Arrendamento de casas de férias a viajantes em negócios
Aumente a ocupação da sua casa de férias com profissionais e afins
Junho 2024
Os viajantes em negócios são um grupo-alvo lucrativo para os proprietários de casas de férias – especialmente na época baixa. Só em 2019, os viajantes em negócios de empresas alemãs realizaram 74,3 milhões de pernoitas.
Neste artigo, encontrará o que precisa de saber como proprietário ou proprietária ao arrendar a sua casa ou apartamento de férias a viajantes em negócios.
Quem são os viajantes em negócios?
Freelancers e consultores de empresas têm projetos em diversos locais. A estadia numa acomodação arrendada costuma durar entre alguns dias e várias semanas.
Os representantes comerciais também viajam bastante e, geralmente, procuram alojamentos perto dos seus clientes.
Os participantes de exposições e feiras são particularmente lucrativos para si como proprietário, pois perto de feiras, um quarto pode custar algumas centenas de euros por noite.
Pessoal de saúde ou médicos, bem como trabalhadores agrícolas e sazonais, também são possíveis hóspedes para a sua casa de férias.
IMPORTANTE: Antes de arrendar a sua casa de férias a viajantes em negócios, informe-se sobre se e sob que condições o arrendamento é permitido na sua região – o que pode variar de um distrito para outro. Pode encontrar mais informações no nosso artigo sobre a utilização indevida de habitação.
Deve também considerar os aspetos financeiros e fiscais ao arrendar casas de férias a viajantes em negócios – este grupo pedirá, geralmente, recibos ou faturas pelo arrendamento.
Quais são as vantagens do arrendamento a viajantes em negócios?
O arrendamento não está condicionado à época alta. Consequentemente, pode ocupar a sua casa de férias também na época baixa.
A reserva e o pagamento são, na maioria das vezes, efetuados pela empresa onde o viajante em negócios trabalha. Isto garante fiabilidade e pontualidade no pagamento.
Se os viajantes em negócios desfrutarem de um serviço perfeito e de uma estadia agradável na sua casa de férias, poderá conquistar a empresa como cliente regular e beneficiar de futuras reservas.
Os viajantes em negócios costumam estar fora durante o dia. E, mesmo aos fins de semana, frequentemente não permanecem no alojamento. Desta forma, este grupo de hóspedes geralmente dá menos trabalho do que os turistas habituais.
Por que razão as casas de férias privadas são tão populares entre os viajantes em negócios?
Sentir-se em casa mesmo à distância
As viagens profissionais são muitas vezes desgastantes. Estar longe da família, alimentar-se de forma pouco saudável e fazer menos exercício físico, somado ao stress profissional. Se a estadia se prolongar por várias semanas, um quarto de hotel pode tornar-se bastante solitário e isolante.
Por isso, os viajantes em negócios cada vez mais preferem ficar numa casa de férias. Estas, em geral, oferecem uma sala de estar e jantar acolhedora, uma cozinha bem equipada, assim como terraços ou varandas. Além disso, as casas de férias destacam-se pelo seu carácter pessoal e individual.
A possibilidade de cozinhar refeições saudáveis
Ninguém gosta de comer fora todos os dias. E, especialmente em viagens de negócios prolongadas, é difícil manter uma alimentação saudável com comida de restaurante ou fast-food. Além disso, muitos viajantes sozinhos sentem-se desconfortáveis a jantar sozinhos num restaurante. Para além disso, muitos restaurantes já estão fechados quando os viajantes em negócios terminam o seu longo dia de trabalho.
Por outro lado, uma casa de férias possui geralmente uma cozinha bem equipada, permitindo que os viajantes em negócios preparem as suas próprias refeições saudáveis.
Ambiente acolhedor para receber clientes
Muitos profissionais necessitam de receber clientes durante as suas viagens e, por isso, preferem um alojamento espaçoso. Numa sala de estar ou de jantar acolhedora, é possível conversar confortavelmente e até oferecer uma refeição – por exemplo, através de um serviço de catering ou de um cozinheiro contratado.
