O que pode fazer para que os seus hóspedes recomendem o seu alojamento de férias?

Descubra os segredos para conseguir que os hóspedes recomendem o seu AL

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Novembro 2024

Ao anunciar o seu espaço de Alojamento Local (AL) num portal de arrendamento para férias como a Holidu é provável que o interesse pela sua propriedade aumente, assim como a sua taxa de ocupação. Ainda assim, se pensa “quero melhores resultados ao arrendar a minha casa para férias”, também será importante que considere que o interesse dos hóspedes é incentivado por vários aspetos, incluindo pelas avaliações online que outros visitantes deixaram nas plataformas depois da estadia.

A satisfação dos hóspedes no aluguer de férias depende muito da sua experiência. A criação de experiências memoráveis e as estratégias para incentivar os hóspedes a recomendar o alojamento de férias após a sua estadia são fundamentais para que possa melhorar a reputação da sua casa de férias e, deste modo, atrair novos clientes.

Esta poderosa estratégia de cativação e conversão de públicos com base nas avaliações dos hóspedes pode ser utilizada com alguns gestos simples. Saiba como fazer com que os hóspedes recomendem o seu AL.

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Vantagens de estimular avaliações positivas

As recomendações de aluguer de férias podem ter um impacto muito positivo para os anfitriões de AL. De entre as principais vantagens de estimular avaliações positivas por parte dos hóspedes, destacamos:

  • Desenvolvimento de uma reputação sólida e positivado AL;
  • Aumento da visibilidade do alojamento;
  • Criação de uma relação de confiança com o público online;
  • Melhoria da taxa de ocupação do AL;
  • Impacto positivo nas tarifas praticadas;
  • Possibilidade de melhoria com base no feedback;
  • Construção de uma base sólida contra pontuais/eventuais avaliações desfavoráveis.

Como incentivar as recomendações de hóspedes

Para que possa aproveitar as múltiplas vantagens das avaliações dos hóspedes, é muito importante que adote uma postura que leve os visitantes a recomendar o AL após a sua estadia. Se questiona “como posso fazer um hóspede recomendar o meu aluguer de férias?”, considere as seguintes dicas:

  1.   Ofereça um serviço personalizado;
  2.   Solicite as avaliações;
  3.   Garanta o acompanhamento após o check-out.
  1. Personalize o serviço

Para conseguir boas avaliações do seu alojamento de férias deverá garantir a satisfação dos seus hóspedes durante a estadia e isto depende de inúmeros fatores, incluindo a personalização dos serviços. Para começar, a comunicação atenta e desde o primeiro momento será fundamental. Mensagens personalizadas, com o nome do hóspede, serão uma boa forma de iniciar uma relação de confiança, que faça o cliente sentir que se preocupa com ele e as suas necessidades. Alguns modelos permitem o preenchimento automático desta personalização, facilitando o processo. Será também importante que acautele as necessidades específicas dos hóspedes, atendendo aos eventuais pedidos extra ou específicos que estes possam ter, e que envie mensagens de acompanhamento para garantir que a estadia está a correr bem e/ou agir no sentido de suprir eventuais necessidades extra que possam ter surgido. Esta atenção personalizada será um incentivo para que, depois da estadia, os hóspedes deixem um comentário e uma boa avaliação, que certamente impactará positivamente na escolha de hóspedes futuros.

  1. Peça para que o avaliem

Para incentivar avaliações na sua casa de férias pode também ter, durante a estadia, alguns cartões que demonstrem o quanto a opinião dos hóspedes é importante para si, com uma frase como “Nada nos deixaria mais satisfeitos do que saber a sua opinião. Se estiver a apreciar os nossos serviços, deixe o seu comentário.”, seguido de um QR Code que direcione o hóspede para a página das avaliações. Estes pequenos gestos, a par com um cuidado personalizado que garanta uma boa estadia, podem contribuir para facilitar o processo e incentivar o hóspede a deixar o seu comentário positivo.

  1. Garanta o seguimento pós-estadia

Uma boa estadia pode tornar-se ainda melhor caso mantenha o interesse pelos seus clientes depois da sua saída. Na despedida, pode desde logo indicar, de forma não invasiva, que apreciaria receber um comentário sobre o tempo da estadia, agradecendo antecipadamente. Pode também enviar um email de agradecimento aos seus hóspedes, nos dias após o check-out, com um email simpático onde inclua o link para o local onde podem deixar a sua avaliação. Neste email pode também incluir um voucher de desconto para estadias futuras, incentivando assim o seu retorno.

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Outras formas de incentivar boas reviews

Além destas estratégias diretas para incentivar as avaliações, existem outras que pode aplicar para garantir a satisfação dos hóspedes no aluguer de férias.

Estudos de mercado podem ajudá-lo a criar ambientes concordantes com as tendências do momento, o que criará uma sensação de conforto e bem-estar nos seus hóspedes. Por exemplo, a criação de espaços românticos na habitação ou a criação de modelos e práticas sustentáveis podem agradar aos hóspedes e potenciar boas avaliações.

A integração de alguns produtos na casa (como cápsulas de café ou produtos de higiene de qualidade) podem também ser pequenos “mimos” valorizados pelos clientes, que farão a diferença no momento da avaliação. Outro aspeto que ajuda a garantir a satisfação dos hóspedes é a flexibilidade de check-in e check-out. Recorrer a estratégias como cofres para chaves que permitam uma entrada tardia ou opções como o late check-out serão muito úteis para que o hóspede se sinta melhor recebido no seu espaço de alojamento.

Garantir o conforto e bem-estar dos hóspedes será sempre a melhor forma de estimular o seu desejo de avaliar positivamente o espaço de alojamento.

Avaliações e a construção da reputação do AL

Ao arrendar apartamentos para férias perceberá que não existe melhor publicidade do que a experiência de quem já ficou alojado no seu AL! Os viajantes que procuram um espaço de alojamento valorizam muito as opiniões prévias, já que estas servem de barómetro para o que podem esperar para a sua própria estadia. Assim sendo, as avaliações dos seus hóspedes podem dar um contributo efetivo na construção da reputação da sua casa de férias, incentivando novas reservas. Segundo dados do Turismo de Portugal, a percentagem de ocupação de espaços de alojamento bem avaliados online é significativamente superior à dos AL’s com piores (ou menor número de) avaliações.

Em suma

Ao anunciar habitação para férias numa página web de arrendamento para férias como a Holidu, descobrirá que a visibilidade e a taxa de ocupação do seu AL podem ser fortemente influenciadas pelas opiniões dos seus hóspedes. Assim sendo, torna-se importante que incentive boas avaliações, criando uma experiência memorável nos seus visitantes através de estratégias como a personalização dos serviços. Incentive também os hóspedes a deixarem um comentário, solicitando-o diretamente de forma simpática e com um acompanhamento depois da estadia. A reputação positiva criada por estas avaliações ajudará a que atraia novas reservas e transforme a sua casa de férias num negócio de sucesso.      

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