Aplicações essenciais para anfitriões nos alojamentos de férias

A tecnologia pode ser uma grande aliada do seu modelo de negócio. Veja como as aplicações melhoram os alojamentos

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Setembro 2024

Possivelmente, quando um proprietário toma a decisão final e diz: “vou arrendar a minha casa de férias”, não imagina que este caminho, ainda que vantajoso e rentável, tivesse uma gestão tão complexa. Sabemos que, para quem tem uma casa ou moradia para aluguer de férias, existem muitos aspetos a considerar, que se relacionam com aspetos legais e tributários, questões práticas da habitação, gestão de reservas, agenda, processos de check in/check out, e ainda análises regulares de desempenho.

De facto, antes e depois de um proprietário anunciar a sua propriedade num portal de aluguer de férias como a Holidu (o que já é um passo importante no processo), será fundamental que ele considere os vários passos e tarefas essenciais, que definirão o funcionamento do Alojamento Local (AL) e garantirão que ele tenha o sucesso pretendido.

Neste artigo, iremos apresentar-lhe alguns tipos de aplicações (apps) que são verdadeiras aliadas dos anfitriões, ajudando quem aluga o apartamento de férias nos processos de gestão.   

Aqui, apresentaremos aplicações essenciais para anfitriões, incluindo as que ajudam a melhorar aspetos como o contacto com os hóspedes, a gestão de reservas, a administração das tarefas diárias, a gestão da agenda e a automatização de processos de análise de desempenho. Ou seja, as apps que melhoram a produtividade e a gestão dos alugueres de férias.

Se quer ter uma visão mais abrangente sobre as aplicações para gestão de alojamentos de férias e descobrir como podem simplificar a administração e melhorar a eficiência dos anfitriões de arrendamentos de férias, este artigo é para si!

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Plataformas de anúncio e gestão de reservas

Anunciar uma propriedade em espaços digitais como a Holidu ou o Airbnb pode ser a melhor forma de garantir uma gestão mais fácil para um AL.

Além destes portais oferecerem um acesso muito mais direto a um público interessado em casas de férias para alugar, têm muitas vezes integrado um software próprio, que garante, desde logo, o acesso a importantes ferramentas para os anfitriões.

Incluem-se neste leque as ferramentas de criação e gestão de anúncios e reservas, as opções de comunicação com os potenciais hóspedes, os recursos de check-in e check-out, o acesso à avaliação e ao feedback dos hóspedes e ainda serviços de apoio ao cliente. Tudo isto com a apresentação de informação pertinente por via de notificações, para que se mantenha a par de tudo o que os proprietários precisam de saber.

Aplicações essenciais para anfitriões

Ainda que um site de aluguer de férias possa ter (e frequentemente tenha) a sua própria app de reserva para proprietários, oferecendo um espaço único onde pode aproveitar benefícios diversos que contribuem para uma melhor gestão do AL, também existem outras que um anfitrião pode instalar nos seus dispositivos e que o ajudarão em cada passo deste processo.

Na nossa perspetiva, além de anunciar casa de férias num portal adequado, o proprietário poderá ter vantagens em recorrer a uma aplicação de aluguer de férias como:

  • apps de comunicação com hóspedes;
  • apps de limpeza e manutenção;
  • aplicações de check-in automatizado;
  • apps de agenda e gestão de tarefas;
  • aplicações de contabilidade e gestão financeira;
  • apps de análise de desempenho e feedback.

Apps de comunicação com hóspedes

Enviar mensagens a potenciais interessados na sua casa de férias para alugar ou a hóspedes efetivos é algo que qualquer anfitrião de AL poderá precisar de fazer. As plataformas online que já referimos têm sistemas avançados, que potenciam esta comunicação, mas também pode usar ferramentas como o WhatsApp Business e Guesty. Este último é um software de gestão de propriedades muito útil, principalmente se tiver a casa anunciada em portais como a Airbnb, a Vrbo ou o Booking.com. Através deste tipo de app poderá definir respostas automáticas e garantir uma comunicação personalizada, simples e rápida.

Apps de limpeza e manutenção

Depois de cada estadia a sua casa precisará de uma boa limpeza e, ocasionalmente, algumas situações relacionadas com a estrutura da propriedade (como a canalização, os sistemas elétricos ou a pintura de paredes) e os seus equipamentos também poderão exigir serviços de manutenção.

Atualmente, existem aplicações para telemóvel que podem ajudá-lo a encontrar ajuda para as limpezas e manutenção da casa de forma económica e rápida. Alguns exemplos seriam as apps Fixo e Óscar, que estabelecem o contacto entre o proprietário do imóvel e profissionais que realizam os serviços que pretende contratar.

Aplicações de check-in automatizado

Uma app check-in apartamentos como a Chekin permitirá que possa oferecer o check-in online, fazer o envio da informação solicitada às autoridades competentes, estimular o self check-in e até mesmo aceitar pagamentos online.

Automatizado, este processo é uma grande ajuda para quem pretende poupar tempo e simplificar o processo no que concerne às chegadas e saídas de hóspedes.

Apps de agenda e gestão de tarefas

Os anfitriões dos AL recebem, por norma, muitos hóspedes na sua propriedade… e isto corresponde a uma grande quantidade de informações relacionadas com as datas de check-in e check-out, e com todas as tarefas que devem ser feitas entre a saída de um hóspede e a chegada dos inquilinos seguintes.

Para garantir que não se esquece de nada e que consegue organizar-se da melhor forma, o proprietário poderá aproveitar as apps de agenda e de organização de tarefas, como a Trello. Para eventuais listas de tarefas, apps como a Evernote poderão ajudar e as compras que precise de fazer podem ser apoiadas por aplicações como a Bring!.

Aplicações de contabilidade e gestão financeira

As apps de contabilidade e gestão financeira são fortes aliadas dos anfitriões de casas de férias para alugar, permitindo que a contabilidade seja automatizada e que exista um acesso total e detalhado aos relatórios essenciais.

Algumas das apps referidas no ponto anterior poderão ser úteis para o recordar, por exemplo, dos prazos legais para a entrega do seu IRC ou IRS, das declarações de IVA e de outros documentos legalmente requeridos. Além delas, pode ainda recorrer a software mais específico, como a Xero.

Apps de análise de desempenho e feedback

A já referida Guesty é uma das apps que permite tornar o processo de recolha de avaliações e feedback dos hóspedes mais simples, num processo totalmente automático.

Os dados recolhidos serão muito importantes para que, mediante a sua avaliação, possa melhorar os aspetos menos apreciados e melhorar os seus serviços e, por consequência, também a sua reputação e destaque nas plataformas de anúncio.

Em suma

Os proprietários de um aluguer de férias têm muito em que pensar e muitas atividades essenciais a realizar para garantirem o bom funcionamento do seu AL. Desta forma, não só o registo num site de aluguer de férias se torna importante, como pode aproveitar aplicações integradas ou externas para garantirem uma melhor experiência aos seus hóspedes.

Muitas apps trabalham com casas com anúncios indexados em páginas como a Holidu ou a Airbnb e ajudam a garantir que os processos de comunicação, manutenção, gestão financeira e análise de métricas, entre outros, decorrem de forma mais simples e menos demorada. 

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