Controlar os rendimentos e despesas do seu alojamento de férias

Descubra ferramentas e estratégias para acompanhar as suas contas e tornar a sua casa de férias rentável

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  • Controlo financeiro simples: Otimize as suas contas de alojamento de férias.
  • Gestão eficaz: Estratégias para rentabilizar a sua propriedade.
  • Adaptação às estações: Ajuste as suas finanças de acordo com a procura.
  • Consultoria profissional: Consulta especializada para maximizar os rendimentos

Maio 2024

Gerir um apartamento ou uma casa de férias não é tarefa fácil. Requer conhecimentos, habilidades e, sobretudo, rigor. A definição de contabilidade, segundo o dicionário, é: “Sistema adotado para manter a conta e razão nos escritórios públicos e particulares: caixa, tesouraria, contabilidade, escrituração ou administração”. Em linguagem coloquial, significa nada mais nada menos do que manter os registos financeiros de um negócio.

Na sua casa de férias, certamente terá que fazer a contabilidade do seu alojamento de férias, elaborar e processar orçamentos, enviar faturas e/ou organizar a sua declaração de impostos. Tudo isto equivale a manter um controlo rigoroso das entradas e saídas do seu alojamento. Neste artigo, fornecemos-lhe uma série de chaves para melhorar a rentabilidade do seu alojamento de férias e para otimizar a sua gestão.

Conti finanziari

Utilize software especializado para a contabilidade básica

Os antigos anfitriões dos alojamentos de férias costumavam utilizar cadernos especializados, papel e caneta para registar todas as suas receitas e despesas. Alguns ainda o fazem… Mas hoje em dia, com a quantidade de tecnologia disponível, o papel já não é necessário. Pode gerir o seu orçamento e contas utilizando aplicações digitais no seu computador pessoal ou telemóvel. Existem numerosas apps de contabilidade à sua escolha: QuickBooks, Xero, Wave, FreshBooks, Rentec Direct, etc. Muitas delas têm uma versão de teste que permite utilizar as suas funções durante alguns dias sem qualquer custo.

A ideia é simplesmente obter uma base de dados onde armazenar os fluxos financeiros do seu projeto de férias. Há anfitriões que utilizam simplesmente o Excel da Microsoft (ou equivalentes), e outros que precisam de uma app para gerir os rendimentos e despesas do seu Airbnb. Tudo é válido desde que se adapte às suas necessidades e mantenha as contas claras.

Implemente um acompanhamento financeiro diário

Reserve diariamente 15 ou 20 minutos do seu tempo como anfitrião para fazer as contas de cada dia. Rever as receitas, despesas e o saldo diariamente é melhor do que fazê-lo semanal ou mensalmente. Porquê? Porque obterá uma perspetiva atualizada do seu negócio em tempo real e poderá controlar as despesas do seu alojamento de férias. Dia a dia, poderá corrigir qualquer desvio do seu plano e planeamento empresarial. Considere também os dias do mês com maior entrada e saída de capital (e saiba quanto tempo pode ficar sem receber nada) para que possa gerir-se melhor.

É aconselhável, em qualquer caso, dispor de um fundo económico para despesas imprevistas. Numerosos anfitriões afirmam, e com razão, que todo o dinheiro extra que recebem acaba por ser investido na sua casa; por isso, se atribuir um valor fixo mensal, mesmo que modesto, no final do ano terá um fundo de contingência que sempre o salvará de qualquer contratempo. Devemos ser previdentes.

Considere as flutuações anuais

Ao arrendar uma casa de férias, é fundamental prestar atenção às flutuações sazonais. Há determinados períodos do ano em que as suas receitas serão bastante mais altas do que em outros. No verão, por exemplo, as casas de férias na praia ganham muito mais dinheiro do que em outubro. Se a sua casa de férias é adequada para o Natal, o final de dezembro e o início de janeiro são meses ideais para obter um rendimento extra da sua casa de férias. Também os fins de semana prolongados podem ser datas-chave para lançar ofertas de férias.

Dado que o alojamento de uma casa de férias é muito sazonal, é difícil calcular a sua rentabilidade mensalmente. Portanto, é melhor calcular o rendimento por ano civil. Arrendar uma casa de férias 100% do tempo é praticamente impossível, mas, claro, devemos tentar aproximar-nos o máximo possível de uma taxa de ocupação total. Se colaborar com a Holidu, poderá otimizar o desempenho da sua casa de férias e ter acesso a milhões de viajantes potenciais de todo o mundo.

Como controlar as despesas domésticas

Comece por fazer um resumo dos seus custos fixos mensais. Sabe exatamente quanto dinheiro gasta todos os meses? Se a resposta for não, pode ser útil desagregá-los. Damos-lhe algumas ideias dos custos fixos que geralmente ocorrem em casas ou apartamentos de aluguer:

Pegue num lápis e papel e desagregue estas despesas: se tiver mais alguma despesa fixa, anote-a. Em seguida, coloque uma lupa sobre elas e examine se pode poupar alguns euros mudando de fornecedor. As tarifas podem variar muito de um fornecedor para outro e, talvez, possa poupar dinheiro que depois poderá investir noutra necessidade. Cada euro conta.

Por outro lado, também terá que enfrentar uma série de despesas eventuais e esporádicas, como o reparo de avarias, a manutenção da casa, a aquisição de suprimentos (sabão, rolos de cozinha, papel higiénico, lâmpadas, etc.) e outros serviços que possam surgir.

Otimização dos rendimentos

Como podemos ganhar mais dinheiro do que o previsto e aumentar a rentabilidade do nosso alojamento de férias? Existem várias estratégias. Pode fazer uma oferta adaptada à sazonalidade com um preço competitivo ou estabelecer descontos se os hóspedes repetirem a estadia. Invista também em fotografias profissionais do seu imóvel; uma boa apresentação do seu alojamento de férias é inegociável!

Também pode oferecer pacotes de experiências personalizadas e associar-se a algum empresário local (de free tours, excursões, workshops, atividades desportivas, etc.) para oferecer uma estadia única e autêntica. Isso diferenciá-lo-á da concorrência. Esta estratégia comercial pode render-lhe uma comissão extra que será muito útil para equilibrar as contas. É outra forma de empreender.

A consultoria especializada, uma opção a considerar

Se o controlo de despesas do seu alojamento de férias e a sua supervisão forem difíceis, pode sempre procurar ajuda externa e contratar os serviços de uma consultoria para a promoção, gestão e administração da sua casa de férias. Além disso, os profissionais do mercado imobiliário podem sempre aconselhá-lo sobre como maximizar os rendimentos e minimizar as despesas. Claro, terá que dedicar uma parte do seu investimento económico a este serviço, que, por outro lado, lhe poupará tempo e trabalho. Avalie as suas possibilidades.

Já sabe que a Holidu oferece uma solução integral para os proprietários e as pequenas empresas que pretendem tirar o máximo partido dos seus alojamentos de férias.

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