Estratégias para oferecer uma experiência centrada nos hóspedes

Como organizar o seu alojamento de férias para exceder as expectativas dos seus hóspedes

magazine_image
  • Exceder expectativas: Estratégias para alojamentos de férias bem-sucedidos.
  • Personalização e Comunicação: Satisfazendo as Necessidades dos Seus Hóspedes.
  • Imersão Local: Integrando os Seus Hóspedes na Comunidade.
  • Reputação Digital: Chave para o Sucesso em alojamentos de férias.

Abril 2024

Está a questionar-se como aumentar as reservas para o seu alojamento de férias? Procura orientação sobre a estratégia de gestão de rendimentos para a sua acomodação privada? A Holidu está aqui para o ajudar. Porque captar rendimentos e garantir a rentabilidade não é tão simples como fixar tarifas e avançar. Outras variáveis entram em jogo, como por exemplo, a definição de estratégias para melhorar a experiência dos hóspedes no seu alojamento de férias. Abaixo, explicamos como satisfazer as necessidades dos hóspedes do seu alojamento de férias e fazê-los sentir-se como nunca.

Como oferecer uma estadia melhor aos hóspedes

Em primeiro lugar, tem de realizar um estudo sobre quem são os seus hóspedes-alvo. Basta fazer algumas perguntas: que tipo de clientes costuma hospedar na sua casa? O seu alojamento de férias satisfaz as necessidades específicas de famílias, casais, viajantes solitários, grupos de amigos e/ou pessoas que viajam a trabalho? Conhecer os seus clientes e a sua posição no mercado ajudá-lo-á a oferecer-lhes um melhor serviço durante a estadia e a fixar tarifas atrativas e competitivas.

Questionar cuidadosa e amavelmente os seus próprios hóspedes

Partimos do princípio: quanto melhor for a comunicação com os seus hóspedes, melhor será a sua experiência de férias. Devemos perguntar-lhes antes da sua estadia como podemos ajudá-los e o que procuram na sua passagem pela nossa cidade ou vila. Falar com normalidade e com boas intenções. Quando as ideias são úteis e razoáveis, podem melhorar a estadia do hóspede. Também pode perguntar-lhes como resolveram as suas necessidades noutros alojamentos ou se têm propostas específicas. Uns exemplos: alguns pais precisam de um berço para o seu bebé, mas outros preferem uma cama grande ou, na falta desta, duas camas juntas onde possam dormir os três. Outros hóspedes procuram locais onde possam sair à noite; bem, nisso certamente pode ajudá-los com algumas recomendações de discotecas, bares, esplanadas e clubes da moda.

Stratégies pour offrir une expérience centrée sur les invités

Satisfazer as necessidades específicas de cada hóspede

Os alojamentos de férias podem ser personalizados de muitas formas para satisfazer as necessidades dos hóspedes. Por exemplo, há muitos viajantes que precisam de encontrar uma acomodação que permita a estadia com animais de estimação, outros necessitam de casas com espaços amplos para pessoas com alguma deficiência física, alguns viajam com um bebé, etc.

Este tipo de viajantes que necessitam de algumas características especiais são aqueles que mais precisam de uma experiência de férias personalizada; mas o que lhes podemos oferecer, além das características materiais? Bem, muitas coisas, analisamos abaixo.

Experiências personalizadas na comunidade local

Outra estratégia para melhorar a experiência do alojamento de férias é proporcionar uma experiência integrada com a comunidade local. Os viajantes podem viver durante alguns dias da mesma maneira que os habitantes locais e experimentar a cultura gastronómica ou conhecer as tradições da região. Este é um estímulo muito valioso, especialmente para os viajantes que procuram uma experiência imersiva e gastrocultural. Neste sentido, podemos oferecer muita ajuda aos viajantes. Aqui estão alguns planos recomendados:

