Turismo LGBT e casas de férias inclusivas em Portugal

Abraçar a diversidade nas casas de férias LGBT friendly

magazine_image
  • Importância económica do turismo LGBT+
  • Preferência por casas de férias: os turistas LGBT preferem a liberdade e o relaxamento que estas opções oferecem, reservando através de plataformas como a Holidu.
  • Receção e comunicação inclusivas: utilizar pronomes adequados e fornecer informações sobre eventos LGBT locais para garantir uma experiência respeitosa.
  • Promoções inclusivas: alargar as promoções a casais e famílias LGBT e criar mensagens publicitárias inclusivas para atrair mais reservas.

Junho 2024

O que é o turismo LGBT?

O turismo LGBTQIA+  é um tipo de turismo dirigido a gays, lésbicas, bissexuais, transgéneros, queer, intersexuais, assexuais, onde o + indica também todas as identidades de género e orientações sexuais não heterossexuais e não binárias que não se enquadram nas letras do acrónimo. Além de ser um segmento importante da sociedade do ponto de vista sócio-cultural, esta parte da população adquiriu ao longo do tempo uma grande relevância também do ponto de vista económico: o mercado turístico LGBT+ gera, um volume de negócios mundial anual de cerca de 200 mil milhões de dólares. Este tipo de turismo está em constante crescimento e surgiu nos anos 90, envolvendo tanto solteiros como casais. A sua vitalidade é confirmada por alguns dados: estima-se, que os turistas LGBT tenham um rendimento 38% superior à média, o que lhes permite dedicar mais poupanças às férias.

Casas de férias e turistas LGBT

Os turistas LGBT, geralmente, preferem a opção das casas de férias, para beneficiarem de maior liberdade e descontração. Para efetuar reservas, especialmente a partir de países estrangeiros, costumam ser utilizados portais de alojamento de férias, como por exemplo a Holidu. Se deseja expandir o seu negócio e atrair mais hóspedes, crie um anúncio para a sua casa de férias LGBT friendly, expondo-o em plataformas web: são feitos muitos progressos, mas infelizmente ainda persistem casos de discriminação ou falta de abertura para esta comunidade, pelo que é sempre bom declarar a sua abertura a todos os hóspedes, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género. Lembre-se também que a publicidade mouth to mouth gerada pela comunidade é o melhor meio de promover a sua casa de férias em todo o mundo.

getty-images-4scAQC1ygd0-unsplash

Como acolher os hóspedes LGBTQ+?

O primeiro passo para uma perfeita receção dos hóspedes LGBT+ diz respeito à comunicação inclusiva da casa de férias. Isto implica o uso de uma linguagem sempre apropriada, tanto por parte do proprietário como por parte de eventuais pessoas que trabalhem na estrutura. É aconselhável que conheça a distinção entre os vários segmentos que compõem a comunidade LGBTQIA+, de forma a poder enfrentar qualquer tipo de conversa e a familiarizar-se com os seus hóspedes. Pode incluir uma declaração no regulamento da sua casa de férias afirmando que na estrutura não são feitas discriminações de qualquer natureza e que se compromete a apoiar a igualdade e a inclusividade. Procure usar o pronome mais agradável ao hóspede, prepare-se também sobre as atrações e eventos LGBT+ presentes na sua zona, criando possivelmente um pequeno folheto: em caso de pedido, saberá imediatamente atender às necessidades dos seus hóspedes. Inclua uma lista de números de telefone úteis, como os das associações presentes na sua zona, para além dos contactos das forças de segurança. De um modo geral, valem as boas normas para todos os hóspedes: mostre sempre interesse nas suas opiniões sobre a sua estrutura, procurando receber um feedback com o objetivo de tornar perfeitamente LGBT friendly a sua casa de férias.

Gestão das casas de banho

Se arrendar os quartos individuais do seu alojamento de férias e não tiver uma casa de banho privativa para cada quarto, não destine as mesmas a um género específico. Procure que todas as salas de banho possam ser utilizadas sem distinções de género. O mesmo se aplica à presença de produtos como champô, detergentes ou gel de banho: escolha artigos o mais neutros possível.

Estender as promoções às pessoas LGBT

As casas de férias oferecem, frequentemente, pacotes especiais para casais e famílias, muitas vezes fazendo referência exclusivamente a uniões tradicionais. Certifique-se de estender a promoção também às famílias e aos casais LGBT: desta forma, terá mais probabilidades de arrendar o apartamento de férias. Outra medida, podem ser criadas mensagens publicitárias inclusivas também para ocasiões especiais, como, por exemplo, o Dia dos Namorados, uma festa que gera todos os anos um elevado fluxo de reservas de estabelecimentos de alojamento.

Quais outras medidas tomar para arrendar a minha casa de férias?

Mesmo no caso de hóspedes LGBTQ+, é necessário seguir as regras gerais de hospitalidade. Certifique-se de fornecer:

  • Um ambiente limpo, higienizado e perfeitamente arrumado.
  • O máximo de conforto possível, como ar condicionado, eletrodomésticos funcionais e artigos de banho.
  • Acesso Wi-Fi à Internet, comunicando de forma clara as credenciais e escrevendo-as num local bem visível da habitação.
  • As ferramentas de segurança exigidas por lei, incluindo extintores e detetores de monóxido de carbono.
  • Pelo menos uma televisão com acesso à Internet e que ofereça a possibilidade de ver canais de TV estrangeiros, de forma a permitir que os hóspedes de outras nações se entretenham com os seus programas favoritos.
  • Tudo o que é necessário para cozinhar e comer em casa, desde panelas até copos, de talheres a pratos, além de uma boa máquina de café e de um jarro elétrico. 
  • O necessário para realizar a limpeza diária, como vassouras, detergentes e baldes.

Que destinos procuram os turistas LGBT?

Os membros da comunidade LGBT geralmente procuram destinos com uma mentalidade aberta relativamente à orientação sexual e identidade de género, de modo a evitar discriminações e incidentes desagradáveis. Lisboa e Porto são, constantemente, as cidades mais procuradas. Em muitas cidades, existem locais frequentados por pessoas LGBT, como bares, centros culturais, saunas, ginásios e centros de bem-estar. 

Próximos eventos LGBT 

O turismo LGBT em Portugal está em forte expansão e há vários anos que apresenta números interessantes. Os eventos dedicados à comunidade gay são cada vez mais frequentes, concentrados principalmente entre maio e agosto, com junho a manter-se, como é habitual, um grande protagonista. Em 2024, haverá a Marcha do Orgulho LGBTI+ de Aveiro, Together Lisbon Summer Festival, Marcha do Orgulho LGBTI+ do Algarve (Faro), Arraial Lisboa Pride entre outros. Nestas marchas serão abrangidas quase todas as regiões de Portugal, proporcionando-lhe, assim, várias oportunidades para promover o seu alojamento de férias e disponibilizá-lo à comunidade LGBT.

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Como gerir o calendário de reservas

Anfitriões

Estabelecer uma checklist para a manutenção da sua casa de férias

Anfitriões

Criar um fundo de emergência para a sua casa de férias

Anfitriões

Controlar os rendimentos e despesas do seu alojamento de férias

Anfitriões

SEO para casas de férias

Anfitriões

Elaborar um orçamento para o seu alojamento de férias

Seja sempre o primeiro a receber atualizações sobre as últimas dicas de viagem, artigos de estilo de vida e as melhores ofertas e ofertas.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.