Elaborar um orçamento para o seu alojamento de férias

Como assegurar uma boa gestão financeira de um alojamento de férias

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  • A gestão financeira do alojamento de férias requer equilibrar custos e ganhos com organização e planeamento.
  • Elaborar um orçamento implica considerar licenças, impostos, manutenção e despesas comunitárias.
  • Calcular um preço adequado requer avaliar custos fixos e variáveis, concorrência e características da propriedade.
  • Para maximizar rendimentos e otimizar despesas, é fundamental adaptar preços, manter uma gestão eficiente e considerar tecnologias como a domótica.

Maio de 2024

Gerir uma habitação de férias é um trabalho como qualquer outro. Não só requer tempo, mas também organização e planeamento. Se investiu neste setor, é importante conhecer os custos envolvidos, principalmente para que possa compará-los com o outro lado da balança, ou seja, com os ganhos. Só assim poderá saber quantos benefícios gera.

Além disso, é fundamental definir o preço adequado, tanto para a estadia na habitação como para os seus serviços. Mais adiante, abordaremos este tema, assim como os custos gerais para manter uma gestão financeira saudável. Também veremos como elaborar um orçamento.

Por outro lado, se estamos a arrendar um apartamento de férias, teremos que recorrer à calculadora. A grande vantagem de possuir uma segunda habitação é que é um ativo tangível e que com ela poderíamos obter benefícios económicos interessantes. Para potenciar este aspeto, a Holidu encoraja-o a melhorar a aparência da sua habitação para alugar e a realizar a manutenção regularmente.

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Como elaborar um orçamento de alojamento de férias?

Elaborar um orçamento de alojamento de férias é uma tarefa simples, embora leve um pouco de tempo a completar. Contudo, a grande vantagem é que só terá que o fazer uma vez. Depois, basta atualizá-lo periodicamente, caso tenha assumido ou eliminado certas despesas. E que informações devem constar num orçamento de férias? Tudo o que se refere a despesas e receitas. Vamos rever a seguir os pontos-chave.

Licença e pagamento de taxas para a sua casa de férias

Cada região estabelece uma regulamentação própria para as casas de férias. No entanto, todas as casas turísticas devem obter a sua licença e pagar as taxas correspondentes. Não importa se se destinam ao arrendamento por um curto ou longo período de tempo, pois sempre se devem cumprir as responsabilidades económicas para evitar possíveis multas.

Pagamento do IMI e outros impostos

Outro custo a considerar é o IMI ou Imposto Municipal sobre Imóveis, que deve ser pago anualmente, além de outros impostos. Lembre-se de que, mesmo que os seus hóspedes tenham optado pelo alojamento de férias de longa duração, não lhes cabe a eles pagar este imposto, pois é exclusivo dos proprietários.

Obras e manutenção da casa

Entre as despesas de alojamento de férias estão as referentes a obras e manutenção da casa. As obras e a manutenção são importantes se deseja proporcionar uma estadia agradável aos seus hóspedes. E, sendo realista, a cada certo tempo é necessário fazer pequenas obras, assim como pintar ou mudar os móveis.

Despesas comunitárias

Como gerir um alojamento de férias? Além de considerar o explicado anteriormente, também terá que incluir no orçamento as despesas destinadas a sustentar a comunidade de vizinhos. Estas cobrem os serviços do porteiro, a piscina, limpeza da escada, acondicionamento de áreas comuns… Embora seja uma taxa reduzida, deve adicioná-la a esse orçamento. 

Comissões do seu anúncio

Qualquer página web de alojamento de férias irá cobrar uma pequena comissão pelos seus serviços. Não por se registar, mas por cada reserva que conseguir através das suas plataformas. É lógico, já que os seus websites geram confiança nos utilizadores e servem de ponte entre anfitriões e hóspedes. Considere essa taxa ao estabelecer a sua quota de alojamento de férias.

Internet

Hoje em dia, uma habitação de férias deve oferecer aos seus hóspedes uma boa ligação à Internet. Só por não ter este serviço um hóspede pode descartar alojar-se na sua casa e optar por outra onde haja wifi. Recomendamos que ofereça este serviço e, além disto verifique que funciona corretamente. A ligação deve ser rápida e estável.

Despesas recorrentes num apartamento de férias

Para começar, devemos considerar que existem dois tipos de despesas, umas fixas e outras variáveis. As fixas devem ser sempre pagas independentemente de a habitação estar vazia ou ocupada:

  • Limpeza
  • Seguro da habitação
  • Impostos do alojamento de férias
  • Despesas de administração
  • Despesas comunitárias
  • Ligação à Internet

Por sua vez, as despesas variáveis não são estáveis e variam conforme diferentes factores como os seguintes:

  • Manutenção
  • Despesas de fornecimento (eletricidade, água…)
  • Atividades de marketing

A estes devem-se somar as comissões do portal de alojamento de férias, que podem ser fixas ou variáveis, dependendo da periodicidade com que reserve a sua habitação. A grande vantagem de anunciar a sua habitação de férias nestes portais é a visibilidade que consegue e que os utilizadores acedem a estas páginas porque as consideram fiáveis e, por extensão, também confiarão na sua habitação.

Como posso avaliar o meu alojamento de férias para estabelecer o preço?

O preço ideal é aquele que se ajusta às características e serviços da habitação. No entanto, antes de arrendar a sua casa de férias, deve calcular os custos fixos e variáveis que mencionámos para, a partir daí, fixar a tarifa do alojamento de férias. Se ao fazer as contas verificar que compensa o alojamento de férias, excelente! Agora só falta fixar um preço justo.

Em primeiro lugar, faça uma média mensal de todos os gastos. Certifique-se de que o aluguer que pretende estabelecer cobre todos esses custos. Os gastos variáveis são mais complicados de calcular, mas pode fazer uma estimativa mensal.

Também recomendamos fazer uma previsão do tempo de ocupação e dar uma vista de olhos à concorrência: que preços estabelecem os seus concorrentes? Valorize também a sua habitação, se está situada no centro ou nos arredores, as dimensões da casa, os seus serviços e a proximidade aos locais de interesse turístico, supermercados, restaurantes, etc.

Dicas para otimizar os gastos e maximizar os rendimentos

A chave é estabelecer um preço de aluguer adequado e manter uma gestão financeira folgada. Não é recomendável manter um mesmo preço durante todo o ano, mas adaptá-lo às datas, à temporada e à ocupação de cada momento. Lembre-se, também, de anunciar a sua habitação na Holidu se quiser aumentar o número de reservas.

Então, como manter uma gestão financeira eficiente e rentável? Mantendo as contas em dia e não deixando esta tarefa para o último momento. Controle os gastos e, pelo menos uma vez por ano, dê uma vista de olhos aos contratos de eletricidade, seguros de alojamento de férias e outros para saber se ainda é rentável manter esses contratos ou se é melhor procurar outra companhia mais barata.

Por último, se quer que a gestão financeira do alojamento de férias seja eficiente e rentável, lembre-se de interagir com os seus possíveis hóspedes. Responda às suas dúvidas e perguntas e mostre-se próximo. Isso fará com que a sua habitação ganhe adeptos. E para reduzir os gastos, nada melhor do que aderir ao mundo das novas tecnologias. Neste sentido, a domótica seria uma grande aliada.

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