Criar um fundo de emergência para a sua casa de férias

Proteja-se contra despesas inesperadas

magazine_image
  • Fundo de emergência: Garanta a estabilidade financeira do seu aluguer.
  • Cálculo e poupança estratégica: Descubra como estabelecer um fundo para imprevistos.
  • Administração efetiva: Dicas para fazer crescer e manter o seu fundo.
  • Segurança a longo prazo: Garanta a estabilidade económica da sua propriedade.

Maio de 2024

Ter liquidez económica em todos os momentos é uma máxima incontornável para os anfitriões dos alojamentos de férias. Construir um fundo de emergência será crucial para garantir a sua segurança financeira; é uma forma de salvaguardar o seu património quando surgem imprevistos como, por exemplo, a reparação do apartamento ou casa, pagamentos inesperados ou aqueles períodos em que mal há reservas.

Os imprevistos acontecem constantemente e, se não dispuser de um fundo de emergência, podemos encontrar-nos numa situação difícil ou de asfixia económica. Quer saber como pode estabelecer um fundo de emergência para proteger o seu investimento e a estabilidade financeira do seu alojamento de férias? Então, acompanhe-nos neste artigo.

Como calcular e estabelecer um fundo de contingência

Quanto dinheiro deveria ter no meu fundo de emergência? É uma dúvida recorrente entre os anfitriões. A nossa recomendação é ter entre três e seis meses das despesas de manutenção e gestão no nosso fundo de emergência. À primeira vista, pode parecer muito dinheiro, mas é essencial reservar essa quantia para poder enfrentar um revés financeiro.

Comece por detalhar minuciosamente as suas despesas mensais e poupe em conformidade. Daremos um exemplo; se as suas despesas anuais de manutenção atingirem os 20 000 euros, pelo menos terá de poupar 5000 euros nesse fundo. Isto obrigá-lo-á a elaborar um plano de poupança e a reservar uma certa quantia dos seus rendimentos todos os meses até ganhar força financeira. Portanto, terá de desenvolver alguma disciplina, ser constante, austero, calculista e procurar formas de rendimento extra.

Dicas para gerir e manter um fundo de emergência

A automatização das poupanças é uma estratégia indispensável para fazer crescer o fundo de emergência. É tão simples como, por exemplo, definir uma transferência bancária periódica de uma conta para outra. Basta dar ordem aos seus bancos e todos os meses reservará a quantia que considerar adequada. Deve ser constante e definir prazos regulares.

Também pode dedicar dinheiro especial/extra a este propósito. Por exemplo, se tinha pensado em ir de férias para um destino exótico, este ano pode mudar de planos e ir para um local mais modesto. Assim, poderá dedicar esse dinheiro a um fundo de contingência que lhe garanta estabilidade financeira. Além disso, pode fazer um trabalho extra e pontual (dependendo, claro, das suas habilidades e conhecimentos) para engordar esse fundo. E, claro, também existe a opção de vender alguma propriedade ou objetos de que possa prescindir. Tem uma mota que já não utiliza?, talvez uma coleção de vinis antigos? Hoje em dia, quase tudo pode ser vendido no mercado online de segunda mão. Pense se tem algo de que não precisa e venda-o.

Salvadanaio

Coloque esse dinheiro numa conta bancária própria

Pode parecer óbvio, mas não misture o seu dinheiro diário do negócio com o seu fundo de contingência. E também não misture as suas finanças laborais com as pessoais! Quanto mais separados estiverem o fundo de emergência e as contas diárias, melhor. Uma má prática de alguns proprietários é misturar numa mesma conta bancária todo o seu capital, pelo que no final, numa situação de necessidade, acabam por reduzir as suas escassas poupanças.

Além disto, se separarmos as contas e colocarmos o nosso fundo numa conta poupança, isso pode render-nos algum dinheiro no final do ano. Só tem de garantir que escolhe uma entidade bancária com uma taxa de juro alta para poder ganhar mais dinheiro com as suas poupanças.

