Como aumentar a tarifa diária do seu alojamento de férias

Perceba como funciona a tarifa diária nos alojamentos de férias

magazine_image

Dezembro 2024

A rentabilidade de um espaço de alojamento local (AL) depende fortemente da sua tarifa diária e, por isso, a definição do preço praticado deve ser adequada ao tipo de público, à época do ano e ao serviços apresentados aos hóspedes.

No próprio site do AL ou num site para aluguer de férias como a Holidu, a Airbnb ou equivalentes, os preços estabelecidos devem ser concordantes, já que essa coerência pode ser geradora de confiança, melhorando o posicionamento e a reputação do AL.

Dependendo de múltiplos indicadores, incluindo o KPI tarifa média diária (key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Desempenho), o anfitrião poderá avaliar se os preços praticados permitem uma margem de lucro concordante com os seus objetivos, ajustando-a, se necessário.

Para que possa saber como aumentar a tarifa média diária do AL, explicamos melhor este conceito e deixamos dicas sobre como pode integrar nas suas ofertas caraterísticas que justifiquem o aumento da tarifa, ajudando-o assim a melhorar a rentabilidade do negócio.

Tarifa média diária: o que é?

Ao publicitar casas de férias um dos aspetos que inevitavelmente terá impacto no número de reservas é o preço praticado e, por isso, é muito importante que os gestores de alojamento turístico saibam o que é a tarifa média diária.

Este conceito refere-se a um indicador referente ao rendimento médio por noite e por quarto alugado, e pode ser calculado facilmente, como veremos de seguida.

Calcular a tarifa diária

Considerando a receita no número de noites da estadia e a receita total nos dias de ocupação saberá como calcular a tarifa média diária.

Por exemplo: imagine que, num mês, obteve 1500 euros com todas as noites (30 noites) ocupadas. Deveria dividir a receita total (1500 euros) pela ocupação (30 noites), o que daria uma tarifa média de 50 euros.

Será importante que considere que, para este cálculo, deve apenas considerar as noites em que o AL esteve efetivamente ocupado por hóspedes.

Elementos a considerar na definição da tarifa diária

Ao arrendar casas de férias e para garantir a aplicação de tarifas rentáveis e justas é fundamental que tenha alguns fatores em consideração, incluindo:

  • Os custos efetivos que tem com o AL, incluindo com a sua limpeza e manutenção;
  • A margem de lucro que pretende alcançar;
  • A sazonalidade (época alta ou baixa) e a procura correspondente;
  • As tarifas praticadas por unidades de AL concorrentes;
  • O seu público-alvo, a sua margem financeira e os aspetos que valoriza.

5 dicas para aumentar a tarifa diária do AL

Aumentar a tarifa diária do AL pode ser lucrativo, mas para que o seja é importante que garanta que este aumento não reduz o interesse efetivo dos potenciais hóspedes, levando-os a procurar opções mais económicas. Existem estratégias para tarifa média diária que pode aplicar e que irão, em simultâneo, garantir uma melhor taxa de ocupação e aumentar o lucro efetivo que terá com a estadia dos seus visitantes. Deixamos 5 dicas úteis a considerar para aumentar a tarifa diária do AL:

  1.   Garanta a satisfação dos hóspedes;
  2.   Considere a sazonalidade;
  3.   Ofereça serviços extra;
  4.   Fique atento à concorrência;
  5.   Use as ferramentas de preço inteligente/dinâmico.

     1. Garanta a satisfação dos hóspedes

O aumento da tarifa média diária aluguer de férias pode ser facilmente justificada caso a qualidade da estadia o justifique e, por isso, garantir a satisfação e bem-estar dos hóspedes deve ser a sua prioridade.

Inicialmente, e com este objetivo, poderá ser necessário que invista nas comodidades do AL, integrando elementos valorizados pelos hóspedes e que justificarão uma tarifa mais elevada. Alguns exemplos seriam a integração de equipamentos de ar-condicionado, de equipamentos elétricos como máquina da louça e da roupa e a oferta de wi-fi de qualidade em todas as divisões.

