Tecnologia doméstica inteligente para a manutenção de casas de férias

Tire partido das facilidades oferecidas pela tecnologia para manutenção do seu AL

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Novembro 2024

Vivemos numa era digital e as casas inteligentes – ou smart homes – são cada vez mais populares em Portugal. Permitindo uma maior eficiência energética e melhorando a segurança e o conforto das casas de férias, estas são elementos de valorização para qualquer propriedade. Sendo um elemento potenciador do bem-estar e um apoio para os proprietários, este tipo de tecnologia torna-se cada vez mais valorizada por quem gere um Alojamento Local (AL) em Portugal, ajudando a garantir uma conectividade permanente com a habitação, que facilita inúmeras tarefas quotidianas relacionadas com o mercado do arrendamento para férias.

Cada vez mais, além de anunciar habitação para férias, listando-a numa página web de arrendamento para férias como a Holidu, os proprietários procuram este apoio automatizado e inteligente para, de forma remota, personalizada e conveniente, garantirem a melhoria dos seus espaços e serviços de alojamento, agilizando a gestão e reduzindo os custos associados.

De forma geral, as tecnologias de uma casa inteligente podem tornar a manutenção do AL mais simples, reduzindo o esforço na administração do imóvel e melhorando a eficiência e a experiência dos hóspedes. Saiba mais.

smart home control

O que é uma smart home?

Para que possa entender melhor as formas como uma casa inteligente pode ajudar manutenção e economia, importa primeiro conhecer este conceito.

Uma smart home (ou casa inteligente) é uma habitação que, fazendo uso da IoT (Internet of Things), permite a conexão entre dispositivos físicos na habitação e dispositivos móveis, permitindo a automatização e o controlo remoto de vários aspetos relacionados com a sua gestão e manutenção.

Estas casas podem ter controlos relacionados com a iluminação, a temperatura, os sistemas de segurança, a rega e muitos outros aspetos relevantes.

Desta forma, as smart home podem ser fortes aliadas dos proprietários e contribuir para a satisfação dos hóspedes, garantindo maior conforto e conveniência.

Manutenção de um aluguer de férias

Se arrendar casas para férias, as questões relacionadas com a manutenção da habitação – essenciais para o negócio – não serão novidade para si. Será sempre necessário investir tempo e dinheiro para garantir o seu cuidado. Pensar sobre o que precisa de manutenção no aluguer, leva-nos, por exemplo, a questões como a iluminação, o funcionamento de equipamentos, a receção e segurança dos hóspedes, o cuidado com jardins, terraços e piscinas (quando existem) e muitos outros aspetos relevantes.

Uma casa inteligente, através de um conjunto de sistemas automáticos e personalizáveis, contribui para automatizar a manutenção do alojamento, tornando possível gerir remotamente muitos destes processos.

Assim, numa smart home, principalmente se os seus equipamentos forem de elevada qualidade, tiverem uma longa vida útil e forem compatíveis com os seus dispositivos móveis, a gestão direta necessária para a manutenção será mínima. Deste modo, irá melhorar a eficiência, a segurança e o conforto da casa de férias com menos esforço.

Casa inteligente: ferramentas ideais para um AL

A manutenção automática aluguer de férias numa casa inteligente pode ser feita com recurso a uma grande diversidade de instrumentos e ferramentas, incluindo:

 

  1.   Sistemas automáticos de rega
  2.   Aplicações para gestão de tarefas
  3.   Sensores de monitorização de consumo energético
  4.   Sistemas de segurança
  1. Sistemas automáticos de rega

Se as caraterísticas da sua casa de férias para alugar incluem espaços exteriores e jardins, a sua manutenção é fundamental, para garantir que estes espaços se mantém verdes, frondosos e convidativos. Numa smart home poderá integrar sistemas de rega inteligentes que permitam a automatização da irrigação ou a sua regulação manual remota. Deste modo, poderá potenciar a economia de água, ao mesmo tempo que mantém o jardim bonito e saudável, tendo um controlo completo a partir de um dispositivo móvel, e sem precisar de se deslocar à casa de férias.

  1. Aplicações para gestão de tarefas

Existem várias tarefas fundamentais e repetitivas que um gestor de AL tem de considerar, incluindo as dinâmicas relacionadas com o check-in e check-out dos hóspedes, a limpeza e cuidado com equipamentos, o conforto térmico e o contacto com os visitantes, entre outros.

Os sistemas remotos associados às smart houses, incluindo sistemas de automatização e assistentes virtuais, podem permitir uma monitorização remota mais eficiente e uma gestão mais simples. Este tipo de sistemas modernos e interativos irão permitir, por exemplo, que torne os processos de check-in/out mais fáceis, com recurso a fechaduras inteligentes que agilizam o processo e dão maior autonomia aos hóspedes. Da mesma forma, através de sistemas de aquecimento, de monitorização, de controlo luminoso ou de deteção de problemas, poderá cuidar ativamente da sua propriedade, sem que precise de se deslocar ou de investir tanto tempo e esforço neste processo.

  1. Sensores de monitorização de consumo energético

Uma casa inteligente poderá também ser uma aliada da carteira dos proprietários, permitindo a programação de aspetos relacionados com a iluminação e os sistemas de aquecimento. O recurso a este tipo de controlo remoto evitará que o consumo energético da habitação seja tão elevado, potenciando a poupança ao garantir a adaptação do uso dos recursos às circunstâncias efetivas. Um exemplo prático seria a regulação da luminosidade de acordo com a luz natural ao longo do dia ou a automatização dos sistemas de aquecimento com base na temperatura no interior do AL.

  1. Sistemas de segurança

A segurança é também um aspeto melhorado numa smart home. Ferramentas como fechaduras automáticas, sistemas de deteção de fumo e monóxido de carbono, sensores de movimento e sistemas inteligentes de alarme podem ser fortes aliados de um proprietário de aluguer de férias, reforçando a segurança do AL: um dos aspetos mais valorizados pelos hóspedes internacionais.

Vantagens da tecnologia smart home

O apoio prestado por uma smart home na manutenção de um espaço de alojamento é, sem dúvida, relevante. Os sistemas de automatização e controlo remoto permitem uma gestão simplificada muito vantajosa, principalmente para quem gere vários espaços de AL. Algumas das vantagens efetivas são:

  • Facilitar o check-in e check-out dos hóspedes;
  • Permitir maior autonomia aos visitantes do AL;
  • Potenciar a poupança de energia e de água;
  • Otimizar os recursos oferecidos pela habitação;
  • Melhorar o conforto término e global dos hóspedes;
  • Aumentar a segurança efetiva da propriedade;
  • Incrementar o valor da propriedade aos olhos dos viajantes;
  • Simplificar os aspetos relacionados com o cuidado e manutenção do AL.

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