Vizinhos e alojamentos para férias
Como construir uma boa relação com os vizinhos em alojamentos para férias
- Impacto positivo da boa ligação com os vizinhos em alojamentos para férias: uma análise de benefícios mútuos.
- Desafios comuns em alojamentos para férias: identificação e abordagem de problemas com vizinhos.
- Estratégias eficazes para minimizar incómodos com vizinhos em alojamentos para férias.
- Importância da comunicação e respeito mútuo na gestão de alojamentos para férias: caso de estudo sobre relações com vizinhos.
Abril 2024
Manter uma boa relação com os vizinhos nem sempre é fácil, e mais se destinamos a nossa habitação ao arrendamento para férias. No entanto, é importante construir uma relação sólida com eles, ao trazer vantagens para ambas as partes.
Neste guia, abordaremos os problemas mais comuns que podem surgir e como preveni-los. Além disso, uma relação cordial com os seus vizinhos é essencial para manter um bom ambiente no prédio.
Problemas comuns entre os hóspedes e os vizinhos
Temos o nosso apartamento pronto para finalmente o tornar visível numa plataforma de reservas para férias, mas não dissemos nada aos vizinhos. Estes têm o direito de saber que no seu prédio haverá uma habitação destinada ao arrendamento para férias.
De qualquer forma, uma vez arrendada a habitação, podem surgir igualmente problemas entre vocês e os novos hóspedes temporários. Os mais comuns são os seguintes:
- Níveis de ruído
- Problemas de limpeza
- Realização de festas
- Uso inadequado das áreas comuns
- Problemas relacionados com animais de estimação
Com hóspedes responsáveis pode evitar perfeitamente qualquer um destes problemas. E, no caso de surgirem, sempre pode resolver os problemas com os vizinhos causados pelo aluguer falando com os seus hóspedes. Geralmente, basta dar-lhes um toque de atenção.
Medidas para evitar problemas com os vizinhos
Instale um medidor de ruído
Se decidir arrendar a sua casa de férias, seria conveniente instalar um medidor de ruído. Mesmo com regras escritas e bem visíveis na casa, não faz mal dispor deste sistema. Uma das queixas mais frequentes dos vizinhos é precisamente o excesso de ruído dos hóspedes das casas de férias. Uma forma de medir os níveis de ruído é instalar um medidor. Uma vez que os níveis permitidos de ruído sejam ultrapassados, o medidor alertá-lo-á através de um aviso. E você poderá avisar os seus hóspedes.
Demonstre que tem tudo em ordem
O que acontece se houver queixas dos vizinhos pelo alojamento de férias? Neste caso, pode falar com eles e mostrar que cumpre com as suas obrigações legais para anunciar a sua casa para férias e pode receber os seus hóspedes. Com o tempo, e se escolher bem os seus inquilinos, até os vizinhos mais renitentes se habituarão à nova situação.
Implemente políticas de comportamento para os hóspedes
Existem dois tipos de anfitriões, os que selecionam os seus hóspedes e os que aceitam toda a gente. Deve impor uma série de regras que todo o inquilino deve respeitar. Que pontos deve incluir?
- Não fazer barulho a partir de determinadas horas do dia
- Informar sobre qualquer dano ou estrago no alojamento
- Respeitar a capacidade da habitação e o número acordado de hóspedes
- Não usar a propriedade para realização de festas e eventos
- Seguir umas regras de segurança básicas como trancar a porta com chave quando abandonarem definitivamente a casa
- Determinar se aceita ou não animais e de que tipo
- Comprometer-se a cumprir com os horários do check-in e check-out
- Ser responsável com o uso de energia
Proíba a realização de festas
Esta cláusula deveria fazer parte de todo o documento de aluguer para férias. Se proibir as festas, poupará os seus vizinhos de ficarem zangados consigo e de lhe telefonarem para se queixarem. Ouvir música alta e gritos não é agradável, e mais durante a semana. Ao arrendar um apartamento de férias, tanto o anfitrião como o hóspede devem cumprir as suas obrigações e ser conscientes das suas responsabilidades para com os outros.
Apresente-se quando surgirem problemas
Como gerir a relação com os vizinhos no alojamento de férias? Basta apresentar-se quando surgir algum problema. Os vizinhos verão que se envolve e preocupa com o que acontece no edifício. Além disso, comunicar com eles através das redes sociais, chamadas ou WhatsApp só gera afastamento. E até podem surgir mal-entendidos..
Fixe uns horários de check-in e de check-out respeitosos com os vizinhos
Quando os hóspedes reservarem o seu alojamento para férias, estes devem respeitar os horários de chegada e de saída. Pode, claro, ser flexível se não tiver outros hóspedes a entrar na casa permitindo um late check out. Por outro lado, deve afixar um horário com as horas a serem respeitadas, por exemplo, não fazer barulho a partir de uma certa hora e pedir uma extra-atenção aos hóspedes quando chegam com as malas para não fazerem muito barulho.
O que pode acontecer se selecionar um mau hóspede?
O que pode acontecer? Bem, que ao não os selecionar adequadamente, corre o risco de ter alguns problemas. Os mais típicos:
- Danos na habitação
- Aumento das despesas e do tempo de limpeza
- Comentários negativos
- Reclamações por parte dos vizinhos
Por exemplo, para evitar problemas com os vizinhos, o melhor que pode fazer é filtrar todos os seus hóspedes. Para eliminar este tipo de situações, recomendamos sempre solicitar o documento de identificação, procurar informação sobre os hóspedes na internet e dispor de um seguro.
Por que é tão importante manter uma boa relação com os vizinhos?
Um bom ambiente é essencial para haver uma convivência pacífica. Sobretudo porque os seus vizinhos, exceto se viverem em regime de aluguer, permanecerão anos na habitação ou talvez toda a vida. Um espaço tranquilo baseado no respeito é a base para criar o melhor ambiente de convivência numa comunidade de vizinhos. E é a única forma de haver cooperação entre vocês.
Manter uma relação cordial com os vizinhos propiciará confortabilidade e felicidade para todos. E no caso de ocorrer algum problema na sua casa para férias, os seus vizinhos poderiam querer ajudá-lo.