Aumento do IVA para alojamentos de férias em Espanha
O aumento do IVA pode trazer problemas para os anfitriões. Descubra quais são!
Dezembro 2024
Espanha tem vindo a discutir as questões relacionadas com a habitação e as decisões governamentais sobre a matéria impactam também no mercado do alojamento local (AL).
Ainda que o setor do alojamento de férias esteja em crescimento, sendo parte importante da economia espanhola, algumas regiões têm sugerido o agravamento das medidas fiscais para os proprietários de espaços de arrendamento temporário, pela escassez de espaços de alojamento de longo prazo.
Assim, questões como os aumentos na tributação dos AL têm sido faladas, incluindo-se aqui o possível aumento do IVA.
Uma vez que este tipo de modificação altera as dinâmicas para o setor em Espanha, gerando preocupação entre os gestores que anunciam em plataformas como a Airbnb ou a Holidu, torna-se mais importante do que nunca perceber qual o impacto dos novos impostos apartamento de férias Espanha e como o IVA do turismo em Espanha afetará os proprietários de AL.
Se ainda não conhece estas mudanças, venha descobrir as taxas previstas e como pode adaptar-se à nova tributação.
Medidas previstas para o IVA em Espanha
A previsão de alterações fiscais para 2025 no que diz respeito ao mercado do alojamento turístico têm preocupado os proprietários de AL.
Aqui destacamos o aumento do IVA em apartamento de férias em Espanha, incluído nas medidas previstas no acordo entre o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) e o partido Sumar.
Com este aumento previsto para o imposto sobre IVA, os partidos visam aumentar a arrecadação financeira pública, criar uma maior paridade entre o setor dos AL e das unidades hoteleiras e promover o aumento do alojamento de longo prazo, para combater os problemas de habitação que se manifestam um pouco por toda a Europa.
Quais as taxas expectáveis?
Neste momento, o aumento do IVA sobre apartamento de férias prevê que, do IVA reduzido de 10% atualmente em vigor, se passe para um IVA de 21% aplicável à atividade económica.
Com esta nova medida, todos os AL passariam a estar sujeitos a 21% de IVA, o que obrigará os proprietários a ajustarem os seus preços e encarecerá as estadias para os hóspedes.
Impacto do aumento do IVA para gestores de AL
Neste momento, as regras para os AL são cada vez mais estritas em Espanha, havendo muitos aspetos a considerar antes de inserir a casa de férias num portal para aluguer de férias. Um dos aspetos a considerar, porque impacta diretamente na experiência do proprietário, é a tributação em vigor, incluindo-se aqui a taxa do IVA sobre apartamento de férias em Espanha.
Com a previsão do aumento da tributação de IVA de 10% para 21%, os proprietários poderão sentir-se afetados em principalmente três aspetos. São eles:
- O turismo espanhol poderá tornar-se internacionalmente menos atrativo e, por isso, menos competitivo;
- Proprietários com baixas margens de lucro poderão sentir algumas dificuldades na manutenção da atividade, principalmente durante a época baixa, quando a rentabilidade é menor;
- A obrigatoriedade de as plataformas digitais de anúncio de casas para aluguer de férias terem de comunicar a alteração aos seus utilizadores poderá motivar uma redução no índice de procura e no número de reservas efetivas.
5 Estratégias para se adaptar ao novo IVA
Apesar de o aumento do IVA em apartamento de férias poder trazer alguns desafios, existem estratégias que os proprietários de AL podem adotar para aumentarem a eficiência do negócio e se manterem competitivos ao alugar apartamento de férias em Espanha. Recomendamos as seguintes:
- Ajustar os preços do AL;
- Otimizar a gestão financeira;
- Apostar na ecologia e sustentabilidade;
- Garantir a satisfação dos hóspedes;
- Divulgar em multiplataforma.
1. Ajustar os preços do AL
Ao alugar a minha casa de férias é sempre importante garantir que os preços praticados estão em conformidade com o mercado e não são demasiado díspares da concorrência.
Além disto, no entanto, a revisão dos preços e o ajuste de tarifas pode também ser feito como medida estratégica, com adaptações sazonais ou até mesmo a oferta de promoções de época baixa que tornem o produto mais apelativo e diversificado. Isto poderá fazer com que o número de reservas aumente, compensando o aumento das taxas de imposto.
2. Otimizar a gestão financeira
Com o aumento do IVA de aluguer de férias, torna-se mais importante do que nunca garantir que tem o apoio de quem melhor conhece as questões fiscais no país. Assim, poderá ser útil consultar especialistas da área fiscal ou contratar um contabilista que o ajude a manter-se a par de todas as normas, garanta o cumprimento atempado dos pagamentos e contribua para uma gestão operacional mais económica.
3. Apostar na ecologia e sustentabilidade
Tal como acontece em Portugal, Espanha tem vindo a implementar medidas em prol da ecologia e da sustentabilidade, incluindo alguns incentivos fiscais para AL’s ambientalmente conscientes. Explore as opções e veja os benefícios que pode conquistar a nível tributário. Esta é uma boa forma de rentabilizar o AL e de o valorizar aos olhos dos viajantes que procuram alternativas verdes num portal de casa de férias.
4. Garantir a satisfação dos hóspedes
Com o aumento do IVA apartamento de férias Espanha é mais importante do que nunca garantir que a experiência dos hóspedes no seu AL é magnífica.
Quando oferece os melhores serviços e produtos, incluindo as comodidades mais valorizadas pelos hóspedes, o AL diferencia-se dos seus concorrentes e alcança um patamar de destaque, que o torna mais procurado por potenciais hóspedes.
Se o AL tiver estas caraterísticas, poderá inclusivamente praticar tarifas mais elevadas, já que estas serão justificadas pelas avaliações prévias e a qualidade da estadia.
5. Divulgar em multiplataforma
Com a subida do IVA, garantir uma presença online mais ampla pode ser importante e, por isso, anunciar em plataformas como a Holidu, a Airbnb, o Booking.com ou a VRBO pode ser uma boa forma de garantir que mais pessoas conhecem o AL e fazem a sua reserva.
Para o apoiar na gestão das múltiplas plataformas, evitando situações como double booking, pode optar por usar um PMS.
Em suma
O aumento do IVA sobre apartamento de férias poderá ser desafiante, já que proprietários e hóspedes sentirão a diferença nos valores a pagar. Ainda assim, esta subida dos 10% para os 21%, atualmente prevista para 2025, pode ser acautelada com a presença em mais do que um site para aluguer de férias e a adoção de outras medidas e estratégias que garantam a maior competitividade no setor e reduzam o impacto do aumento na tributação. Aplique as estratégias que melhor se adaptarem ao seu negócio e prepare-se para o aumento do IVA em Espanha.