Este investimento não só fará com que o seu AL se torne mais apelativo para quem procura alojamento de férias, mas irá também motivar que os hóspedes efetivos se sintam bem recebidos, aumentando a probabilidade de que receba avaliações positivas, fundamentais para garantir uma maior taxa de ocupação e melhorar a rentabilidade do AL.

  1. Considere a sazonalidade

A tarifa diária terá de ser ajustada tendo em consideração a época do ano, sendo natural que seja mais elevada nos períodos de maior procura. Durante a época alta, estes preços deverão ser aumentados, refletindo uma demanda mais elevada e, da mesma forma, deverão ser ajustados e reduzidos nos períodos menos ativos, podendo inclusivamente aproveitar estas épocas para lançar pacotes promocionais apelativos. As datas festivas poderão também ser rentabilizadas, sendo importante que adapte o AL às mesmas, para que possa justificar eventuais aumentos na tarifa praticada.

  1. Ofereça serviços extra

Ao arrendar um apartamento de férias pode também justificar o aumento na tarifa diária ao integrar serviços extra que contribuam para oferecer ao hóspede uma experiência diferente e mais plena durante a estadia.

Falamos, aqui, de opções como transfer dos aeroportos, serviços de conveniência como o check-in antecipado ou o late check-out, ou mesmo a inclusão de experiências regionais (como visitas guiadas, workshops de artesanato ou experiências gastronómicas).

Além de justificarem o aumento dos preços, estes serviços melhoram a perceção do hóspede relativamente à estadia e ajudam o AL a diferenciar-se dos seus concorrentes.

  1. Fique atento à concorrência

E por falar em concorrentes… no que diz respeito à tarifa diária de um AL, saber o que está a ser feito pelos gestores da concorrência pode ser uma mais-valia, para garantir que, mesmo com a subida de preços, mantém o seu AL competitivo no contexto do mercado regional em que atua.

Assim, considerando os espaço de alojamento com caraterísticas, avaliações e serviços similares aos do seu AL, poderá avaliar os preços praticados, ajustando o seu em conformidade.

  1. Use as ferramentas de preço inteligente

Nas plataformas digitais de listagem é muitas vezes possível encontrar a ferramenta de preço inteligente ou preço dinâmico. Este serviço de gestão permite um ajuste automático das tarifas com base na procura, na taxa de ocupação e na sazonalidade, permitindo que o AL se torne mais competitivo.

Deve considerar o uso de um PMS, já que é igualmente importante que esta variação de preço aconteça de forma coordenada em todas as plataformas onde anuncia o seu AL, para garantir a coerência.

Ainda assim, o uso deste sistema de ajuste automático de preços pode garantir que o AL se torne mais competitivo, sem que precise de se preocupar com o ajuste manual das tarifas.

Em suma

Adotar estratégias para aumentar a tarifa diária do seu alojamento de férias pode garantir que o seu negócio se torna mais lucrativo.

Garantir a otimização sazonal do preço e melhorar as comodidades e serviços para valorizar o AL aos olhos dos hóspedes será crucial para que possa aumentar o custo por noite. Além disso, num portal para alojamentos de férias como a Holidu, o Booking.com ou a Airbnb (entre outros) pode ainda aproveitar as ferramentas de precificação dinâmica para garantir tarifas justas, lucrativas e adaptadas à procura e à época do ano.

Com o foco no hóspede e na sua satisfação, poderá conquistar melhores avaliações que justifiquem os preços praticados, o que criará, em outros viajantes, o desejo de ficarem alojados na sua casa de férias.

frank-van-hulst-qV7Rv3cY_Ds-unsplash-min

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Aproveite a Black Friday para aumentar as reservas

Anfitriões

Os eventos mais importantes para alojamentos de férias em 2025

Anfitriões

O que são reservas diretas?

Anfitriões

Aumento do IVA para alojamentos de férias em Espanha

Anfitriões

Como promover a sua casa de férias para a temporada de esqui

Anfitriões

Investir em alojamentos locais em Espanha

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.