Simplificar o check-in do seu alojamento local
Aproveite as nossas dicas para simplificar o processo de check in
Novembro 2024
Muitos proprietários de alojamento local (AL) partilham uma experiência positiva com o arrendamento temporário, sendo que o anúncio da propriedade numa página web de arrendamento para férias como a Holidu pode, desde o primeiro instante, facilitar a apresentação do AL a um vasto número de pessoas e oferecer um conjunto de ferramentas úteis para garantir uma comunicação ativa com os visitantes, gerando interesse e garantindo a rentabilidade do negócio.
Ainda assim, os anfitriões não deixam de enunciar as suas preocupações face aos desafios que encontram ao arrendar a sua casa para férias. Aspetos práticos, como receber os hóspedes no momento do check-in, são frequentemente destacados como dificuldades, por tomarem bastante tempo e estarem sujeitos a imprevistos.
No processo de check-in, os proprietários precisam de garantir uma coordenação entre os seus horários e os dos hóspedes, enfrentar imprevistos ou atrasos inesperados (frequentemente derivados de atrasos em voos) e outras questões logísticas relacionadas com a receção dos hóspedes e a entrega das chaves.
Encontrar formas de otimizar alojamntos de férias torna-se, assim, muito importante, não só para garantir uma experiência mais tranquila para o proprietário do AL, mas também para garantir a satisfação dos clientes, tornando este processo mais tranquilo.
Se quer saber como simplificar o check-in para casas de férias, venha conhecer os benefícios deste processo, como algumas soluções tecnológicas podem ajudar e quais as estratégias mais eficazes para receber os seus hóspedes de forma simples e conveniente.
Benefícios de simplificar o check-in
Os benefícios de simplificar o check-in podem trazer uma maior tranquilidade e bem-estar, quer para o proprietário do imóvel como para os seus visitantes, e existem diversas razões para que assim seja. De entre as várias vantagens, destacamos as seguintes:
- Receção mais livre e conveniente;
- Automatização de processos;
- Redução do risco de atraso ou imprevisto;
- Maior facilidade na gestão de uma propriedade (ou várias);
- Reforço da segurança;
- Melhor experiência e avaliações.
Isto é, ao descobrir como simplificar o check-in para alugueres de férias permitirá que os horários de atendimento e receção se tornem mais flexíveis para os hóspedes e para si, ao mesmo tempo que elimina a necessidade de interações diretas (para entrega de chaves ou revisão de documentos, por exemplo), que podem ser particularmente complexas com visitantes internacionais com os quais exista uma barreira linguística. Isto servirá também para que eventuais atrasos – seus ou dos clientes – deixem de constituir um problema.
Além disso, tornando os processos automáticos, poderá melhorar alguns aspetos de segurança, incluindo pela criação de códigos de acesso temporário ou de fechaduras inteligentes, que não possam ser perdidas nem copiadas, sendo únicas e exclusivas para um dos seus visitantes.
Por estas razões, esta forma de check-in tende a gerar maior satisfação dos hóspedes durante a estadia, promovendo, também, uma melhor avaliação do AL nas plataformas onde anunciar habitação para férias, originando melhores críticas e atraindo o interesse de futuros hóspedes.
Estratégias eficazes para simplificar o processo de check-in
Como pode perceber, pela nossa lista de benefícios, consegue simplificar um pouco este processo. Mas pode incorporar mais estratégias, como:
- Fechaduras inteligentes;
- Códigos de acesso automático;
- Parcerias.
1. Fechaduras inteligentes
Uma forma de conseguir a desejada automatização em alojamentos de férias, nomeadamente no momento do check-in, é apostar em fechaduras automáticas. Estas fechaduras são automáticas e baseiam-se em sistemas informáticos que podem ser controlados de forma simples e intuitiva através de aplicações para telemóvel. Estas são, normalmente, desbloqueadas por via de um smartphone, usando tecnologia de wi-fi ou bluetooth. Este tipo de fechadura inteligente permite que os hóspedes tenham acesso ao AL sem que necessitem de uma chave física para o fazer, o que cria menores constrangimentos com horários ou potenciais atrasos, permitindo ainda ao gestor do AL controlar as entradas em várias propriedades simultaneamente e remotamente, sem que precise de estar fisicamente presente.
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Códigos de acesso automático
Uma alternativa às fechaduras automáticas é o investimento em sistemas de código de acesso. Este tipo de tecnologia pode ser feito por via de código numérico ou código QR, sendo que os códigos são gerados para cada estadia, sendo únicos e temporários. O check-in fica, deste modo, livre de constrangimentos horários, não exigindo a presença efetiva do proprietário, nem a entrega de chaves físicas aos hóspedes. Este tipo de solução pode ser também uma forma de reforçar a segurança do seu espaço de alojamento para férias, evitando que problemas como a perda das chaves ou a sua cópia não autorizada.
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Parcerias
Para os anfitriões que não se sentem confortáveis com as novas tecnologias, uma estratégia para simplificar o check-in do alojamento local é o estabelecimento de parcerias com empresas ou gestores que tenham o serviço de receção (concierge), e possam estar presentes, no lugar do proprietário, no momento do check-in, para entregarem as chaves e garantirem um acolhimento na propriedade mais personalizado e tranquilo. Pode ainda optar por deixar as chaves num local seguro, próximo da propriedade, deixando claras indicações ao hóspede sobre onde pode levantá-las, no momento da chegada.