Alojamentos de férias pequenos: uma oportunidade emergente
Quer atrair hóspedes para o seu pequeno alojamento de férias? Experimente estas dicas!
Outubro 2024
Anunciar uma pequena propriedade para férias pode ser uma vantagem competitiva. É hora de analisar as oportunidades que essas casas de menor dimensão oferecem e aproveitar os seus benefícios.
Nos últimos anos, as férias em grandes resorts têm dado lugar a experiências mais personalizadas, em que a privacidade, a confiança e a liberdade dos hóspedes ganharam relevância. Os alojamentos de férias pequenos consolidaram-se como um nicho importante entre a vasta comunidade de viajantes que procuram experiências por todo o mundo. É, por assim dizer, uma oportunidade emergente do século XXI.
Assim, muitos proprietários de pequenas casas ou apartamentos de férias lançaram-se no mundo do aluguer temporário e necessitam de um plano de marketing para sustentar o seu negócio. Neste artigo, vamos abordar a realidade vivida por essas pessoas que alugam as suas pequenas propriedades para turistas. Se se enquadra neste perfil de proprietário, acompanhe-nos e veja estes conselhos sobre como comercializar o seu pequeno aluguer de férias e tirar proveito das suas vantagens, ajudando-o a atrair hóspedes e a preencher o seu calendário de reservas.
Gastos de investimento menores
Seja proprietário ou investidor, uma pequena propriedade de férias oferece várias vantagens. Em primeiro lugar, adquirir uma pequena casa ou apartamento é geralmente mais acessível do que uma grande propriedade. As habitações são avaliadas, além do estado e localização, pelos metros quadrados disponíveis. Na prática, isso significa que precisará de menos dinheiro para investir numa pequena propriedade.
Dessa forma, uma casa com menos metros quadrados terá um preço significativamente inferior ao de uma casa maior na mesma localidade. Além disso, mobilar uma grande propriedade requer um investimento maior, enquanto numa casa pequena, a despesa em mobiliário é mais limitada. Se analisar áreas com grande afluência de turistas e considerar a compra de uma pequena propriedade, o retorno pode ser bastante positivo para o negócio.
Mais prático e funcionalidade na gestão
Gerir uma pequena propriedade também é mais simples. Não é o mesmo administrar um grande imóvel de duzentos metros quadrados nos arredores de uma cidade e um pequeno apartamento no centro urbano. As propriedades grandes exigem mais tempo para limpeza, manutenção e reposição de materiais, enquanto as propriedades menores são mais fáceis de gerir.
Muitas casas grandes necessitam de serviços externos para a limpeza, check-in e check-out ou manutenção de uma piscina, enquanto os pequenos imóveis permitem que os próprios proprietários cuidem dessas tarefas, aumentando o lucro. A manutenção de um espaço reduzido é menos demorada, o que permite encontrar soluções mais criativas para a sua gestão.
Mais procura e público-alvo bem definido
Por outro lado, uma casa grande, com muitas divisões, pode ser confortável, mas geralmente é necessária mais do que uma pessoa para alugá-la. No entanto, alugar uma pequena propriedade de férias é mais fácil. Em cidades com grande tráfego de turistas, quer seja por lazer ou trabalho, os imóveis pequenos são alugados com bastante frequência e têm poucas dificuldades em termos de ocupação.
Visitantes que pretendem passar a maior parte do tempo fora e apenas precisam de um espaço para dormir, cozinhar e tomar banho são comuns. Viajantes solitários, casais em escapadinhas e profissionais em viagens de trabalho compõem o público ideal para essas propriedades. Se definir bem o seu público-alvo e planear uma boa estratégia de marketing, terá mais facilidade em preencher o calendário de ocupação.
Envolva a comunidade local
Para aumentar a procura pelo seu pequeno aluguer de férias, envolva-se com a comunidade local e faça com que ela atue como embaixadora da sua propriedade. Se, em troca, recomendar restaurantes da zona, serviços de guias turísticos ou atrações locais, os proprietários desses estabelecimentos ficarão gratos e irão promover o seu alojamento. Esta é uma situação vantajosa para todos. Não é o mesmo recomendar uma propriedade numa página de Internet do que ser recomendada por outras pessoas. Use o poder do boca a boca.
Criar uma rede local que divulgue serviços para hóspedes, garantindo-lhes acesso fácil a todas as comodidades, melhora significativamente a experiência geral da estadia. Arrendar a sua pequena casa de férias criando parcerias com outros agentes turísticos da região pode ser uma estratégia muito acertada.
Promoção online ideal para pequenas propriedades
A promoção online de uma pequena propriedade de férias é simples e eficaz. Existem várias plataformas na Internet que podem melhorar a sua visibilidade: Airbnb, Booking ou VRBO. Também podemos contar com softwares de gestão que integram diferentes funcionalidades, como o Holidu. Para começar, basta analisar as comissões cobradas por cada portal de aluguer e escolher o que melhor se adapta ao seu modelo de negócio.
Outra ação que pode considerar é criar o seu próprio site de aluguer de férias, promovendo a sua propriedade com secções detalhadas e ilimitadas. Assim, poderá descrever não só o alojamento, mas também as experiências disponíveis na região, atrações turísticas e locais de interesse. A união entre um site próprio e as redes sociais trará grandes benefícios à promoção online da sua pequena casa de férias.
Em suma, agora que já conhece o potencial dos pequenos alojamentos de férias, talvez esteja pronto para começar a anunciar e alugar uma propriedade com estas características. Com estes conselhos, o sucesso do negócio está mais perto.