O que são reservas diretas?

Como pode beneficiar de reservas diretas.

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Dezembro 2024

Em Portugal, o aumento no número de espaços de alojamento local (AL) foi significativo ao longo dos últimos anos e, ainda que muitas pessoas optem por inserir casa de férias num portal de casa de férias como a Holidu, aproveitando os múltiplos benefícios oferecidos por estas plataformas, também não falta quem pense: “quero alugar a minha casa de férias diretamente aos hóspedes”.

De facto, e ainda que os portais de listagem de casas de férias constitua uma ferramenta muito útil para amplificar a expressão de um AL, é inegável que as reservas diretas para apartamentos de férias podem também ser favoráveis para os proprietários, sendo que, ao reservar diretamente com os hóspedes, não estarão sujeitos às taxas e comissões das plataformas (que podem chegar a ser de cerca de 20% da faturação em alguns casos).

Com o foco na rentabilidade e independência do negócio, não falta quem queira, por isso, eliminar os custos relacionados com a mediação das plataformas e estimular as reservas diretas.

Reservas diretas: o que são?

Para que possa entender as vantagens das reservas diretas é, antes de mais, necessário explicar de que se trata este conceito.

Uma reserva direta é toda a reserva que seja realizada por um contacto direto entre hóspede e proprietário, sem intermediário. Isto é, a principal diferença entre reservas diretas e indiretas é que, enquanto as segundas implicam um portal ou plataforma, as primeiras serão feitas através de sites oficiais dos AL’s, por contacto de email, contacto telefónico ou até mesmo no próprio espaço.

Não tendo intermediação, as reservas diretas oferecem menores custos operacionais, uma vez que o proprietário receberá a totalidade do pagamento, sem precisar de pagar as taxas e comissões das plataformas de mediação.

Além de mais rentáveis, as reservas diretas permitem também que o proprietário tenha um maior controlo sobre os processos de marcação, o que pode ser vantajoso para a comunicação entre as partes, potenciando uma melhor experiência para o hóspede.

As principais vantagens das reservas diretas

Agora que já sabemos o que são reservas diretas importa perceber quais as vantagens deste tipo de marcação. Ao alugar a minha casa para as férias, existem múltiplas vantagens, incluindo:

  • Redução de custos operacionais;
  • Aumento da rentabilidade do AL;
  • Maior controlo sobre custos e promoções;
  • Possibilidade de ter políticas e normas próprias;
  • Criação de uma valiosa lista de contactos (leads);
  • Maior facilidade em estabelecer um relacionamento com os hóspedes;
  • Maior potencial de fidelização de clientes;
  • Maior autonomia e flexibilidade no negócio.

5 dicas para potenciar as reservas diretas

Ainda que as vantagens das reservas diretas sejam muitas, o facto é que também existem alguns desafios. Contrariamente aos anúncios nos portais de aluguer de férias, cuja reputação e visibilidade cria um palco mundial de divulgação de forma simples e sem que o proprietário precise de ter uma ação tão intensa e direta sobre os anúncios, as reservas diretas implicarão que os proprietários adotem uma postura muito ativa na divulgação do seu espaço de alojamento. Para que saiba como aumentar as reservas diretas, deixamos 5 dicas valiosas:

  1.   Crie um bom website
  2.   Explore várias técnicas de marketing
  3.   Aproveite os anúncios do Google Ads
  4.   Use as redes sociais
  5.   Use estratégias de diferenciação
  1. Crie um bom website

Criar um site para aluguer de férias é essencial para quem quer estimular as reservas diretas e, ao criá-lo, deve ter em mente que este não precisará apenas de ser visualmente apelativo, mas também funcional, fácil de navegar e rápido.

Todo o processo de navegação do site deve permitir uma experiência sem falhas e um acesso simples a toda a informação, sendo ainda importante que o conteúdo oferecido inclua textos, fotografias e vídeos de elevada qualidade, e tão detalhados quanto possível.

Lembre-se ainda de que o processo de reserva no website, assim como os contactos do proprietário, devem ser simples de aceder e usar.

  1. Explore várias técnicas de marketing

Para que as reservas diretas possam acontecer, é importante que os viajantes encontrem o seu site e, por isso, ele deve estar listado (e preferencialmente em destaque) nos motores de busca para casas de férias. Conseguir que isto aconteça de forma orgânica irá obrigar os gestores do AL a explorar o universo do marketing e as suas várias estratégias, incluindo o marketing de conteúdo (criação de conteúdos que acrescentem valor ao seu AL, sobre o estabelecimento, a região e o setor), o SEO (uso de palavras-chave e estruturas valorizadas pelos algoritmos da web) ou o email marketing (envio de informações regulares e newsletters aos hóspedes), entre outras.

  1. Aproveite os anúncios do Google Ads

Claro que, ao alugar apartamento de férias, pode também tentar destacar o AL nos motores de busca com estratégias mais rápidas. A colocação de anúncios no Google (Google Ads) poderá ajudá-lo a chegar mais facilmente ao seu público-alvo, embora se trate de uma abordagem paga. Ainda que tenha um custo, este poderá ser vantajoso quando comparado com as comissões de plataformas online de reserva.

  1. Use as redes sociais

As redes sociais também serão fortes aliadas das reservas diretas, principalmente se o seu objetivo for cativar um público mais jovem (Millennials ou Geração Z).

Redes como o Instagram, o TikTok ou o Facebook podem ajudar a que apresente o seu AL a um público amplo e dar a alavancagem necessária para atrair um grande número de reservas. Nestas redes pode optar por conteúdos orgânicos ou pagos, dependendo dos seus objetivos.

  1. Use estratégias de diferenciação

A aplicação de estratégias de diferenciação ao alugar apartamento de férias também são muito importantes para o sucesso. Assim, além de criar um espaço apelativo e focado no conforto e bem-estar do hóspede, pode optar por abordagens temáticas e originais ou oferecer benefícios de reserva. Alguns exemplos seriam o check-in antecipado, o late check-out ou tarifas sazonais e promocionais. Pode também criar vouchers especiais para antigos hóspedes, que ajudem a fidelizá-los, potenciando reservas futuras.

Conciliar reservas diretas e via portais online

As reservas diretas e indiretas, por via de um portal para aluguer de férias podem ser conciliadas.

Sem dúvida que aproveitar os contatos da Booking com proprietários e a sua relevância junto dos viajantes é uma boa forma de garantir uma boa taxa de ocupação. Além disso, as ferramentas integradas disponíveis nesta e noutras plataformas desse tipo são valiosas, permitindo que descubra como aumentar as reservas no Booking, com o uso das avaliações, dos preços inteligentes ou das mensagens personalizadas, entre outras funcionalidades.

O uso dos portais online pode também ser uma forma de conhecer novos hóspedes e estimular reservas diretas no futuro. Assim, um equilíbrio entre as estratégias de apresentação do AL poderá ser muito positivo para garantir que o seu negócio se torna mais lucrativo.

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