Como poupar na fatura da luz do seu alojamento local
Aprenda algumas dicas que poderão ajudar na fatura da luz
Dezembro 2024
A gestão de um espaço de alojamento local (AL) pode tornar-se muito rentável para o proprietário de um imóvel. Ainda assim, se pretendo aproveitar o amplo público de viajantes que pesquisam num portal de casas de férias como a Holidu e começar a alugar a minha casa de férias, é importante saber que este é um negócio que também envolve alguns custos.
Além dos expectáveis custos relacionados com o registo e a tributação, ou mesmo com mobília e equipamentos, deve considerar despesas com serviços como a água, o gás e a luz. Estes gastos, quando exagerados, podem comprometer a rentabilidade do AL, impedindo que os objetivos de lucro sejam comprometidos.
No que diz respeito à energia elétrica, esta é uma preocupação muito frequente dos proprietários, embora existam, de facto, formas de garantir uma gestão eficiente da eletricidade para promover a poupança na fatura mensal.
Saiba como gastar menos luz e quais os melhores equipamentos e práticas para garantir soluções inteligentes no que diz respeito à eletricidade.
Gastos com o AL: a fatura da luz
Os custos relacionados com a energia elétrica dependem de inúmeros fatores, incluindo o tipo de equipamentos em uso, as condições do sistema elétrico, o tipo de lâmpadas utilizadas, a dimensão do AL e a sua ocupação. Por isto, torna-se fundamental uma gestão eficaz e a aplicação de medidas práticas e preventivas que ajudem a reduzir custos de aluguer de férias, com a redução das despesas com a fatura da luz.
Em qualquer casa, os equipamentos com maior consumo de energia elétrica costumam ser:
- Ar condicionado e sistemas de aquecimento;
- Eletrodomésticos;
- Sistemas de iluminação;
- Equipamentos elétricos como televisões ou computadores;
- Carregadores de dispositivos.
Apesar de serem responsáveis pelo maior gasto em energia, como pode perceber, muitos destes elementos são também fundamentais para que o hóspede possa ter uma estadia confortável e que corresponda às suas expetativas.
Uma vez que não pode deixar de ter estes elementos no seu AL, focar-se em soluções viáveis, que contribuam para reduzir os custos e melhorar a rentabilidade do AL torna-se fundamental.
4 aspetos fulcrais para poupar em eletricidade
Como vimos, os equipamentos que consomem energia podem elevar significativamente as contas mensais da luz. Se quer reduzir despesas no aluguer de férias, deve focar-se, por isso, em 4 aspetos fundamentais para a poupança de eletricidade:
- Equipamentos eficientes
- Sistemas de iluminação
- Práticas a adotar
- Uso de energia verde
- Equipamentos eficientes
Ao anunciar casas de férias, deve saber que os viajantes valorizam muito os equipamentos oferecidos pelo AL. Ao listar o tipo de equipamento disponibilizado (como máquina da roupa, ar condicionado, máquina de café e outros) estará, por isso, a atrair um maior número de pessoas, que consideram estes elementos importantes para uma estadia confortável.
Ainda que a integração de mais equipamentos pudesse significar maiores gastos, a escolha acertada das máquinas pode ser-lhe favorável, ajudando a poupar na fatura da luz.
Recomendamos que prefira equipamentos modernos e eficientes, considerando sempre a classificação de eficiência energética (uma escala de A a G, em que A é a mais eficiente e G é a menos eficiente) e se estes têm modos de poupança de energia.
A médio prazo, todo o investimento que fizer em equipamentos deste tipo poderá contribuir para uma poupança significativa.
- Sistemas de iluminação
Provavelmente já o sabe, mas o uso de lâmpadas LED representa uma redução de até 80% no consumo elétrico, quando comparado com as convencionais lâmpadas incandescentes. A luzes LED não só gastam menos energia, com a sua menor perda de energia sob a forma de calor, como têm uma vida útil mais longa, necessitando de ser substituídas um menor número de vezes.
Ao arrendar apartamentos de férias recomendamos, por isso, que prefira luzes LED e as conjugue, principalmente em corredores e zonas de passagem, com a instalação de sensores que permitam que as luzes sejam acendidas apenas na passagem dos hóspedes, evitando esquecimentos que mantenham a iluminação acesa quando tal for desnecessário.
- Práticas a adotar
A sustentabilidade é uma tendência, com o ecoturismo a ganhar terreno no contexto das viagens nacionais e internacionais. Assim, apresentar-se como um AL sustentável é algo que pode destacar a sua presença num website de alojamentos de férias e dar-lhe maior visibilidade, ao mesmo tempo que abre espaço para que possa promover uma relação de proximidade com os hóspedes, que permita incentivar práticas de poupança de energia.
Deixar no AL algumas mensagens ou cartões informativos que sugiram o cuidado com as luzes ou os melhores e mais eficientes modos de ligar as máquinas disponíveis fará toda a diferença, já que poderá reduzir o consumo elétrico durante a estadia. Isto será benéfico para o ambiente e para a carteira do anfitrião.
Além disso, lembre-se de isolar bem a casa, para evitar perdas de calor que motivem o uso mais intensivo de equipamentos de ar condicionado ou aquecimento. Isto será, também, uma forma de ajudar o meio ambiente enquanto poupa na fatura da luz.
- Uso de energia verde
Quem quer poupar nas faturas da luz, pode também optar por investir em energia verde.
A instalação de painéis solares é um bom exemplo de algo que pode ajudar na redução das faturas da luz, ou até mesmo ser rentabilizado, tornando o AL mais lucrativo. Afinal, ainda que muitos gestores façam esta aplicação apenas para consumo da propriedade, a criação e venda de excedente elétrico pode também ser feita.
Além disto, lembre-se de explorar as opções dos fornecedores de energia, uma vez que existem descontos relacionados com a fatura eletrónica, o débito direto ou a própria energia verde que poderão ser vantajosos para quem quer poupar.
Como poupar na fatura da luz?
Por entre os aspetos valiosos para a poupança em eletricidade, é natural que esteja a perguntar-se, na prática, como poupar luz em casa. Deixamos 6 sugestões para quem tem um AL:
- Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED;
- Escolha eletrodomésticos com classificação energética A;
- Apresente o seu AL como espaço sustentável e deixe informação sobre as melhores práticas de poupança elétrica aos hóspedes;
- Invista em painéis solares;
- Aproveite os benefícios e descontos das companhias elétricas;
- Faça um bom isolamento de portas, janelas, paredes e tetos.
Em suma
Anunciar um AL na Holidu pode ser muito rentável, mas todos os custos operacionais serão inimigos da rentabilidade. Para gastar menos luz nos alojamentos de férias deve, por isso, garantir que adota práticas concordantes, instalando equipamentos eficientes ou investindo em painéis solares e outras fontes de energia renovável. A sugestão de práticas ambientalmente conscientes aos hóspedes é também algo que pode potenciar um uso mais sustentável deste recurso, o que terá um impacto positivo nas faturas e no meio ambiente, ajudando-o ainda a seguir as tendências do ecoturismo.