  • Recomendações gastronómicas. Ninguém como nós conhecerá os melhores locais para comer perto da nossa acomodação. E com certeza sabemos de algum lugar onde se cozinha como antigamente. Este tipo de bares ou restaurantes são muito valorizados pelos hóspedes. A autenticidade é uma virtude.
  • Ofereça uma tour pela cidade. Alguns anfitriões, os mais aventureiros e que conhecem bem o território, atuam como guias turísticos experientes. Levam os seus hóspedes a passear pelos melhores monumentos, explicam-lhes detalhadamente a história da cidade, acompanham-nos a locais onde podem tomar um vinho ou uma bebida, etc. Esta é sempre uma opção, e se não tem tempo ou disponibilidade, pode sempre associar-se a um guia turístico profissional para isso.
  • Explique as tradições e o folclore da região. Se tem conhecimentos sobre a história e a identidade da sua cidade ou vila, por que não partilhá-los? E se a estadia do hóspede coincidir com uma festividade local, tanto melhor. Se eles mostrarem interesse, explique aos seus hóspedes as particularidades do destino deles e as celebrações e festas populares a que podem assistir. Os viajantes costumam valorizar muito o mergulho na cultura e nas tradições locais.

Elabore um guia manuscrito

Se o seu envolvimento pessoal for limitado, pode sempre criar um guia útil para os seus hóspedes. Pode até oferecê-lo ao anunciar a sua casa de férias. Estamos a falar de um valioso manual da casa e da zona que pode fazer a diferença entre uma boa e uma má estadia. É também uma excelente maneira de garantir que os hóspedes sejam bem-vindos e se sintam confortáveis em casa.

Pode elaborar o guia ao seu gosto, mas deveria conter, pelo menos, as seguintes informações:

  • Bairro. Onde fica?, há algo relevante nas proximidades (restaurantes, supermercados, paragens de autocarro, etc.)? A que distância estão outras atrações como os grandes parques ou edifícios históricos?
  • Zona local. Que atividades recomenda que as pessoas façam enquanto estão na sua cidade ou vila?, que atividade é pouco conhecida mas única e que deveria ser mais divulgada?, a que distância estão as várias atrações da sua localidade umas das outras?
  • Casa ou apartamento para alugar. Há algo especial nesta casa em particular? Decoração, equipamento, particularidades… Há algo que o hóspede precise de saber antes de alugar a minha casa de férias? Existem regras de convivência que os hóspedes devem conhecer antecipadamente? E, sobretudo, informe os seus hóspedes se na sua casa de férias existem extras especiais como um sofá-cama, um berço, etc.

A importância da experiência dos hóspedes e das opiniões

No mercado atual, onde a maioria dos hóspedes reserva a sua acomodação através de um site de alojamento de férias, a reputação digital é mais importante do que nunca. Como gerir as expectativas dos hóspedes? Perguntar-se-á. Para obter a sua aprovação ou uma avaliação positiva nos comentários dos hóspedes, deve oferecer-lhes uma excelente experiência desde o momento em que fazem a reserva até ao momento do check-out.

Em geral, deve estar disponível para responder a perguntas e resolver problemas que surjam durante a estadia dos hóspedes. Se não os puder receber pessoalmente, certifique-se de ter um plano B no caso de surgirem problemas inesperados de manutenção ou limpeza. Uma recomendação: pode enviar um pedido pessoal de opinião de cinco estrelas após a saída dos hóspedes para os lembrar de publicarem a sua avaliação sobre a sua experiência no alojamento de férias.

Portanto, a este ponto, já sabe como exceder as expectativas dos hóspedes e alugar a sua casa de férias oferecendo o melhor de si. A Holidu, o seu portal de alojamento de férias, ajuda-o a atrair hóspedes e a expandir o seu negócio, sempre com a qualidade, bom serviço e profissionalismo que nos caracterizam.

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Pacotes de experiências para hóspedes

Anfitriões

Qual é o melhor seguro para um alojamento de férias?

Anfitriões

Manutenção nas casas de férias

Anfitriões

Como resolver conflitos com os hóspedes?

Anfitriões

Equipamento inovador para alojamentos de férias

Anfitriões

Comunicação eficaz com os hóspedes

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.