Como planear o seu calendário de reservas
Descubra o segredo para uma gestão eficaz do seu calendário de reservas
Dezembro 2024
Muitos proprietários aproveitam a tendência para a estadia em espaços de alojamento local (AL) e a rentabilizar os seus imóveis desta forma, aproveitando a ajuda de um portal de aluguer de férias para o levar a um público mais abrangente. Ao anunciar em plataformas como a Holidu, a Airbnb, o Booking.com ou VRBO, é comum que surjam dúvidas sobre como planear calendário e fazer uma gestão cruzada ao arrendar casas de férias.
Hoje, com um setor em crescimento e uma concorrência significativa, a eficiência ao gerir calendários torna-se um ponto fundamental para aproveitar em pleno o potencial do seu AL.
Neste artigo focaremos, por isso, algumas das estratégias que pode aplicar para um planeamento e gestão eficientes do calendário de reservas do seu aluguer de férias, considerando, aspetos fundamentais como a sazonalidade, os períodos de maior procura e as ferramentas que apoiam a atribuição de preços dinâmicos e inteligentes. Exploraremos ainda os sistemas que pode usar e como eles podem contribuir para maximizar o lucro do seu AL e obter o sucesso pretendido.
Importância de planear e gerir o calendário
O calendário para alojamentos de férias é fundamental para a boa gestão. Este deve estar bem estruturado, para garantir uma taxa de ocupação tão elevada quanto possível, de um modo organizado e que evite constrangimentos e sobreposições.
A correta gestão de calendário impedirá, por exemplo, que reserve datas sobrepostas (overbooking) a hóspedes distintos ou que não tenha tempo para a limpeza e manutenção necessária entre hóspedes. Esta impede situações indesejadas e, assim, contribui para que a experiência dos visitantes seja melhorado, potenciando avaliações e comentários positivos que, como sabe, são valiosos para que os algoritmos das plataformas online privilegiem a apresentação do seu AL nas pesquisas.
Para entender como o planeamento e gestão da agenda de reservas do AL é importante, listamos dez benefícios de um calendário estruturado:
- Gera uma melhor taxa de ocupação;
- Oferece preços adaptados à época;
- Melhora a reputação do AL;
- Evita constrangimentos e reduz equívocos;
- Potencia a satisfação do hóspede;
- Garante maior eficiência operacional;
- Permite planificar as atividades de limpeza e manutenção;
- Garante maior visibilidade nas plataformas;
- Torna o AL mais competitivo;
- Ajuda a economizar tempo.
Como planear e gerir eficientemente o calendário
Considerando todos os benefícios de um calendário organizado, torna-se muito importante considerar este aspeto ao anunciar casas de férias, tendo particular atenção no caso de fazer anúncios em várias plataformas online distintas, já que, neste processo, terá de considerar a uniformidade dos calendários.
Será ainda importante que considere que cada região conta com uma época alta, na qual existe, por norma, maior procura por alojamento, e épocas onde se espera uma menor demanda. Assim, deve haver uma adaptação do AL às dinâmicas de mercado, aplicando estratégias de cativação e usando os preços dinâmicos a seu favor. Destacaremos alguns dos aspetos mais importantes a considerar para um planeamento eficaz do seu calendário de reservas.
Sazonalidade
Ao arrendar apartamentos de férias depressa verá que a sazonalidade é um dos aspetos mais importantes para a gestão eficaz do calendário, já que é esta determina o interesse dos hóspedes pelo alojamento em determinadas regiões.
Muitas localidades adotam estratégias para garantir que, nos períodos com menor procura conquistam o interesse dos viajantes, rentabilizando assim épocas mais baixas.
Para que possa adotar este tipo de estratégia, no entanto, deverá compreender quais são as épocas mais fortes e mais fracas para o AL na sua região.
Períodos de alta procura
Ao identificar os períodos com maior procura, deve lembrar-se de que, entre hóspedes, precisará de tempo para realizar todos os serviços de limpeza e manutenção necessários. Isto significa que, ainda que o ideal seja garantir o máximo de ocupação para aproveitar as fases mais rentáveis, isto não pode ser feito sem que garanta a qualidade do alojamento a todos os níveis. Um cuidado insuficiente por falta de tempo de preparação poderá afetar a satisfação dos hóspedes e ser nocivo para a reputação do AL.
Preços dinâmicos
Aproveitar melhor as épocas alta e baixa é algo que pode ser feito com uma planificação cuidada. O ajuste de tarifas com base neste aspeto contribuirá para que consiga rentabilizar ao máximo o AL. Considere usar as ferramentas de preço automático inteligente (também conhecidas como sistemas de preço dinâmico), que ajustam o preço com base nas tendências de mercado, para que apresentem a melhor relação ocupação-preço. Lembre-se de que é importante que o preço diário do AL seja o mesmo em todas as plataformas de anúncio que utiliza, para que exista coerência e uniformidade.
Ferramentas e sistemas para um AL lucrativo
Usar ferramentas e aplicações para o ajudar a gerir o calendário de casa de férias é uma excelente opção para evitar eventuais erros e garantir a total concordância das datas e preços apresentados. Sugerimos que, na gestão do seu AL, considere apoiar-se em tecnologia como:
- PMS ou Sistema de gestão de propriedades: ideal para um tratamento cruzado de múltiplas plataformas de reserva. Este gere as reservas efetuadas, o calendário, os preços e apoia ainda a gestão de equipas de limpeza e manutenção. Estes sistemas facilitam a integração de calendários de aluguer de férias e podem incluir ainda ferramentas de análise e comunicação próprias.
- Plataformas de alojamentos para férias: sites como a Holidu, a Airbnb ou o Booking.com são usados diariamente por quem procura um AL para ficar alojado. Ao listar a sua propriedade, é natural que consiga uma melhor taxa de ocupação. Muitos destes sites também oferecem sistemas de preço inteligente e mensagens automáticas.
- Ferramenta de precificação dinâmica: encontrará nas opções anteriores esta opção, mas também existem ferramentas extra de preços dinâmicos que pode usar para garantir que oferece os preços mais adequados ao longo do ano.
- Ferramenta de automatização de mensagens: a comunicação é um dos aspetos mais importantes e inúmeras ferramentas (integradas em sites de aluguer de férias, PMS ou externas) podem ajudar neste aspeto, permitindo o uso de modelos automáticos personalizáveis, que garantirão uma comunicação mais eficiente com os hóspedes, melhorando a sua satisfação.
- Sistema de análise de dados: entender as métricas/resultados relativas ao seu AL é a melhor forma de garantir que mantém ou altera as estratégias. Por isso, monitorizar as estatísticas relativas à taxa de ocupação, satisfação e rentabilidade é fundamental. Com uma visão mais abrangente sobre estas questões, poderá gerir de forma mais eficaz o calendário de reservas e impulsionar a rentabilidade do AL pensando outras estratégias de cativação e conversão.
Em suma
Uma gestão eficaz de calendário de reservas é fundamental para evitar erros e situações indesejadas e também para promover a maximização dos lucros do AL e a sua melhor taxa de ocupação.
Se usar múltiplas plataformas, como a Holidu, a Airbnb, o Booking.com ou equivalentes, considere usar um PMS para garantir que a informação presente em todas é concordante, evitando disparidade de preços e reservas duplas (overbooking), já que isto prejudicaria a experiência do hóspede e a reputação do AL.
Aproveitando as várias ferramentas disponíveis para planear e gerir o calendário de reservas, poderá garantir que transforma o seu AL num negócio de sucesso.