Manutenção nas casas de férias
A importância de manter em bom estado os alojamentos de férias
- A manutenção é crucial para garantir uma experiência ótima.
- Inspeções regulares evitam surpresas desagradáveis e reparações dispendiosas.
- Eletrodomésticos operacionais e móveis bem conservados são indispensáveis.
- A atenção aos detalhes mantém a propriedade em condições excecionais.
Por que é tão importante a manutenção?
As casas de férias começam a desgastar-se e a desenvolver problemas naturalmente devido ao uso diário. Quando decide arrendar um apartamento de férias, está consciente de que precisa sempre de o manter em bom estado para oferecer aos hóspedes um apartamento funcional e bem conservado. E para isso, nada melhor do que começar a aplicar a manutenção preventiva.
Mas o que deve ser feito na manutenção preventiva? Basicamente, é necessário realizar controlos de qualidade para garantir que tudo funcione corretamente. Esta manutenção também evitará reparações dispendiosas no futuro. É importante salientar que pequenos defeitos podem tornar-se grandes despesas se não lhes dermos atenção.
Além disso, a manutenção preventiva poupa-nos surpresas desagradáveis e permite que os seus hóspedes desfrutem plenamente da sua casa de férias. Afinal, o que desejam é passar as suas férias num local funcional, acolhedor e bonito. Além disso, é melhor reparar as coisas a tempo, pois os problemas que se agravam podem obrigar à suspensão temporária do arrendamento.
Quais são os 4 tipos de manutenção preventiva?
Vamos agora rever os 4 tipos básicos de manutenção preventiva. Estes são essenciais para reduzir o risco de avarias na propriedade e evitar despesas astronómicas. Se está a questionar-se sobre como evitar reparações dispendiosas em propriedades arrendadas, já lhe adiantamos que é seguindo estes parâmetros.
Inspeções regulares para evitar falhas elétricas
O sistema elétrico é fundamental. Sem ele, não pode usar muitas coisas, desde ligar o computador ou o telemóvel até ver televisão, ou ligar a luz durante a noite. Normalmente, os hóspedes alertam se houver alguma falha elétrica, bem como se as lâmpadas deixarem de funcionar. No entanto, é necessário verificar se tudo está bem, além de contratar uma revisão regular por parte de um eletricista profissional para garantir o estado do sistema elétrico.
Eletrodomésticos operacionais
Não deve esperar até ao último momento para reparar um eletrodoméstico ou comprar um novo. Quando os hóspedes deixam a propriedade, é necessário verificar os eletrodomésticos para ver se estão a funcionar corretamente. Se algum deles fizer um barulho fora do normal ou não cumprir a sua função corretamente, é altura de o reparar ou substituir por um novo. Os hóspedes apreciarão que tudo na propriedade esteja operacional.
Móveis bem conservados
Os móveis desgastam-se com o tempo, mesmo que sejamos muito cuidadosos, principalmente se estes não forem de ótima qualidade. Um investimento neste sentido vale sempre a pena e evitará que tenha de os substituir a cada 4 ou 5 anos, sendo o tempo de vida dos móveis baratos. A importância da manutenção preventiva em arrendamentos turísticos é essencial, e os móveis fazem parte dela.
Sistema de canalização sem falhas
A canalização também deve funcionar corretamente. Além disso, se algo correr mal, o reparo pode custar-lhe muito caro. Uma torneira a pingar, por exemplo, pode fazer com que as suas faturas do serviço de abastecimento de água aumentem consideravelmente. Neste sentido, recomendamos que verifique a canalização sempre que um hóspede sair da propriedade e, além disso, realize inspeções periódicas para garantir que tudo está bem. É melhor vigiar e reparar a tempo do que desembolsar uma fortuna por um erro não detetado a tempo. Não deixe de verificar, se tiver piscina, o estado dos canos da mesma.
Não permita que pequenos defeitos se transformem em grandes problemas
Temos uma bela propriedade disponível num portal de arrendamento de férias. No entanto, apresenta pequenos defeitos, que consideramos mal interferirem na estadia dos hóspedes. Uma torneira a pingar, uma luz que pisca ocasionalmente… Além de incomodar bastante os nossos inquilinos, isto também pode representar um problema para nós próprios.
Exatamente! Devemos reparar as torneiras ou autoclismos com defeito o mais rapidamente possível. E no caso de uma lâmpada, substituí-la não lhe levará mais do que um minuto. Melhorará a qualidade da estadia e a sua imagem perante os seus hóspedes. Além disso, é fácil encontrar em arrendamentos de férias rachaduras nas paredes, bem como móveis danificados. Isso deve ser evitado, pois devemos manter a propriedade em bom estado como se nós próprios lá morássemos.
A propriedade deve ser cuidada, tendo em mente que nela ficarão pessoas em busca de alojamentos de qualidade, estes pagaram para ficar num apartamento em boas condições. Os eletrodomésticos também devem funcionar corretamente. Frigoríficos e máquinas de lavar são os eletrodomésticos mais utilizados, então certifique-se de que estão a funcionar antes que novos hóspedes entrem na casa de férias.
Outras dicas rápidas para a manutenção da sua propriedade
Além destas 4 diretrizes para a manutenção preventiva, oferecemos-lhe algumas dicas rápidas:
- Certifique-se de que a pintura das paredes está em bom estado
- Faça uma limpeza a fundo pelo menos a cada 6 meses
- Se houver defeitos, seja honesto ao anunciar a sua propriedade no website de alojamento de férias
- Verifique se os comandos da televisão e outros aparelhos funcionam corretamente
- Vigie o bom funcionamento dos ralos
- Verifique se apareceram manchas de humidade
- Verifique o funcionamento e a velocidade da ligação wifi
Limpeza na manutenção preventiva
Quando desejamos anunciar uma propriedade de férias, colocamos sempre fotos atrativas, onde a propriedade parece limpa e acolhedora. E é assim que o hóspede deve encontrá-la. A casa de férias deve ser limpa assim que os hóspedes saem, com especial atenção para a casa de banho e a cozinha, pois são os locais que acumulam mais sujidade. Também terá de fazer uma limpeza a fundo pelo menos a cada 6 meses.
Esta limpeza a fundo incluiria as lâmpadas, a parte inferior dos móveis, os quadros e outros elementos que normalmente não limpamos. Os produtos de limpeza utilizados não devem ser demasiado agressivos para evitar alergias e proteger os pisos e os móveis. Se não puder tratar da limpeza por vários motivos, pode sempre recorrer a uma empresa especializada. A seguir, apresentamos uma lista de verificação para a manutenção preventiva em alojamentos de férias:
- Lavar tapetes, cortinas e edredões
- Limpar as paredes ou pintá-las de novo
- Tirar o pó das superfícies dos móveis
- Verificar se as lâmpadas funcionam corretamente
- Abrir as janelas para arejar o apartamento
- Limpar as grelhas de ventilação
- Desinfetar os pisos
- Verificar as janelas e os respetivos caixilhos
- Verificar as pilhas dos comandos
- Limpar as portas e as maçanetas
- Tirar o pó debaixo dos móveis e especialmente debaixo das camas