Vantagens de custo em viagens com colegas
Frequentemente, os profissionais viajam com colegas ou parceiros de negócios. Para reduzir os custos de vários quartos de hotel, uma casa de férias com vários quartos é particularmente prática. Além disso, uma casa de férias espaçosa é ideal para reuniões espontâneas, atividades de team building ou sessões de brainstorming na varanda.
Como preparar a sua casa de férias para viajantes em negócios
Os viajantes em negócios procuram coisas diferentes numa acomodação do que os turistas habituais. Vistas bonitas e acesso à praia não são tão importantes para este grupo-alvo como a proximidade a estações de comboio, estacionamento gratuito e check-in sem contacto.
Com as seguintes dicas, pode atrair os viajantes em negócios como proprietário:
1. Mencione a proximidade a transportes e estacionamento
Para os viajantes em negócios, é essencial que os locais que precisam de visitar sejam facilmente acessíveis a partir do alojamento. Por isso, deve mencionar no seu anúncio a proximidade a estações de comboio, aeroportos, edifícios de escritórios e centros de congressos. Isto permite que os seus hóspedes vejam claramente que a localização da sua casa de férias pode competir com os hotéis da região.
Se a sua casa de férias possui estacionamento suficiente, destaque isso também no seu anúncio, pois os seus hóspedes podem precisar de receber clientes no alojamento. Com os artífices e montadores, a questão é um pouco mais complexa: eles costumam viajar com veículos maiores e necessitam de um estacionamento adequado perto do alojamento. Informe os seus hóspedes, antes da chegada, onde esses veículos grandes podem ser estacionados em segurança.
2. Ofereça conforto ao nível de um hotel
Os hotéis oferecem muito conforto. E, no final de um longo dia, os viajantes em negócios procuram sobretudo uma boa noite de descanso numa cama confortável com lençóis brancos bem passados, almofadas macias e um edredão pesado.
Como proprietário de uma casa de férias, pode garantir um sono reparador aos seus hóspedes, utilizando também roupa de cama de alta qualidade (ao nível dos hotéis).
Outras comodidades e serviços que deve oferecer na sua casa de férias incluem:
- Televisão em cada quarto
- Persianas e cortinas blackout
- Isolamento acústico adequado
- Extensões elétricas para ligar vários dispositivos
- Despertadores
- Estação de carregamento para telemóveis
- Secador de cabelo, tampões para os ouvidos e máscara de olhos
- Roupões e chinelos
- Tábua e ferro de engomar, máquina de lavar roupa
- Espaço suficiente para arrumação de material e vestuário de trabalho
3. Crie áreas privadas
Se pretende arrendar a grupos de profissionais, deve garantir privacidade com vários quartos. Assim, os colegas podem retirar-se e acomodar-se confortavelmente. Se cada quarto tiver a sua própria casa de banho, será ainda mais atraente para este grupo-alvo.
4. Check-in sem contacto e flexível
Os viajantes em negócios não querem estar sujeitos a horários de chegada rígidos. Este grupo está habituado a chegar a qualquer hora do dia. Portanto, horários estritos de check-in e regras rígidas não funcionam. É por isso que, atualmente, o uso de um cofre de chaves ou de uma fechadura inteligente é muito importante, evitando contacto desnecessário durante o check-in e check-out.
5. Hospitalidade ao nível de um hotel
Os viajantes em negócios têm, geralmente, horários apertados. Assim, um viajante em negócios não terá tempo para despir as camas ou ligar a máquina de lavar loiça na partida. Além disso, os viajantes em negócios estão habituados a um check-out simples nos hotéis. Por isso, esperam:
- Artigos de uso diário
- Toalhas frescas
- Café e chá gratuitos, assim como água engarrafada
- Serviço de compras ou entrega de pão
- Serviço de lavandaria ou a possibilidade de lavar roupa
- Limpeza final e, se necessário, limpeza do alojamento (mediante acordo e eventualmente com custo adicional)
Além disso, pode equipar a sua casa de férias com artigos que os hotéis normalmente oferecem, como escovas de dentes, pasta de dentes, lâminas de barbear, champô, gel de banho, toucas de banho, etc. As mulheres em viagens profissionais apreciarão ainda mais produtos como creme corporal, removedor de verniz e um kit de emergência com tesoura e lima de unhas.
