5 dicas para fazer crescer o seu negócio de alojamento de férias

As 5 melhores dicas para crescer o seu AL

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Novembro 2024

O Alojamento Local (AL) em Portugal é um mercado em crescimento, que acompanha a popularidade do país enquanto destino turístico de referência. Muitos proprietários estão a arrendar a sua casa para férias e investidores atentos procuram as melhores dicas para comprar uma casa de férias com esta finalidade.

O facto é que o negócio dos AL pode tornar-se muito rentável, principalmente quando consideramos o interesse crescente dos jovens (millennials e geração Z) pelas viagens em geral e, particularmente, pelo turismo sustentável.

Mais do que abrir e registar um espaço de alojamento, é fundamental perceber que um empreendedor deste setor saibas como fazer crescer o seu negócio, incluindo estratégias práticas e eficazes que contribuam para a obtenção de mais reservas e melhores resultados. Saiba como implementar melhorias que atraiam mais hóspedes e aumentem a sua rentabilidade.

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  1. Aumente a visibilidade do AL

Para que o seu AL possa ter sucesso é muito importante que utilize ferramentas de marketing digital e aproveite as inúmeras plataformas que lhe permitem anunciar casas para férias, levando-a até ao seu público-alvo. Algumas das estratégias de marketing que pode aproveitar são:

  1.   Registar o AL num portal de arrendamento para férias;
  2.   Criar conteúdos únicos e originais para as redes sociais;
  3.   Estudar o mercado e adaptar-se às tendências do momento.
  1. Aproveite um portal de arrendamento para férias

Registar o AL num portal de arrendamento para férias como a Booking.com, a Holidu ou a Airbnb pode ser muito útil para dar maior visibilidade ao seu espaço de alojamento. Estas plataformas são utilizadas por pessoas de todo o mundo e permitem que apresente a sua propriedade e a faça crescer com comentários favoráveis de hóspedes e uma ação ativa de cativação e conversão de público. Várias ferramentas são disponibilizadas nestes portais, permitindo uma gestão mais simples e potenciando os resultados favoráveis.

  1. Crie conteúdos únicos e originais para as redes sociais

Tal como as plataformas de listagem, as redes sociais como o Facebook ou o Instagram constituem poderosas ferramentas de marketing e podem ajudar a melhorar negócio de aluguer de férias. Para que consiga destacar-se nestas plataformas, é fundamental que crie conteúdos de grande qualidade, únicos e originais, que atraiam a atenção do vasto público que utiliza este tipo de aplicação social. Vídeos, fotografias e conteúdos que acrescentem valor efetivo ao AL (como textos sobre a região, por exemplo) podem ser seus aliados.

  1. Estude o mercado e adapte-se às suas tendências

Ao arrendar apartamento para férias é também importante que compreenda que, como qualquer setor, o arrendamento imobiliário para férias também sofre mutações, havendo tendências de momento, às quais deve manter-se atento. Por exemplo, com o crescente interesse dos turistas internacionais pelo ecoturismo, poderá obter melhores resultados na sua taxa de ocupação ao adaptar o seu AL para que seja mais sustentável. O turismo temático, também em crescimento, pode ser uma motivação para criar casas de férias decoradas de forma temática. Deste modo, um conhecimento mais amplo sobre as tendências do mercado pode ajudá-lo a fazer crescer o seu negócio de alojamento de férias.

  1. Otimize os anúncios das plataformas

Já referimos como é importante listar a propriedade numa plataforma online, mas para melhorar aluguer de férias efetivamente também é importante que os anúncios neste tipo de portal sejam otimizados. Uma descrição realista e completa, com conteúdos visuais de imagem (fotografias) e vídeo serão muito importantes para que o seu AL tenha destaque e obtenha um bom posicionamento nas pesquisas dos clientes. Todos os conteúdos visuais devem ser criados cuidadosamente, com uma escolha de planos adequada e honesta, que mostre a oferta que tem para os seus hóspedes. Opte sempre por uma elevada qualidade de imagem, já que o realismo dos conteúdos ajudará a criar interesse no público consumidor.  

  1. Garanta o melhor atendimento

Entre as estratégias de como fazer crescer o negócio de aluguer encontra-se também a atenção para com os hóspedes e potenciais hóspedes. Responder a dúvidas e mensagens online, por exemplo, demonstrará que está interessado e atento às necessidades dos clientes, assim como uma receção presencial ou remota mas atenta. Garantir o cumprimento das necessidades dos hóspedes durante a estadia, incluindo pedidos específicos que possam ter sido feitos, é também uma forma de mostrar o seu compromisso para com o bem-estar dos visitantes. Esta atenção ao atendimento poderá ser geradora de melhores avaliações, o que tem um impacto positivo no número de reservas e ajuda a destacar o seu AL dos concorrentes diretos.

  1. Adapte os preços à sazonalidade

Fazer crescer o negócio de aluguer imobiliário implica também que se mantenha atento às questões relacionadas com a sazonalidade, já que cada região tem as suas caraterísticas, as suas épocas altas (de maior ocupação) e as suas épocas baixas (de menor ocupação). Uma forma de garantir que o número de reservas mantém alguma estabilidade é fazer uma adaptação das tarifas concordante com a procura e as ofertas dos restantes AL’s da sua zona. Muitas pessoas aproveitam, nos portais de arrendamento para férias, as ferramentas de preço inteligente, que adaptam automaticamente os preços às caraterísticas do mercado, com base na procura efetiva dos potenciais clientes.

Ao adaptar os preços à sazonalidade poderá aproveitar de forma mais rentável as épocas de maior procura e festivas, com tarifas mais elevadas, e potenciar a continuidade da rentabilidade nas épocas de menor procura, praticando preços mais económicos.

  1. Ative as reservas imediatas

Uma forma de melhorar negócio de aluguer de férias será também a ativação da opção de reserva imediata nos canais de divulgação do AL. Muitas vezes, a decisão de reserva é potenciada por esta opção, já que se trata de uma decisão impulsiva e emocional quando o potencial cliente encontra um espaço de alojamento que satisfaz os seus gostos e necessidades. Estima-se que, por cada cinco reservas são também feitas apenas no dia ou na véspera da viagem, o que torna esta opção imediatista vantajosa para os anfitriões. Para salvaguardar a integridade da sua propriedade, pode estabelecer algumas restrições quanto ao tipo de hóspede com base na sua avaliação. No geral, estima-se que exista um aumento de até 30% na taxa de ocupação para quem opta por alugar apartamento para férias ativando esta opção.

Em suma

Para garantir o crescimento do seu AL existem muitas estratégias a aplicar! A apresentação de anúncios numa página web de arrendamento para férias como a Holidu ou a Airbnb, a criação de conteúdos de qualidade, a ativação dos preços automáticos ou das reservas imediatas e uma comunicação atenta com os hóspedes podem ser seus aliados neste processo. Aproveite as estratégias de marketing digital e garanta a otimização dos anúncios: isto garantirá o interesse dos viajantes, atraindo um maior número de reservas e aumentando a rentabilidade do seu espaço de alojamento.

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