 

Elaborar um plano para reduzir despesas fixas e variáveis

A manutenção e preparação da sua locação de férias ocasionam uma série de despesas fixas e variáveis. Se deseja economizar custos, terá de se sentar com a calculadora na mão e rever todas as suas faturas e os serviços que tem contratados. Verifique gás, telefone, eletricidade, lenha e outras despesas fixas. Parecem-lhe despesas elevadas? Sempre pode mudar de empresa ou procurar opções mais económicas. Muitos destes fornecedores competem entre si, oferecendo descontos e reduções de preços aos seus potenciais clientes. Tente reduzir ao máximo estas faturas e obterá margem de poupança.

Outra forma de reduzir custos é investir em sistemas elétricos de baixo consumo e eficiência energética. Existem proprietários que apostam em painéis solares, iluminação LED ou termostatos inteligentes. Pesquise as suas opções e estude como poupar euros passivamente, cada mês, com um bom investimento prévio nas instalações.

Procurar subsídios estatais para alojamentos de férias

Algo que se repete frequentemente no mercado dos alojamentos de férias é que muitos proprietários nem sequer têm consciência de que existem ajudas estatais e europeias que podem impulsionar verdadeiramente a sua atividade como anfitriões. Existem ajudas públicas para a digitalização, outras para o desenvolvimento rural, eficiência energética, promoção turística, reabilitações, etc. Recebendo algum destes subsídios – que devem ser devidamente justificados no final do exercício – poderá aumentar a sua margem de poupança.

Registar todos os tipos de atividade económica

Se deseja poupar e manter o seu fundo de emergência, precisará de controlar rigorosamente todas as entradas e saídas de dinheiro no seu negócio. Pode gerir a contabilidade de várias maneiras; recomendamos que o faça com um programa de folhas de cálculo ou com software especializado em alugueres de férias.

Conforme observar o comportamento dos fluxos económicos, poderá reavaliar os seus objetivos/metas a curto e longo prazo. Por exemplo, se num mês tiver rendimentos acima do esperado, poderá destinar parte desse dinheiro para o seu fundo de emergência.

Segurança a longo prazo

Conseguir um fundo de emergência para a sua locação de férias não deverá demorar mais de dois anos. Mas a dificuldade não reside apenas em reunir os fundos adequados, mas também em mantê-los. A segurança a longo prazo vem de mãos dadas com a estabilidade económica. Alguns proprietários recorrem aos serviços de profissionais de contabilidade para gerir as suas contas. É uma opção a considerar, especialmente se isso resultar em contas sãs, rigorosas e sustentáveis.

Outra opção a ponderar é contratar um seguro privado. Se tiver liquidez suficiente, pode proteger-se com um seguro para casos de emergência; existem inclusive para situações de queda acentuada de rendimentos. Converse e negocie com a sua seguradora e compare as opções para estar preparado a longo prazo.

Já lhe fornecemos uma série de dicas para criar o seu fundo económico de emergência e cobrir os gastos imprevistos da sua locação de férias. Agora cabe-lhe a si implementar as medidas adequadas no seu negócio para torná-lo rentável em todos os momentos.

Outros artigos nesta categoria

Anfitriões

Controlar os rendimentos e despesas do seu alojamento de férias

Anfitriões

SEO para casas de férias

Anfitriões

Elaborar um orçamento para o seu alojamento de férias

Anfitriões

Últimas tendências de tecnologia para alojamentos de férias

Anfitriões

Técnicas de marketing offline para alojamentos de férias

Anfitriões

Colaborações locais para anfitriões de alojamentos de férias

Receba sempre as últimas dicas de viagem, descontos de última hora e outras ofertas imbatíveis para casas de férias.
Ao inscrever-se, aceita os nossos CGT e Política de Privacidade. Vai receber ofertas da Holidu.