Estas pequenas atenções agradam aos hóspedes. E, como os viajantes em negócios visitam frequentemente a mesma cidade várias vezes, essas atenções são muitas vezes o motivo pelo qual escolhem novamente a sua casa de férias.
6. Equipe a sua cozinha com qualidade
Os hotéis oferecem muito conforto. No entanto, não oferecem acesso a uma cozinha bem equipada. E este é um dos maiores atrativos de uma casa de férias. Para tirar o máximo proveito desta vantagem, deve equipar a cozinha com eletrodomésticos de qualidade, louça suficiente, panelas e frigideiras, assim como especiarias.
Outras sugestões para equipar a cozinha:
- Micro-ondas
- Máquina de café
- Torradeira
- Chaleira
- Cozedor de ovos
- Máquina de expresso
- Espremedor e liquidificador
7. Ofereça Wi-Fi de alta velocidade grátis
Atualmente, o acesso rápido à internet por Wi-Fi é imprescindível numa casa de férias. Especialmente no mundo dos negócios, os colaboradores precisam de estar sempre contactáveis, onde quer que estejam.
Como proprietário, deve fornecer aos seus hóspedes um Wi-Fi de alta velocidade gratuito. No que diz respeito à palavra-passe, não escolha uma sequência longa de caracteres, mas sim uma senha simples. Esta deve estar publicada num local bem visível – ou na sua brochura digital de boas-vindas, se disponível.
8. Crie um espaço de trabalho confortável
Muitos viajantes em negócios querem trabalhar confortavelmente no alojamento. Portanto, deve criar uma área aconchegante com uma secretária espaçosa na sua casa de férias. Isto inclui cadeiras confortáveis e lâmpadas para uma boa iluminação.
Deve também investir num bom monitor e num cabo HDMI. Os seus hóspedes poderão ligar o seu portátil ao monitor e ajustar o ecrã à altura dos olhos. Isto ajudará a minimizar dores de cabeça, pescoço e costas durante longas horas de trabalho – os seus hóspedes agradecerão.
Um impressor já não é tão importante, pois a tendência é para um escritório sem papel. Pense no meio ambiente e poupe o impressor.
Depois de criar a área de trabalho, adicione fotos desta ao seu anúncio.
9. Dê recomendações e dicas
Quem não conhece a situação?! Chega-se a uma nova cidade após uma longa viagem, está-se com fome e é necessário andar às voltas à procura de um restaurante. Como proprietário, deve informar os seus hóspedes antecipadamente sobre:
- Onde encontrar bons restaurantes
- Onde encontrar comida saudável e saborosa para levar – mesmo tarde da noite
- Onde estão os supermercados mais próximos
Também pode apoiar os seus hóspedes com recomendações de ginásios e clubes desportivos locais, bem como com dicas para boas rotas de corrida.
Conclusão
Cada vez mais viajantes em negócios preferem uma casa de férias a um hotel. Por isso, este grupo pode aumentar a ocupação da sua casa de férias, especialmente na época baixa.
O importante no arrendamento a viajantes em negócios é, acima de tudo, o conforto e a hospitalidade ao nível de um hotel. Se oferecer na sua casa de férias comodidades adicionais que proporcionem uma estadia perfeita ao viajante em negócios, estes hóspedes podem facilmente tornar-se clientes regulares.
Antes de arrendar a sua casa de férias a viajantes em negócios, deve informar-se sobre a legislação e os aspetos fiscais. Muito sucesso no seu arrendamento!