Controlo de qualidade em casas de férias: Os aspetos mais importantes a verificar
Perceba o quanto é importante o controlo na sua casa de férias
Novembro 2024
Fazer o registo para garantir a legalidade da habitação, anunciá-la numa página web de arrendamento para férias, como a Holidu, e garantir um padrão de qualidade que contribua para que a propriedade se destaque face aos espaços de Alojamento Local (AL) concorrentes é fundamental para que este negócio se torne rentável, proporcionando uma boa experiência aos visitantes e promovendo uma avaliação positiva nas plataformas de listagem.
Para que um AL possa ter a visibilidade desejada, é importante que exista uma visão estratégica na criação de ferramentas de marketing, mas também que se faça uma gestão eficiente do alojamento de férias, que inclua uma postura ativa de controlo de qualidade, para que cada estadia corra como os proprietários e os hóspedes desejam.
Deixamos algumas notas sobre o controlo de qualidade das casas de férias, para que saiba quais os fatores a considerar e como eles podem impactar no sucesso do seu negócio.
O que avaliar no controlo de qualidade
Quando apresenta o seu AL num site de listagem online deve destacar as principais caraterísticas e comodidades, sendo que estas ajudam a gerar interesse nos viajantes, sendo frequentemente os elementos que motivam a reserva efetiva. Por isso mesmo, ao gerir um aluguer sazonal deve garantir que, na sua chegada e ao longo da estadia, os seus hóspedes têm acesso a todas as comodidades apresentadas, com um padrão de elevada qualidade na sua estadia, que justifique o seu investimento numas férias na sua propriedade. Isto, como sabe, implica que tenha verificado que tudo se encontra em perfeito estado de higiene, segurança e manutenção.
Tendo isto em conta, os principais fatores a considerar numa lista de verificação para o controlo de aluguer sazonal são:
- Limpeza
- Manutenção dos equipamentos
- Comodidades do AL
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Limpeza do alojamento
Ao arrendar um apartamento para férias, as questões relacionadas com a higiene e apresentação do imóvel são fundamentais e, como tal a limpeza devem ser prioridades.
Encontrando-se entre os fatores mais valorizados pelos hóspedes, torna-se importante que estes encontrem, à chegada, um padrão de higiene à medida das suas expetativas. Assim, todas as divisões da casa, incluindo casas de banho, cozinha, áreas comuns e quartos, deverão cumprir os mais elevados padrões de higienização.
Além da limpeza efetiva da propriedade, que inclui o chão, mobiliário e utilitários, deve também ter atenção aos serviços de lavandaria, garantindo que lençóis, atoalhados e outros têxteis estejam devidamente limpos e desinfetados.
Estes aspetos devem ser alvo de uma verificação de controlo de qualidade, para garantir que não existem falhas nem erros que possam prejudicar a experiência dos visitantes.
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Manutenção dos equipamentos
Outro dos aspetos a considerar na manutenção do aluguer sazonal diz respeito à manutenção dos equipamentos oferecidos pela sua casa de férias e que são essenciais para o conforto do hóspede durante a sua estadia.
Equipamentos como o ar condicionado, as estruturas de iluminação (candeeiros, leds e outros), chuveiros, eletrodomésticos e outros devem estar em boas condições e totalmente funcionais. Para isto, deve verificar o seu desgaste e reparar ou substituir eventuais equipamentos danificados. Será útil contratar serviços de manutenção regulares, que lhe deem um apoio preventivo neste tipo de questão.
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Comodidades do AL
Um controlo de qualidade no aluguer sazonal também deve incluir a verificação das comodidades oferecidas pelo AL. Ainda que estes elementos sejam secundários – como o wi-fi, os utensílios de cozinha, os artigos de higiene e outros – eles são fortemente valorizados por alguns hóspedes e, em alguns casos, poderão mesmo ter sido a chave decisória no momento da reserva. Deste modo, é importante que todos os itens indicados estejam em pleno estado de funcionamento, qualidade e asseio no momento da chegada e durante a estadia. Garantir um elevado padrão de qualidade, com atenção a este tipo de comodidade, pode ter um impacto favorável na experiência dos hóspedes, aumentando o seu bem-estar e a sua satisfação.
A qualidade na experiência dos hóspedes
O foco na experiência dos hóspedes, no seu conforto e bem-estar durante a estadia é fundamental para que um espaço de alojamento para férias possa ter sucesso. Assim, pensar como melhorar a casa torna-se fundamental para garantir que uma propriedade deste tipo se destaca dos seus concorrentes, principalmente perante a intensa concorrência que existe em algumas regiões do país.
Garantir um elevado padrão de qualidade irá atrair um maior número de hóspedes e garantir uma taxa de ocupação favorável, que garanta a rentabilidade do negócio.
Além disso, quando a satisfação com a estadia e a sensação de conforto e hospitalidade são maiores, isto tem impacto na avaliação dos hóspedes no portal de arrendamento para férias, o que serve também para elevar o interesse de outros viajantes e estimular o desejo de uma estadia no seu espaço de alojamento.
Deste modo, garantir que todos os aspetos da sua casa de férias para arrendar são concordantes com as expectativas de limpeza e funcionamento dos hóspedes torna-se fundamental para garantir que tem um retorno financeiro favorável e uma taxa de ocupação consistente com as suas expectativas.