Estabelecer uma checklist para a manutenção da sua casa de férias
Uma lista de ações bem elaborada ajuda os anfitriões a manter a sua casa em ótimas condições para satisfazer os hóspedes.
- Checklist essencial: Mantenha a sua casa de férias em condições ótimas com uma lista de tarefas.
- Limpeza essencial: Assegure que todas as áreas estejam impecáveis para receber os hóspedes.
- Funcionalidade crucial: Verifique e repare todos os elementos para uma estadia sem problemas.
- Planeamento estratégico: Organize os trabalhos de manutenção de forma periódica e ordenada.
Maio 2024
A melhor forma de manter uma casa dedicada ao alojamento de férias em ótimas condições é estabelecer uma checklist de manutenção. Muitas vezes, a preparação e manutenção do espaço requerem inúmeras tarefas, e pode ser difícil acompanhar tudo sem ajuda. A lista de tarefas ou checklist contribui para manter a casa em perfeito estado e também serve para fazer um inventário caso seja necessário comprar material de limpeza ou outros artigos importantes. A satisfação final dos hóspedes dependerá da sua correta execução.
Por isso, é habitual que os anfitriões examinem bem todos os quartos, salas e áreas comuns e façam uma lista de tarefas de limpeza, manutenção, reparação e preparação. O normal é ir marcando cada ação concluída com um simples “check” e, por fim, realizar uma revisão geral de toda a lista. A manutenção vai do específico ao geral com um único objetivo: garantir o perfeito estado da casa.
Organize as tarefas gerais de limpeza
A limpeza é um dos pontos chave na preparação da casa para receber hóspedes. Os convidados valorizam especialmente uma casa sem sujidade, com um aroma agradável e cujos elementos estejam bem cuidados e limpos. Por isso, a limpeza costuma ser dividida por tipo de espaço, garantindo que cada “check” deixe uma área concluída.
Limpeza das áreas comuns
Sala, sala de jantar, corredores, sala de jogos… Todas as áreas partilhadas pelas pessoas que utilizam a casa precisam de uma limpeza geral: varrer, esfregar e garantir uma disposição ordenada e lógica do mobiliário e material da casa. As áreas comuns são frequentemente usadas intensivamente, e por isso é frequente que necessitem de mais reparações ou ajustes.
Limpeza dos quartos
O espaço íntimo de descanso é sagrado para qualquer pessoa. Por isso, deve dar-se especial atenção à sua boa condição. Dispor de roupa de cama e fronhas limpas é fundamental. O contacto com a cama marca a relação e a qualidade do sono.
Do mesmo modo, é necessário limpar o pó, aspirar o chão e limpar os móveis, sejam eles externos ou embutidos. E um último aspeto: os espelhos devem estar impecáveis para que os visitantes se possam ver neles enquanto se preparam para desfrutar das suas férias.
Cozinha
Na cozinha, como espaço indispensável para os hóspedes que comem na casa, há que considerar dois aspetos fundamentais. O primeiro é que os utensílios (talheres, material de limpeza, panelas, frigideiras, etc.) estejam em boas condições para serem usados, e o segundo é que os eletrodomésticos funcionem corretamente. Placa de vitrocerâmica, máquina de lavar loiça, micro-ondas e até máquina de lavar roupa têm de estar ligados à tomada. Abasteça também a casa com o material de limpeza necessário.
Casas de banho
Qualquer viagem implica momentos dedicados à higiene e ao cuidado pessoal. O conforto neste aspeto íntimo das pessoas que usam a casa influencia de forma notável a sua satisfação, pelo que, em termos de manutenção, é uma área sensível que deve ser cuidadosamente tratada.
Uma ação fundamental é garantir que o duche e a sanita estejam impecáveis e prontos para usar, já que a higiene do hóspede será diária se ele passar tempo fora a explorar a cidade. Convém garantir que, além de limpa, a casa de banho tenha detalhes que fazem a diferença. Ambientador, pasta de dentes, secador de cabelo, toalhas de banho, toalhas de mão, sabonete… Disponibilize também tapetes e cortinas de duche ou cabines em perfeito estado. Verifique também se há sempre papel higiénico suficiente.
Exterior
Os exteriores, como alpendres, pátios, terraços e piscinas, além de serem os espaços que os hóspedes mais gostam de usar quando o tempo está bom, são o cartão de visita do alojamento quando os inquilinos chegam. É, portanto, indispensável cuidar da sua boa aparência e limpeza. Para isso, o seu design é fundamental. Os exteriores devem estar equipados com vassouras e esfregonas, caixotes do lixo estrategicamente colocados e mobiliário prático. Nada melhor do que ver o horizonte desde uma varanda, desfrutar de uma piscina limpa ou passar a tarde no alpendre a ouvir música.
Preparação e reparações da casa
A funcionalidade da casa de férias costuma ser um dos aspetos mais examinados pelos hóspedes que utilizam o espaço de várias maneiras. Manter as ferramentas e aparelhos em bom estado é parte essencial para garantir uma experiência de viagem satisfatória.
Quase todas as divisões de uma casa incluem algum tipo de aparelho elétrico. É importante verificar se todos funcionam corretamente. Desde os aparelhos de aquecimento ou ar condicionado, até os eletrodomésticos, televisores na sala ou nos quartos, máquinas de lavar na casa de banho, etc. Todos devem ser verificados.
Entre as principais tarefas, encontram-se verificar as tomadas e garantir que estão ligadas à corrente, ajustar os candeeiros, rever cada cabo de televisão e verificar se a instalação elétrica funciona corretamente.
Agende as ações de manutenção
Para que a revisão da manutenção da casa seja satisfatória, é uma boa prática agendar os trabalhos. O recomendável é classificar cada uma das tarefas por importância e estabelecer periodicidades mensais, trimestrais, semestrais e anuais. Assim, desde as práticas mais habituais, como a verificação de inventário e revisão das baterias, até outras como retoques de pintura, substituição de móveis ou troca de roupa de banho já desgastada, serão realizadas de forma periódica.
Sugestões da comunidade que ajudam na manutenção
Outra das ações que ajudam a melhorar a manutenção da casa é recolher todas as sugestões dos hóspedes que alugam a casa, seja na seção online ou as que foram comunicadas oralmente ou por escrito. A escuta ativa é fundamental. É importante entender quais aspetos são valorizados pelas pessoas que usufruem da experiência e quais consideram melhoráveis. Estes últimos costumam ser facilmente corrigíveis e melhoram grandemente a habitabilidade. Assim, o anfitrião pode recolher as sugestões, listá-las e melhorar ponto por ponto, criando uma subcategoria especial na checklist.
A experiência online no alojamento de férias
Embora se trate de algo intangível, garantir que todo o ciclo da experiência online funciona é também uma forma de manutenção. Por isso, faz parte das revisões que devem ser realizadas antes da chegada do cliente. Assim, o sistema de reservas deve estar ativado para eventuais mensagens de última hora, os dados de contacto atualizados, e os números de telefone disponíveis caso exista alguma dúvida.
Como pode verificar, a manutenção de uma casa de férias é um trabalho meticuloso e requer profissionalismo, aptidão e atitude. A atenção ao detalhe transforma uma experiência notável numa experiência inesquecível. Se aspira a ser um anfitrião de topo, a manutenção será um dos aspetos mais diferenciadores da sua casa.