Poupe tempo ao externalizar estas tarefas no seu alojamento local
Veja como o outsourcing de serviços pode ajudar a sua casa de férias
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Novembro 2024
Um alojamento local (AL) pode ser um negócio muito rentável, mas uma gestão imponderada facilmente o tornará extenuante para o anfitrião, havendo inúmeros aspetos a considerar. As questões relacionadas com a legalização do AL, a gestão de anúncios e reservas, a comunicação e contacto com o público-alvo, o design, as tarefas operacionais, e o cumprimento das normas fiscais e de segurança, são apenas alguns exemplos de coisas a pensar quando pensa “vou arrendar a minha casa para férias.”
Ainda que listar a propriedade num portal de arrendamento para férias como a Holidu seja, desde logo, uma grande ajuda, por ajudar a apresentar o AL a um público amplo e a obter as desejadas reservas, ainda lhe sobrarão várias tarefas fatigantes na gestão da propriedade. Ao externalizar algumas tarefas operacionais, como limpeza, gestão de reservas e comunicação com hóspedes poderá conseguir um apoio valioso.
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Benefícios de externalizar tarefas operacionais
Cada vez mais proprietários optam por fazer outsourcing de tarefas para alojamentos de férias e, sem dúvida, que isto pode ajudar a libertar tempo ao anfitrião, contribuindo para melhorar a gestão da sua casa de férias e, consequentemente, para melhorar a satisfação dos visitantes, as avaliações, a taxa de ocupação e, no geral, o sucesso e rentabilidade para quem alugar apartamento para férias. De entre os benefícios da externalização, destacamos os seguintes:
- Redução da carga administrativa e poupança de tempo;
- Melhoria da gestão e da qualidade do serviço;
- Aumento da flexibilidade;
- Redução da pressão e do stress;
- Promoção do sucesso do AL.
Tarefas a externalizar para melhorar a gestão do AL
A contratação externa para algumas tarefas pode poupar tempo em alugueres de férias, ajudando os proprietários a gerir o negócio, com o foco na satisfação dos clientes. Estas são algumas das tarefas que pode externalizar:
- Anúncio e gestão de reservas;
- Manutenção e limpeza;
- Comunicação com (potenciais) hóspedes;
- Serviços de concierge;
- Lavandaria;
- Decoração e design;
1. Anúncio e gestão de reservas
Ao anunciar numa página web de arrendamento para férias como a Holidu, descobrirá que é mais simples gerir o seu negócio, ganhando o acesso a inúmeras ferramentas que darão o apoio necessário. Mesmo que opte por várias plataformas, alguns sites e aplicações podem apoiá-lo, facilitando as suas tarefas quotidianas e permitindo uma gestão cruzada de agendas e marcações, que evitará constrangimentos como a dupla reserva. Além disso, poderá também contratar um gestor para o seu AL, que irá gerir os seus anúncios e as principais questões práticas relacionadas com a propriedade e a estadia dos visitantes.
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Manutenção e limpeza
Garantir que a sua propriedade se mantém limpa e totalmente funcional (incluindo a nível elétrico, de canalização e do funcionamento dos equipamentos) é muito importante. Os hóspedes valorizam muito os aspetos relacionados com a manutenção e limpeza, sendo que um estudo sobre as tendências de viagens em 2023 chegou mesmo a revelar que a limpeza é um dos aspetos mais valorizados pelos hóspedes internacionais. Para que não tenha, pessoalmente, esta responsabilidade, pode externalizar este tipo de serviço, garantindo a pronta limpeza depois do check-out de cada hóspede e a manutenção essencial, sempre que seja necessária.
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Comunicação com (potenciais) hóspedes
Plataformas como a Airbnb, a Booking.com ou a Holidu já têm ferramentas úteis, que facilitam o contacto com os hóspedes interessados e efetivos. Ainda assim, se tiver muitos espaços de alojamento e/ou os anunciar em várias plataformas, pondere externalizar a tarefa ou automatizá-la, para garantir que todas as mensagens obtém uma resposta e contribuir, deste modo, para uma maior satisfação do seu público.
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Serviços de concierge
Simplificar o check-in e o check-out dos hóspedes pode ser uma vantagem para eles e para si! Embora possa optar por opções tecnológicas, como fechaduras eletrónicas inteligentes ou códigos automáticos, terá também a opção de contratar serviços concierge na região da sua propriedade e garantindo uma receção eficaz e personalizada dos seus hóspedes, sem que precise de o fazer pessoal e presencialmente.
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Lavandaria
Uma parte importante do asseio de uma propriedade relaciona-se com os têxteis disponibilizados, sendo importante que toalhas, panos de cozinha, lençóis e outros sejam trocados no final de cada estadia (ou durante a mesma, caso seja mais extensa). Pode externalizar os serviços de lavandaria, para garantir que tem as roupas de cama e toalhas trocadas e higienizadas com eficácia e rapidez, sem que precise de se preocupar com esta questão.
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Decoração e design
Por fim, para ter o maior sucesso ao anunciar habitação para férias, é importante que a sua propriedade tenha um aspeto apelativo e que gere interesse no seu público-alvo; e, para o apoiar neste processo, pode encontrar designers ou empresas do setor a quem delegue a função de criar um ambiente único e relevante para a sua propriedade, que contribua para cativar e fidelizar clientes.
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Plataformas e serviços úteis para gestores de AL
Muitas plataformas e serviços permitem que tenha uma gestão eficiente de alugueres de férias, com o apoio externo necessário. Ainda que as principais plataformas de listagem de propriedades de arrendamento de férias online tenham ferramentas e parcerias muito utéis, também pode aproveitar apps e serviços como:
- Holidu, Airbnb, Booking & Vrbo (portais de listagem e anúncio de propriedades online);
- Hostify & Guesty (apoio na gestão de anúncios em várias plataformas e na comunicação com os hóspedes);
- Doinn (serviços especializados de lavandaria e limpeza);
- Airsorted (serviços de gestão, que inclui serviço de limpeza e lavandaria com qualidade de hotel);
- GuestReady (serviços de concierge, gestão de chaves e check-in, também com serviços de limpeza e lavandaria integrados).