que apoiam a atribuição de preços dinâmicos e inteligentes. Exploraremos ainda os sistemas que pode usar e como eles podem contribuir para maximizar o lucro do seu AL e obter o sucesso pretendido.

Importância de planear e gerir o calendário

O calendário para alojamentos de férias é fundamental para a boa gestão. Este deve estar bem estruturado, para garantir uma taxa de ocupação tão elevada quanto possível, de um modo organizado e que evite constrangimentos e sobreposições.

A correta gestão de calendário impedirá, por exemplo, que reserve datas sobrepostas (overbooking) a hóspedes distintos ou que não tenha tempo para a limpeza e manutenção necessária entre hóspedes. Esta impede situações indesejadas e, assim, contribui para que a experiência dos visitantes seja melhorado, potenciando avaliações e comentários positivos que, como sabe, são valiosos para que os algoritmos das plataformas online privilegiem a apresentação do seu AL nas pesquisas.

Para entender como o planeamento e gestão da agenda de reservas do AL é importante, listamos dez benefícios de um calendário estruturado:

  1.     Gera uma melhor taxa de ocupação;
  2.     Oferece preços adaptados à época;
  3.     Melhora a reputação do AL;
  4.     Evita constrangimentos e reduz equívocos;
  5.     Potencia a satisfação do hóspede;
  6.     Garante maior eficiência operacional;
  7.     Permite planificar as atividades de limpeza e manutenção;
  8.     Garante maior visibilidade nas plataformas;
  9.     Torna o AL mais competitivo;
  10.   Ajuda a economizar tempo.

Como planear e gerir eficientemente o calendário

Considerando todos os benefícios de um calendário organizado, torna-se muito importante considerar este aspeto ao anunciar casas de férias, tendo particular atenção no caso de fazer anúncios em várias plataformas online distintas, já que, neste processo, terá de considerar a uniformidade dos calendários.

Será ainda importante que considere que cada região conta com uma época alta, na qual existe, por norma, maior procura por alojamento, e épocas onde se espera uma menor demanda. Assim, deve haver uma adaptação do AL às dinâmicas de mercado, aplicando estratégias de cativação e usando os preços dinâmicos a seu favor. Destacaremos alguns dos aspetos mais importantes a considerar para um planeamento eficaz do seu calendário de reservas.  

Sazonalidade

Ao arrendar apartamentos de férias depressa verá que a sazonalidade é um dos aspetos mais importantes para a gestão eficaz do calendário, já que é esta determina o interesse dos hóspedes pelo alojamento em determinadas regiões.

Muitas localidades adotam estratégias para garantir que, nos períodos com menor procura conquistam o interesse dos viajantes, rentabilizando assim épocas mais baixas.

Para que possa adotar este tipo de estratégia, no entanto, deverá compreender quais são as épocas mais fortes e mais fracas para o AL na sua região.

Períodos de alta procura

Ao identificar os períodos com maior procura, deve lembrar-se de que, entre hóspedes, precisará de tempo para realizar todos os serviços de limpeza e manutenção necessários. Isto significa que, ainda que o ideal seja garantir o máximo de ocupação para aproveitar as fases mais rentáveis, isto não pode ser feito sem que garanta a qualidade do alojamento a todos os níveis. Um cuidado insuficiente por falta de tempo de preparação poderá afetar a satisfação dos hóspedes e ser nocivo para a reputação do AL.

Preços dinâmicos

Aproveitar melhor as épocas alta e baixa é algo que pode ser feito com uma planificação cuidada. O ajuste de tarifas com base neste aspeto contribuirá para que consiga rentabilizar ao máximo o AL. Considere usar as ferramentas de preço automático inteligente (também conhecidas como sistemas de preço dinâmico), que ajustam o preço com base nas tendências de mercado, para que apresentem a melhor relação ocupação-preço. Lembre-se de que é importante que o preço diário do AL seja o mesmo em todas as plataformas de anúncio que utiliza, para que exista coerência e uniformidade.

Ferramentas e sistemas para um AL lucrativo

Usar ferramentas e aplicações para o ajudar a gerir o calendário de casa de férias é uma excelente opção para evitar eventuais erros e garantir a total concordância das datas e preços apresentados. Sugerimos que, na gestão do seu AL, considere apoiar-se em tecnologia como:  

  1.  PMS ou Sistema de gestão de propriedades: ideal para um tratamento cruzado de múltiplas plataformas de reserva. Este gere as reservas efetuadas, o calendário, os preços e apoia ainda a gestão de equipas de limpeza e manutenção. Estes sistemas facilitam a integração de calendários de aluguer de férias e podem incluir ainda ferramentas de análise e comunicação próprias.
  2.  Plataformas de alojamentos para férias: sites como a Holidu, a Airbnb ou o Booking.com são usados diariamente por quem procura um AL para ficar alojado. Ao listar a sua propriedade, é natural que consiga uma melhor taxa de ocupação. Muitos destes sites também oferecem sistemas de preço inteligente e mensagens automáticas.
  3.  Ferramenta de precificação dinâmica: encontrará nas opções anteriores esta opção, mas também existem ferramentas extra de preços dinâmicos que pode usar para garantir que oferece os preços mais adequados ao longo do ano.
  4.  Ferramenta de automatização de mensagens: a comunicação é um dos aspetos mais importantes e inúmeras ferramentas (integradas em sites de aluguer de férias, PMS ou externas) podem ajudar neste aspeto, permitindo o uso de modelos automáticos personalizáveis, que garantirão uma comunicação mais eficiente com os hóspedes, melhorando a sua satisfação.
  5.  Sistema de análise de dados: entender as métricas/resultados relativas ao seu AL é a melhor forma de garantir que mantém ou altera as estratégias. Por isso, monitorizar as estatísticas relativas à taxa de ocupação, satisfação e rentabilidade é fundamental. Com uma visão mais abrangente sobre estas questões, poderá gerir de forma mais eficaz o calendário de reservas e impulsionar a rentabilidade do AL pensando outras estratégias de cativação e conversão.

Em suma

Uma gestão eficaz de calendário de reservas é fundamental para evitar erros e situações indesejadas e também para promover a maximização dos lucros do AL e a sua melhor taxa de ocupação.

Se usar múltiplas plataformas, como a Holidu, a Airbnb, o Booking.com ou equivalentes, considere usar um PMS para garantir que a informação presente em todas é concordante, evitando disparidade de preços e reservas duplas (overbooking), já que isto prejudicaria a experiência do hóspede e a reputação do AL.

Aproveitando as várias ferramentas disponíveis para planear e gerir o calendário de reservas, poderá garantir que transforma o seu AL num negócio de sucesso.

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