Poupe tempo ao externalizar estas tarefas no seu alojamento local
Veja como o outsourcing de serviços pode ajudar a sua casa de férias
Novembro 2024
Um alojamento local (AL) pode ser um negócio muito rentável, mas uma gestão imponderada facilmente o tornará extenuante para o anfitrião, havendo inúmeros aspetos a considerar. As questões relacionadas com a legalização do AL, a gestão de anúncios e reservas, a comunicação e contacto com o público-alvo, o design, as tarefas operacionais, e o cumprimento das normas fiscais e de segurança, são apenas alguns exemplos de coisas a pensar quando pensa “vou arrendar a minha casa para férias.”
Ainda que listar a propriedade num portal de arrendamento para férias como a Holidu seja, desde logo, uma grande ajuda, por ajudar a apresentar o AL a um público amplo e a obter as desejadas reservas, ainda lhe sobrarão várias tarefas fatigantes na gestão da propriedade. Ao externalizar algumas tarefas operacionais, como limpeza, gestão de reservas e comunicação com hóspedes poderá conseguir um apoio valioso.
Benefícios de externalizar tarefas operacionais
Cada vez mais proprietários optam por fazer outsourcing de tarefas para alojamentos de férias e, sem dúvida, que isto pode ajudar a libertar tempo ao anfitrião, contribuindo para melhorar a gestão da sua casa de férias e, consequentemente, para melhorar a satisfação dos visitantes, as avaliações, a taxa de ocupação e, no geral, o sucesso e rentabilidade para quem alugar apartamento para férias. De entre os benefícios da externalização, destacamos os seguintes:
- Redução da carga administrativa e poupança de tempo;
- Melhoria da gestão e da qualidade do serviço;
- Aumento da flexibilidade;
- Redução da pressão e do stress;
- Promoção do sucesso do AL.
Tarefas a externalizar para melhorar a gestão do AL
A contratação externa para algumas tarefas pode poupar tempo em alugueres de férias, ajudando os proprietários a gerir o negócio, com o foco na satisfação dos clientes. Estas são algumas das tarefas que pode externalizar:
- Anúncio e gestão de reservas;
- Manutenção e limpeza;
- Comunicação com (potenciais) hóspedes;
- Serviços de concierge;
- Lavandaria;
- Decoração e design;
1. Anúncio e gestão de reservas
Ao anunciar numa página web de arrendamento para férias como a Holidu, descobrirá que é mais simples gerir o seu negócio, ganhando o acesso a inúmeras ferramentas que darão o apoio necessário. Mesmo que opte por várias plataformas, alguns sites e aplicações podem apoiá-lo, facilitando as suas tarefas quotidianas e permitindo uma gestão cruzada de agendas e marcações, que evitará constrangimentos como a dupla reserva. Além disso, poderá também contratar um gestor para o seu AL, que irá gerir os seus anúncios e as principais questões práticas relacionadas com a propriedade e a estadia dos visitantes.
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Manutenção e limpeza
Garantir que a sua propriedade se mantém limpa e totalmente funcional (incluindo a nível elétrico, de canalização e do funcionamento dos equipamentos) é muito importante. Os hóspedes valorizam muito os aspetos relacionados com a manutenção e limpeza, sendo que um estudo sobre as tendências de viagens em 2023 chegou mesmo a revelar que a limpeza é um dos aspetos mais valorizados pelos hóspedes internacionais. Para que não tenha, pessoalmente, esta responsabilidade, pode externalizar este tipo de serviço, garantindo a pronta limpeza depois do check-out de cada hóspede e a manutenção essencial, sempre que seja necessária.
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Comunicação com (potenciais) hóspedes
Plataformas como a Airbnb, a Booking.com ou a Holidu já têm ferramentas úteis, que facilitam o contacto com os hóspedes interessados e efetivos. Ainda assim, se tiver muitos espaços de alojamento e/ou os anunciar em várias plataformas, pondere externalizar a tarefa ou automatizá-la, para garantir que todas as mensagens obtém uma resposta e contribuir, deste modo, para uma maior satisfação do seu público.
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Serviços de concierge
Simplificar o check-in e o check-out dos hóspedes pode ser uma vantagem para eles e para si! Embora possa optar por opções tecnológicas, como fechaduras eletrónicas inteligentes ou códigos automáticos, terá também a opção de contratar serviços concierge na região da sua propriedade e garantindo uma receção eficaz e personalizada dos seus hóspedes, sem que precise de o fazer pessoal e presencialmente.
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Lavandaria
Uma parte importante do asseio de uma propriedade relaciona-se com os têxteis disponibilizados, sendo importante que toalhas, panos de cozinha, lençóis e outros sejam trocados no final de cada estadia (ou durante a mesma, caso seja mais extensa). Pode externalizar os serviços de lavandaria, para garantir que tem as roupas de cama e toalhas trocadas e higienizadas com eficácia e rapidez, sem que precise de se preocupar com esta questão.
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Decoração e design
Por fim, para ter o maior sucesso ao anunciar habitação para férias, é importante que a sua propriedade tenha um aspeto apelativo e que gere interesse no seu público-alvo; e, para o apoiar neste processo, pode encontrar designers ou empresas do setor a quem delegue a função de criar um ambiente único e relevante para a sua propriedade, que contribua para cativar e fidelizar clientes.
Plataformas e serviços úteis para gestores de AL
Muitas plataformas e serviços permitem que tenha uma gestão eficiente de alugueres de férias, com o apoio externo necessário. Ainda que as principais plataformas de listagem de propriedades de arrendamento de férias online tenham ferramentas e parcerias muito utéis, também pode aproveitar apps e serviços como:
- Holidu, Airbnb, Booking & Vrbo (portais de listagem e anúncio de propriedades online);
- Hostify & Guesty (apoio na gestão de anúncios em várias plataformas e na comunicação com os hóspedes);
- Doinn (serviços especializados de lavandaria e limpeza);
- Airsorted (serviços de gestão, que inclui serviço de limpeza e lavandaria com qualidade de hotel);
- GuestReady (serviços de concierge, gestão de chaves e check-in, também com serviços de limpeza e lavandaria integrados).